Introdução

O que é o Programa Consumer?

Versão Grátis 15 dias

O Consumer é uma solução totalmente voltada para o segmento da alimentação e do food service. Nossas soluções têm o objetivo de oferecer aos clientes grandes diferenciais competitivos, seja na simplicidade da utilização ou nas evoluções constantes. Teste grátis a versão completa por 15 dias e apaixone-se pelo Consumer!

Ferramentas Presentes na Solução

O sistema permite que você controle seus pedidos por Mesas/Comandas, envie pedidos para Delivery ou os disponibilize para retirada no Balcão. Além disso, o Programa pode fazer o fechamento da conta em poucos instantes, enviar os pedidos para produção na cozinha com mais agilidade, e ainda dispõe de módulos como: contas a pagar, relatórios financeiros e controle de estoque.

Outra grande ferramenta integrada ao Consumer é a plataforma MenuDino, onde você pode cadastrar seu restaurante e ter um site de delivery e possibilidade da criação de aplicativos com própria marca do restaurante, tanto para celular Android como iPhone. O Consumer possui mais de 100 funcionalidades bem distribuídas em módulos específicos para cada uma das necessidades do seu negócio.

Oferecemos uma solução em constante evolução, simples e completa, com suporte de qualidade e um ótimo custo benefício. Com a versão grátis você pode conhecer de perto as funcionalidades, e então, adquirir a versão PREMIUM com recursos adicionais para sua gestão.

Versão Básica (Não Expira, mas com limitações)

Após os 15 dias de uso da versão completa grátis, o sistema volta para uma versão básica que pode ser utilizada pelo tempo desejado pelo cliente, porém tem limitações como:

  • 200 pedidos por mês no Consumer Desktop.
  • 50 pedidos por mês no site Delivery integrado.
  • Apenas 1 usuário administrador.
  • Limite de 12 mesas/comandas
  • Uso de apenas uma impressora configurada.

Contratar Versão PREMIUM

A versão PREMIUM/Completa não possui limitações de quantidade de registros. Você pode fazer a assinatura por períodos de 3 meses, 6 meses ou 12 meses de uso. Após esse prazo é necessária a renovação, com a escolha de um novo plano e período desejado. Vale lembrar que quanto maior o período de uso contratado, maior é o desconto.

Contate nossa equipe para obter mais informações clicando aqui.

https://ajuda.programaconsumer.com.br/faq/o-que-e-o-programa-consumer/

Para quais segmentos e estabelecimentos ele é recomendado?

O Programa Consumer é recomendado para qualquer estabelecimento na área da alimentação que busque uma solução tecnológica completa, inovadora e constantemente atualizada.

O Sistema permite que você controle seus pedidos realizados com muita facilidade, através de módulos que separam o consumo dos consumidores por Mesas/Comandas, organizam pedidos para Delivery ou disponibilizam uma retirada eficiente de produtos para viagem no Balcão/Caixa. O Programa Consumer possui um total de mais de 100 funcionalidades, bem distribuídas e organizadas em módulos especialmente elaborados para cada uma das tarefas desempenhadas em estabelecimentos alimentícios.

Veja a seguir alguns segmentos que usam o Programa Consumer:

 

https://ajuda.programaconsumer.com.br/faq/para-quais-segmentos-e-estabelecimentos-o-programa-consumer-e-utilizado/

Por que devo escolher o Consumer para a gestão do meu negócio?

O Consumer é desenvolvido, melhorado e evoluído há mais de 10 anos, é uma solução estável e de fácil utilização com milhares de clientes em todo o Brasil. Somos parceiros do SEBRAE no projeto alimentação fora do lar e atualmente o Consumer é a solução com maior número de integrações com o iFood no Brasil.

Somos apaixonados pelo que fazemos! Um grupo de profissionais com muitas habilidades que busca diariamente construir um produto com grande diferencial de maneira eficiente.

Nosso objetivo é trazer enormes resultados no gerenciamento de seu negócio por meio de um atendimento único e focado no cliente.

Oferecemos ainda uma versão grátis de nosso produto para que você possa conhecê-lo antes da compra, mas se mesmo após a compra não estiver satisfeito, você tem até 30 dias para solicitar o cancelamento e a devolução de 100% do valor investido.

Em nossa página de depoimentos você encontra vídeos, telefones e depoimentos de clientes que escolheram o Consumer para a gestão de seu negócio.

Junte-se ao sistema que mais cresce no segmento da alimentação, junte-se ao Programa Consumer e faça a escolha certa!

https://ajuda.programaconsumer.com.br/faq/porque-devo-escolher-o-consumer-para-a-gestao-do-meu-negocio/

Como funciona a garantia de satisfação de 30 dias?

O Consumer permite que seus clientes o testem gratuitamente, para conhecer a maior parte de seus recursos antes de realizarem a compra.

Versão Grátis: O Programa Consumer oferece uma versão grátis com limitações e também a opção de teste da versão completa por 15 dias sem nenhum custo, para que o cliente possa conhecer a fundo o produto antes da compra. Trabalhamos com assinaturas de períodos menores como de 3, 6 meses.

Planos Menores: Temos ainda planos de 3 meses ou 6 meses, te permitindo assinar e testar o produto, e descobrir se ele vai atender suas necessidades, antes de assinar um plano maior por exemplo.

Garantia Exclusiva de 30 dias: O Programa Consumer oferece uma garantia adicional a que diz a lei, fornecendo um prazo de até 30 dias a partir da data do pagamento de sua assinatura. Caso o Consumer não seja apropriado para o seu negócio, faremos a devolução de 100% do valor pago dentro desse prazo. Basta entrarem contato com nossa equipe.

Solicitação Fora do Prazo de 30 dias: Para visualizar o funcionamento para cancelamentos acima do prazo de 30 dias corrido após a compra. Clique aqui.

Bloqueio da Assinatura: Caso seja solicitado o cancelamento no período de até 30 dias, após efetivada a devolução, a assinatura e o acesso ao Consumer serão bloqueados.

 

https://ajuda.programaconsumer.com.br/faq/como-funciona-a-garantia-de-satisfacao-de-30-dias/

Instalação

Eu preciso de internet para utilizar o Programa Consumer?

Não, o Consumer roda instalado no seu computador  sem a necessidade de internet, permitindo que você tenha um sistema rápido, prático e seguro para uso diário. Somos diferentes de sistemas que rodam dentro de navegadores e precisam de internet para funcionar.

Você só precisará de internet para utilizar as seguintes funções: Recebimento de pedidos online (iFood e MenuDino), sincronização com Connect, Integração com o Google Maps para otimizar as rotas no Delivery, pesquisar endereços informando o CEP do cliente (pois a consulta é feita na base online dos correios), ou para a emissão de cupons fiscais através dos módulos fiscais NFC-e/SAT, MF-e e NF-e que precisam de internet para transferir os dados ao SEFAZ do seu estado, pois esse processo ocorre de forma online.

Você não precisa de internet para utilizar as demais ferramentas do sistema.

https://ajuda.programaconsumer.com.br/faq/eu-preciso-de-internet-para-utilizar-o-programa-consumer/

Como posso utilizar o Consumer pela internet e de outro local, como minha casa?

O Consumer é desenvolvido para ser executado em uma rede local, porém com configurações avançadas de rede é possível acessá-lo remotamente.

Não temos suporte para esse tipo de configuração devido às inúmeras variáveis como firewall e roteadores com bloqueios de fábrica.

Se desejar, consulte um bom técnico local de informática com experiência em rede, roteadores e firewalls para análise.

Nossa recomendação é utilizar o Consumer Connect, módulo desenvolvido especialmente para acompanhar seu negócio via internet, remotamente, através de dispositivos como tablets e celulares.

 

 

https://ajuda.programaconsumer.com.br/faq/como-posso-utilizar-o-consumer-pela-internet-de-outro-local-como-minha-casa/

Qual a configuração necessária para que um computador rode o Consumer?

Para usar o Consumer você precisa do sistema operacional Windows. O Consumer não funciona em Mac ou Linux, a não ser que seja usada uma ferramenta que simula o Windows nesses outros sistemas operacionais.

Essas são as configurações adequadas:

  • Processador Intel® i5 ou superior.
  • Microsoft Windows 7 com Service Pack 1, Windows 8, Windows 8.1 ou Windows 10 (recomenda-se Windows 10)
  • 4 GB de RAM (recomenda-se 8 GB) e 120 MB de espaço disponível em disco para instalação.
  • Utilizar HD SSD vai melhorar muito o desempenho de seus softwares e do Programa Consumer.
  • Equipamentos de Nobreak, vão proteger seu computador em quedas de energia, evitando problemas no sistema e mantendo tudo funcionando até retorno da energia.

É recomendado também para estabelecimentos com grande volume de pedidos a utilização de um servidor dedicado, quando a base de dados ultrapassar o tamanho de 500MB.

Caso já tenha um computador, você pode também instalar a versão grátis do Consumer para verificar o desempenho do Programa em seu computador atual.

https://ajuda.programaconsumer.com.br/faq/qual-a-configuracao-necessaria-do-meu-computador-para-utilizacao/

É seguro instalar o Programa no meu computador?

Fique tranquilo! O Programa Consumer é um software nacional desenvolvido e instalado em milhares de estabelecimentos espalhados por todos os estados do Brasil, além de também ter clientes em Portugal, Itália, Alemanha e na África.

Nosso software possui certificado de segurança emitido junto a uma empresa certificadora de nível mundial, o que garante grande segurança no uso do Sistema.

Além disso o Consumer participa do Programa Microsoft Bizspark, que é um programa mundial da Microsoft para apoiar empresas que utilizam tecnologia para otimizar processos. Faça o teste e comprove: o Consumer não trará qualquer tipo de risco ao seu computador.

 

https://ajuda.programaconsumer.com.br/faq/qual-a-seguranca-na-instalacao-do-programa-no-meu-computador/

Como funciona desinstalação do Programa Consumer?

Você pode, a qualquer momento, realizar a desinstalação do Programa Consumer. A desinstalação deve ser feita através do painel de controle do Windows, na aba “Adicionar ou Remover Programas”.

Vale lembrar que o arquivo do banco de dados não é removido por padrão, por motivos de segurança, entretanto ele pode ser excluído manualmente a qualquer momento pelo usuário, pelo diretório: C:\Users\Usuário do computador\AppData\Local\RAL Tecnologia\CreateInstall

Caso tenha dúvidas não solucionadas através da área de FAQ, contate nossa equipe para obter mais informações clicando aqui.

https://ajuda.programaconsumer.com.br/faq/como-funciona-desinstalacao-do-programa-consumer/

Em qual Sistema Operacional posso instalar o Programa Consumer?

O Programa Consumer Desktop funciona nos sistemas operacionais Windows 7, Windows 8, Windows 10 e Windows Server 2008 ou superior. Outro pré-requisito do sistema é ter o Framework 4.5.2 ou superior.

O Consumer Mobile (Cardápio Digital, Comanda Mobile e Monitor de Preparo) funciona nas versões acima com algumas restrições, veja nesse link mais detalhes. O Consumer Mobile pode ser utilizado através de qualquer dispositivo que dispõe de navegadores de internet modernos.

Obs: Se desejar utilizar o Consumer Desktop em computadores com outros sistemas operacionais, como o Linux, recomendamos verificar junto de um técnico de informática local a possibilidade de usar softwares que permitam instalar o Windows dual boot, como o parallels.

Caso tenha dúvidas que não foram solucionadas através da área de FAQ, contate nossa equipe para obter mais informações clicando aqui.

https://ajuda.programaconsumer.com.br/faq/em-qual-sistema-operacional-posso-instalar-o-programa-consumer/

Como configurar meu antivírus para funcionar junto ao Consumer?

Caso seu antivírus realize algum bloqueio no Consumer, no banco de dados Firebird ou mesmo no IIS (servidor web da Microsoft presente no Windows), recomendamos desativar seu antivírus ou verificar no canal de suporte do fabricante, como fazer para configurar e liberar seu funcionamento sem gerar interrupções em nosso Software.

O ideal é que o servidor não seja utilizado como “máquina pessoal” para acesso a sites, e-mails e que sejam instalados apenas softwares originais testados e homologados. Use um computador que utilize apenas os programas necessários para o funcionamento do seu estabelecimento.

Caso tenha dúvidas não solucionadas através da área de FAQ, clique aqui e envie um e-mail para nossa equipe.

https://ajuda.programaconsumer.com.br/faq/como-configurar-meu-antivirus-para-funcionar-junto-ao-consumer/

Como configurar o Consumer para uso em Rede?

Para que você consiga colocar vários dos seus equipamentos em rede, é necessário que exista uma rede local no estabelecimento. É interessante solicitar o auxílio de um técnico de informática para configurar sua rede de acordo com o espaço de seu ambiente. O profissional vai analisar se o local precisará de uma rede cabeada (com cabos) ou de uma rede sem fio.

Se você deseja colocar um ou mais computadores em rede, o primeiro passo é definir qual dos computadores em seu estabelecimento será o computador servidor. Esse é o computador no qual vai ficar o banco de dados do Consumer e a versão rede. Ele deverá estar sempre ligado para que os outros dispositivos consigam acessar o sistema adequadamente.

Clique aqui para ver o passo a passo de como configurar a Versão Rede entre vários computadores.

https://ajuda.programaconsumer.com.br/faq/como-configurar-o-consumer-para-uso-em-rede/

Planos e Preços

Como é o modelo de comercialização do Programa Consumer?

Nosso modelo de vendas e suporte é remoto e se dá por meio da internet, por telefone, e-mail chat, treinamento agendado ou acesso remoto. As vendas e o suporte têm horários informados em nosso site. Nosso objetivo é oferecer um ótimo custo benefício aos nossos clientes, através de um produto de qualidade e em constante evolução.

Oferecemos uma versão grátis para o cliente conhecer o produto antes da compra. Você também tem a opção de testar a versão PREMIUM por 15 dias ao realizar o cadastro em nosso site.  Além disso, você também pode contar com a garantia de devolução de 100% do valor pago em até 30 dias, caso acredite que nossa solução não vai ajudar na gestão do seu negócio.

 

 

https://ajuda.programaconsumer.com.br/faq/como-e-o-modelo-de-comercializacao-do-programa-consumer/

Qual o preço para contratação do Programa Consumer?

Trabalhamos com planos de assinatura por período de uso (03 meses, 06 meses e 12 meses) e módulos adicionais opcionais para contratação, podendo ser pagos com 10% de desconto no boleto bancário ou em até 12x sem juros no cartão de crédito.

Nesse link você encontra os preços da versão para um computador ou da versão em rede. Após o vencimento do período contratado, é necessário realizar a renovação de sua assinatura.

A liberação da assinatura ocorre mediante confirmação do pagamento: em até 3 dias úteis para boleto bancário, e em até 24h após a liberação do pagamento via cartão de crédito.

 

https://ajuda.programaconsumer.com.br/faq/qual-o-preco-para-contratacao-do-programa-consumer/

Dúvidas na Compra

Posso trocar de versão após a compra e assinatura de um plano?

Após a assinatura de um plano é possível fazer o upgrade para uma versão superior. Não é possível migrar para uma versão inferior.

Por exemplo, se você comprou a versão 1 computador para um ano de uso, e após 3 meses deseja migrar e alterar para a versão rede, basta entrar na sua área restrita disponível em nosso site, e clicar no botão Comprar Apps.

Se migrar do plano Consumer 1 computador para o plano Consumer Rede, será cobrada a diferença de preço entre o valor do novo plano e o valor atual.

E para adicionar módulos (Connect, Mobile e Fiscal NFC-e/SAT), será cobrado o valor proporcional. Desse modo, cada cliente paga apenas a diferença pelos meses que ainda restam de assinatura.

Tudo muito simples, prático e justo = )

 

https://ajuda.programaconsumer.com.br/faq/posso-trocar-de-versao-apos-a-compra-e-assinatura-de-um-plano/

Qual o prazo para liberação da minha assinatura PREMIUM?

A liberação ocorre após a confirmação do pagamento. Pagamentos por boleto bancário podem ser processados em até 3 dias úteis, enquanto os pagamentos usando cartões de débito/crédito costumam ser liberados em algumas horas.

Lembrando que você pode ativar sua assinatura pelo próprio Consumer, caso precise utilizá-la com urgência. Clique aqui e veja como.

Em caso de dúvidas ou atraso na liberação da assinatura por cartão de crédito, você deve consultar sua operadora de cartão.

https://ajuda.programaconsumer.com.br/faq/qual-o-prazo-para-liberacao-da-minha-licenca-premium/

Quais as formas de pagamento aceitas para compra do Consumer?

Boleto Bancário: A detecção do pagamento via boleto ocorre em até 3 dias úteis. Como o processo de validação é automático, NÃO é necessário enviar o comprovante.

Porém, caso precise utilizar sua assinatura antes dos 3 dias, leia esse manual que preparamos para você mesmo ativá-la de maneira fácil e rápida!

Cartão de Crédito ou Débito: Liberação imediata ou em algumas horas após aprovação pela operadora. Em caso de dúvidas relacionadas, consulte a operadora do seu cartão. Trabalhamos com as bandeiras VISA, MasterCard, ELO, American Express, JCB, Discover, Dinners Club e Aura.

https://ajuda.programaconsumer.com.br/faq/qual-as-formas-de-pagamento-aceitas-para-compra-do-consumer/

Como liberar minha assinatura após o pagamento via boleto bancário?

Se você fez o pagamento de sua assinatura do Programa Consumer via boleto bancário, saiba que não é necessário enviar o comprovante para nossa equipe.

Através do próprio programa você consegue ativar uma assinatura temporária para utilizar todos os recursos adquiridos na compra.
Preparamos um artigo completo para você ativar sua assinatura temporária, basta clicar aqui.

 

https://ajuda.programaconsumer.com.br/faq/como-liberar-minha-assinatura-apos-o-pagamento-via-boleto-bancario/

Como realizar o cancelamento de minha assinatura?

Para realizar o cancelamento de sua assinatura do Programa Consumer, é necessário acessar o link a seguir e enviar sua solicitação para análise do departamento financeiro: https://www.programaconsumer.com.br/cancelamento

https://ajuda.programaconsumer.com.br/faq/como-realizar-o-cancelamento-de-minha-assinatura/

Garantias Exclusivas Programa Consumer

Versão Grátis

O Programa Consumer é uma solução segura, instalada em mais de 100 mil estabelecimentos no Brasil.

Estamos a 10 anos focados no desenvolvimento de soluções e inovações voltadas para o segmento da alimentação, somos parceiro SEBRAE no projeto alimentação fora do lar e a solução com o maior número de restaurantes integrados ao iFood no Brasil.

Oferecemos uma versão grátis para que nossos clientes possam conhecer melhor nosso produto antes da compra. Assim, cada cliente pode conhecer as principais funcionalidades do programa e verificar se elas são compatíveis com seu modelo de negócio.

Garantia de 30 dias:

Oferecemos uma garantia estendida de até 30 dias após a compra. Caso o cliente não esteja satisfeito, realizamos a devolução de 100% do valor pago, de forma prática e simples. Basta entrar em contato com nossa equipe.

Certificado Comodo Secure

O Programa Consumer é um Software seguro para ser instalado em seu computador. Possuímos o certificado de segurança Comodo Software, que é conquistado por empresas de software para garantir ao usuário (e ao Windows) que o sistema é 100% confiável.

Certificado SSL

Secure Socket Layer (SSL) é um padrão global de tecnologia de segurança. Ele cria um canal criptografado entre um servidor web e um navegador (browser) para garantir que todos os dados transmitidos sejam sigilosos e seguros. Nosso site utiliza essa tecnologia para garantir que a compra seja segura, prezando pela proteção dos dados informados no momento da compra.

Site Protegido:

Através de um relatório em tempo real, realizado pelo Google, é possível visualizar que o site não possui nenhum histórico de risco aos usuários que navegam nele. Esse relatório pode ser visualizado online e a qualquer momento, através do link: https://transparencyreport.google.com/safe-browsing/search?url=www.programaconsumer.com.br

Microsoft Bizspark

O Programa Consumer faz parte do Microsoft Bizspark Brasil, que é um programa mundial da Microsoft criado para apoiar Startups e empresas de tecnologia que utilizam tecnologia da empresa. Investimos forte em inovação para entregar sempre grandes diferenciais competitivos para nossos clientes.

 

Para fazer o download da versão grátis válida por 15 dias, acesse nosso site.

https://ajuda.programaconsumer.com.br/faq/garantias-exclusivas-programa-consumer/

Módulo Fiscal

O Consumer é homologado para impressão de cupom fiscal?

Sim, nosso software é homologado para os módulos fiscais SAT, CF-e SAT (utilizado no estado de São Paulo) e MFE (utilizado no estado do Ceará) que geram os cupons fiscais eletrônicos (CF-e ,NF-e NFC-e). Esses novos modelos vêm sendo adotados em todos os estados do Brasil, principalmente no segmento de bares, restaurantes, lanchonetes e pizzarias.

https://ajuda.programaconsumer.com.br/faq/o-consumer-e-homologado-para-impressao-de-cupom-fiscal/

O que é a NFC-e (Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica)?

A Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e) é o documento fiscal que substitui o tradicional cupom fiscal. Esse modelo foi adotado por praticamente todos os estados brasileiros e já tem se tornado obrigatório na maioria deles. A NFC-e é um documento eletrônico que é transmitido à SEFAZ (Secretaria da Fazenda) em tempo real no momento da venda e tem sua autenticidade garantida por meio do Certificado Digital.

Com isso fica dispensado o uso do ECF (Equipamento Emissor de Cupom Fiscal), dando lugar a uma impressora comum não fiscal para a impressão do DANFE NFC-e (Documento Auxiliar da NFC-e) com o QrCode. O usuário também recebe uma Chave de Acesso para consultar seu documento diretamente no site da SEFAZ.

Para saber mais sobre a NFC-e e outros cupons fiscais, acesse aqui que nossos artigos podem lhe ajudar.

https://ajuda.programaconsumer.com.br/faq/o-que-e-a-nfc-e-nota-fiscal-de-consumidor-eletronica/

O que é o CF-e SAT (Cupom Fiscal Eletrônico)?

O Cupom Fiscal Eletrônico (CF-e) é o documento fiscal que substitui o tradicional Cupom Fiscal no estado de São Paulo (SP). A NFC-e também foi regulamentada no estado de SP, porém, a estratégia de contingência adotada no caso de falha na internet é a emissão do CF-e via SAT. Para a emissão do CF-e é necessário o equipamento SAT (Sistema Autenticador e Transmissor) para que o cupom seja validado eletronicamente e transmitido para a SEFAZ.

O SAT funciona como a própria SEFAZ dentro do estabelecimento do contribuinte, validando a operação de venda. A vantagem do equipamento é que ele não necessita da internet para funcionar, podendo trabalhar off-line e transmitir os CF-es assim que a internet estiver disponível.

Para saber mais sobre como configurar o Programa Consumer para emitir CF-e/SAT, clique aqui.

https://ajuda.programaconsumer.com.br/faq/o-que-e-a-cf-e-sat-cupom-fiscal-eletronico/

Qual o aparelho SAT recomendado para integração do módulo fiscal?

Os aparelhos que nós homologamos são: Bematech; Dimep; Kryptus; Urano; Sweda; Tanca; Gertec; Elgin; Epson e Control ID. Já os mais recomendados são: Dimep e Bematech, pois notamos que a instalação e o uso deles são mais simples.

Para vincular seu SAT ao Consumer, solicite ao seu contador que crie um cadastro no site da SEFAZ e vincule o número serial do aparelho com o CNPJ. Dependendo do modelo de SAT o número serial pode ficar atrás ou embaixo do aparelho.

Se após o procedimento você não obter sucesso, entre em contato com nosso suporte.

https://ajuda.programaconsumer.com.br/faq/qual-o-aparelho-sat-que-voces-recomendam-para-integracao-do-modulo-fiscal/

Eu posso escolher as vendas que desejo emitir o cupom fiscal?

Não. Se o módulo fiscal estiver habilitado, todas as vendas finalizadas dentro do Programa Consumer irão gerar automaticamente o cupom fiscal NFC-e/SAT.

O Programa Consumer foi homologado para trabalhar junto à SEFAZ e segue todas suas recomendações e orientações. Caso precise de maiores informações relacionadas à dúvidas fiscais, por favor contate a SEFAZ do seu estado.

Quando o sistema apresenta notas “a emitir”, provavelmente houve algum problema no momento da transmissão. Nesse caso, o cliente deve fazer a transmissão assim que possível.

Para sair do status “a emitir”, ele deve realizar a transmissão do cupom fiscal. Caso seja um pedido lançado incorretamente, o cliente pode realizar a exclusão e registrar o motivo, porém esse pedido continuará no Log de Exclusão para fins de histórico.

https://ajuda.programaconsumer.com.br/faq/eu-posso-escolher-as-vendas-que-desejo-emitir-o-cupom-fiscal/

Quais os certificados necessários para utilizar o módulo fiscal NFC-e?

Para utilizar o módulo fiscal com o modelo NFC-e você precisa de um certificado digital modelo A1.

Esse modelo de certificado pode ser hospedado em nossos servidores, nos quais a partir deles é feito o envio e a transmissão das NFC-es à SEFAZ do seu estado.

Isso traz vantagens como ter um backup de todos seus arquivos XML na nuvem e poder ter vários computadores como PDVs gerando o cupom fiscal.

https://ajuda.programaconsumer.com.br/faq/quais-os-certificados-necessarios-para-utilizar-o-modulo-fiscal-nfce/

O Consumer trabalha no modelo fiscal ECF e impressoras fiscais?

Não, pois esse modelo está sendo descontinuado. Nós homologamos o software apenas para o novos modelos NFC-e/SAT e NF-e que estão sendo adotados em todo o país e substituirá o ECF.

Para os modelos NFC-e/SAT e NF-e não é mais necessário uma impressora fiscal. Você poderá utilizar uma impressora Não Fiscal comum, reduzindo os custos de investimento.

Se quiser saber sobre como configurar o Programa Consumer para emitir o Cupom Fiscal eletrônico clique aqui.

https://ajuda.programaconsumer.com.br/faq/o-consumer-trabalha-no-modelo-fiscal-ecf-e-impressoras-fiscais/

O que é necessário para utilizar o módulo fiscal NFC-e/SAT junto ao Programa Consumer?

Você precisa de uma assinatura PREMIUM ativa do Consumer (1 computador ou Rede) para o adicional Módulo fiscal. Será necessário também o software NeverStop, que é configurado por nossa equipe ou por meio do Consumer Desktop.

Além disso, você também vai precisar adquirir  um equipamento/hardware SAT (exclusivo para o estado de São Paulo) e/ou um certificado digital A1 para os outros estados. No Ceará utiliza-se o equipamento MFE.

Você precisará também de um computador com sistema operacional Windows e uma impressora não fiscal para realizar a impressão do cupom fiscal eletrônico.

https://ajuda.programaconsumer.com.br/faq/o-que-e-necessario-para-utilizar-o-modulo-fiscal-nfcesat-junto-ao-programa-consumer/

Qual é o prazo para iniciar a emissão dos cupons fiscais NFC-e/SAT após a compra do módulo fiscal?

O prazo é de até 7 dias a partir da confirmação do pagamento e envio de todos os dados do estabelecimento solicitados por nossa equipe de homologação.

Esse prazo é necessário para que nossa equipe realize a validação das informações enviadas e faça o cadastro em nossos servidores. Ao finalizar esse processo, será enviado um manual detalhado para que o próprio cliente prossiga com a configuração no Consumer.

Caso o cliente tenha dúvidas no processo, poderá solicitar um acesso remoto com nossos técnicos. Eles podem auxiliar na configuração e nos testes iniciais da emissão do cupom fiscal.

https://ajuda.programaconsumer.com.br/faq/qual-e-o-prazo-para-iniciar-a-emissao-dos-cupons-fiscais-nfc-esat-apos-a-compra-do-modulo-fiscal/

Onde faço a compra de meu Certificado Digital A1?

Existem diversas empresas que realizam a comercialização dos certificados digitais. Você pode fazer a compra de seu certificado digital A1 no Serasa, Certisign ou Correios.

Além disso, também é possível emitir esses certificados através da própria internet. Verifique quais empresas emitem esse certificado em sua região. Procure fazer essa pesquisa com auxílio do seu contador.

https://ajuda.programaconsumer.com.br/faq/onde-faco-a-compra-de-meu-certificado-digital-a1/

O que é o código Token CSC e como solicitá-lo?

O Código Token CSC (Código de Segurança do Contribuinte) é um código alfanumérico que deve ser solicitado junto à SEFAZ. Ele é usado para garantir a autenticidade da NFC-e durante o processo de transmissão e emissão do Cupom Fiscal eletrônico.

Para obter o Código Token CSC, você precisa pedir para que seu contador entre no site da SEFAZ do seu estado para fazer a solicitação do Token CSC de Produção.

https://ajuda.programaconsumer.com.br/faq/o-que-e-o-codigo-token-csc-e-como-conseguir-o-mesmo/

O que é a NF-e (Nota Fiscal Eletrônica)?

A Nota Fiscal Eletrônica (NFe) é um documento gerado digitalmente pela empresa que está realizando a transação comercial, por exemplo, a venda de um produto. Além de documentar fiscalmente as operações de venda, a NFe também é responsável por acobertar todas as demais operações, dentre elas a entrada de mercadorias, operações interestaduais, operações de devolução ou transferência de mercadorias, bem como comprovar operações de simples remessa.

A emissão de NF-e no Consumer é realizada como uma operação de venda presencial referente a um pedido para o consumidor final, caso o proprietário necessite emitir a DANFE, em folha A4. Lembrando que em estabelecimentos da área alimentícia é mais comum a emissão da NFC-e, que é o Cupom Fiscal emitido ao consumidor final.

https://ajuda.programaconsumer.com.br/faq/o-que-e-a-nf-e-nota-fiscal-eletronica/

Como funcionam as formas de pagamento por cartão junto ao módulo fiscal NFC-e/SAT?

Se o pagamento for realizado via cartão, será obrigatório informar a partir de 01/04/2016: CNPJ da credenciadora, a bandeira da operadora do cartão e o número de autorização da operação.

Qualquer dúvida sobre esses campos, procure a SEFAZ (Secretaria da Fazenda) de seu estado.

https://ajuda.programaconsumer.com.br/faq/formas-de-pagamento-cartao-nfc-esat/

Eu preciso ter um aparelho SAT para cada computador?

Sim, você precisa de um aparelho SAT para cada computador que deseja configurar para a emissão fiscal no sistema.

Os fabricantes de equipamentos não permitem compartilhar o mesmo aparelho, pois essa configuração pode causar lentidão e até travamento durante a emissão.

Isso só acontece no caso de estados que obrigam a utilização de um aparelho SAT, como o Estado de São Paulo. No estado do Ceará utiliza-se o equipamento do MFE. Nos outros estados não é necessário utilizar esse aparelho.

https://ajuda.programaconsumer.com.br/faq/eu-preciso-ter-um-aparelho-sat-para-cada-computador/

Quem é o responsável por fornecer os dados fiscais do cadastro de produtos no meu sistema?

O cadastro do produto em nosso sistema, assim como a montagem do cardápio, adição de preços e mais detalhes, deve ser realizado exclusivamente pelo cliente.

Informações como NCMs, CSTs, Substituição Tributária, CFOP e Origem da mercadoria, devem ser fornecidas por seu contador e lançadas pelo cliente no sistema.

O contador é o profissional que possui todas as informações fiscais dos produtos de acordo com seu estado. Ele irá lhe auxiliar nesse processo.

 

https://ajuda.programaconsumer.com.br/faq/quem-e-o-responsavel-por-fornecer-os-dados-fiscais-do-cadastro-de-produtos/

O que é a MFE (Módulo Fiscal Eletrônico)?

O Módulo Fiscal Eletrônico é um equipamento para emissão do Cupom Fiscal Eletrônico que deverá ser utilizado no estado do Ceará. Ele realiza todo o processo de comunicação com o servidor da SEFAZ e é adequado para validação do cupom, autorizando ou rejeitando o XML.

O Programa Consumer está homologado para emissão do cupom fiscal eletrônico nesse estado. Adquira a licença para utilizar o módulo fiscal junto ao Programa Consumer na hora da compra, realizando sua assinatura online. Clique aqui para ver nossos preços. Use um sistema homologado e esteja de acordo com a legislação no CEARÁ para emissão do cupom fiscal!

https://ajuda.programaconsumer.com.br/faq/o-que-e-a-mfe-modulo-fiscal-eletronico/

O Consumer emite NF-e?

Sim! O Consumer é homologado para a emissão da NF-e. O intuito da Nota Fiscal Eletrônica é documentar as operações de vendas, pois ele emite a nota final da mesma, que pode ser impressa em folha sulfite.

O Consumer também é homologado para a emissão do NFC-e – Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica, que é aquele cupom fiscal pequeno, impresso em impressoras de cupom (impressoras térmica não-fiscal) comumente utilizado em bares, restaurantes, pizzarias e similares.

O Consumer realiza a emissão do NFC-e e CF-e/SAT no Estado de São Paulo e também do MF-e no estado do Ceará. Qualquer dúvida sobre qual cupom fiscal utilizar em seu negócio, contate seu contador ou a SEFAZ do seu estado.

https://ajuda.programaconsumer.com.br/faq/o-consumer-emite-nfe/

Como funciona o Cancelamento Extemporâneo? (Fora do prazo)

Quando ocorre um erro na emissão da nota e o prazo de cancelamento acaba (30 min. em todos os estados), é necessário realizar o Cancelamento Extemporâneo.

Estados que não realizam o Cancelamento Extemporâneo:

Alagoas, Bahia, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e São Paulo.

Estados que realizam o Cancelamento Extemporâneo e suas condições:

Amazonas: é necessário pagar uma taxa e o cancelamento pode ser feito dentro do prazo de 90 dias a partir da autorização de uso.
O valor da taxa é de R$ 30,00 e poderão ser canceladas até 20 notas. Mas, caso o consumidor não cancele todas as notas em uma única vez, ele terá crédito para uso posterior;

Rio de Janeiro: só pode ser feito dentro do prazo de 30 dias. Para saber mais acesse os Artigos 8º e 9º do Anexo II da Resolução SEFAZ n.720/2014;

Rondônia: é preciso solicitar a abertura do processo através do Portal do Contribuinte;

Sergipe: para solicitar o CE contribuinte deve apresentar à SEFAZ o requerimento com o motivo do cancelamento. Dados necessários: Identificação do contribuinte, identificação do solicitante (caso não seja o contribuinte),  Chave de Acesso da NFC-e e justificar o motivo do pedido.

 

 

 

https://ajuda.programaconsumer.com.br/faq/como-funciona-o-cancelamento-extemporaneo-fora-do-prazo/

O Programa Consumer gera Sintegra?

O Consumer é homologado para ser vinculado ao novo modelo fiscal de venda, o NFC-e/SAT. Neste modelo é gerado apenas o arquivo xml para contabilização do imposto. O Sintegra deve ser gerado manualmente pelo contador da empresa.

https://ajuda.programaconsumer.com.br/faq/o-programa-consumer-gera-sintegra/

O Programa Consumer gera Sped?

O Consumer é homologado para ser vinculado ao novo modelo fiscal de venda, o NFC-e/SAT. Neste modelo é gerado apenas o arquivo xml para contabilização do imposto. O Sped deve ser gerado manualmente pelo contador da empresa.

https://ajuda.programaconsumer.com.br/faq/o-programa-consumer-gera-sped/

Quais Regimes são aceitos pela NFC-e?

A NFC-e e NF-e aceitam apenas:

  • Simples Nacional;
  • Simples Nacional – excesso de sublimite da receita bruta;
  • Regime Normal.

Entre em contato com seu contador para verificar em qual se enquadraria.

https://ajuda.programaconsumer.com.br/faq/o-consumer-emite-lucro-presumido-nfc-e/

Como funciona a emissão NF-e no Programa Consumer?

O Consumer realiza a emissão da NF-e como uma operação complementar à emissão do cupom fiscal (NFC-e). A emissão de NF-e no Consumer é realizada como uma operação de venda presencial referente a um pedido para o consumidor final.

Para realizar a emissão da NF-e é necessário que ela esteja habilitada e configurada no Consumer. A escolha do modelo da nota fiscal a ser emitida será realizada na finalização do pedido, onde o cliente poderá optar pela emissão da NFC-e ou NF-e.

Quais situações tributárias são permitidas na emissão da NF-e?

O Consumer realiza apenas a emissão de NF-e de saída destinadas ao consumidor final e que não envolvam a utilização de substituição tributária. Atualmente, não são suportadas operações de empresas da área da indústria para venda de mercadorias. As situações tributárias de saída suportadas no sistema são 00, 20, 40, 41, 60, 90, 102, 103, 300, 400, 500, e 900.

Quais operações são suportadas para a emissão da NF-e?

O Consumer realiza apenas a emissão de NF-e de saída referente à realização das vendas feitas no sistema destinadas ao consumidor. Atualmente, não são suportadas as emissões de outras operações de notas fiscais, tais como:

– Emissão de NF-e de cancelamento;

– Emissão de NF-e de entrada;

– Emissão de NF-e de troca ou comodato de equipamentos;

– Emissão de NF-e para transporte interestadual.

Em caso de dúvidas sobre quais as necessidades de emissão fiscal da NF-e em seu restaurante, recomendamos que verifique junto ao seu contador uma análise de como o modelo fiscal de emissão da NF-e no Consumer irá atender seu negócio.

 

https://ajuda.programaconsumer.com.br/faq/como-funciona-a-emissao-nf-e-no-programa-consumer/

Impressoras e Hardwares

Com quais impressoras o Programa Consumer funciona?

O Programa Consumer trabalha com a maioria das impressoras não fiscais do mercado, aqui está uma relação com alguns dos modelos mais utilizados:

  • Bematech MP 4200
  • Bematech MP 2500
  • Elgin i9
  • Elgin i7
  • Diebold
  • Sweda
  • Epson

 

Os modelos acima foram testados por nossa equipe na prática, e como existem muitas marcas de impressoras nacionais e importadas, infelizmente não podemos garantir o pleno funcionamento de modelos que não estejam nessa lista.

Um detalhe importante: para utilizar impressoras na cozinha (ou em lugares mais distantes) e para controlar a produção dos pratos, o ideal é utilizar uma impressora com placa Ethernet para utilização com cabo de rede.

Pela nossa experiência e feedback de alguns clientes, não é recomendado utilizar extensores de cabo USB para colocar a impressora em longas distâncias. Esse método gera perda de pacotes de dados, o que causa falhas na impressão.

Lembrando que se você possui uma impressora não fiscal e ela faz impressão no bloco de notas, o Consumer a aceitará.

Outro detalhe importante é que para imprimir cupons fiscais, é preciso ter uma impressora não fiscal de 80mm, mas se você vai usar o Consumer para gerenciamento e impressão de comprovantes não fiscais e cupons, a de 58mm será compatível.

https://ajuda.programaconsumer.com.br/faq/com-quais-impressoras-o-programa-consumer-funciona/

O Programa Consumer trabalha com mais de uma impressora?

Sim, o Programa Consumer trabalha com número ilimitado de impressoras. Você pode cadastrar vários locais de impressão como: Cozinha, Churrasqueira, Bar ou Delivery e vincular esses locais ao produto no momento do cadastro. Desse modo, quando esse item for adicionado ao pedido, ele será enviado para a respectiva impressora da área vinculada a ele.

Assim você pode enviar os pedidos de bebidas para uma impressora perto do balcão de bebidas, ou direcionar os pedidos de espetinhos diretamente para a churrasqueira. O objetivo de usar mais de uma impressora é otimizar o trabalho e torná-lo mais rápido e produtivo.

Para entender como instalar uma ou mais impressoras com o Programa Consumer, é só clicar aqui.

https://ajuda.programaconsumer.com.br/faq/o-programa-consumer-trabalha-com-mais-de-uma-impressora/

O Programa Consumer possui integração com máquina de cartão TEF?

Não. Atualmente o Programa Consumer não possui integração com máquina de cartão TEF. Estamos aprimorando o programa com frequência. Se desejar, registre sua sugestão em nossa área de ideias. Lá você também pode votar em sugestões já enviadas por outros usuários.

https://ajuda.programaconsumer.com.br/faq/o-programa-consumer-possui-integracao-com-maquina-de-cartao-tef/

O Programa Consumer trabalha integrado com Microterminal?

Não, atualmente o Consumer não trabalha integrado com Microterminal. Se desejar, registre sua sugestão em nossa área de ideias clicando aqui.

Vale lembrar que temos também a Comanda mobile, que serve para lançamento de pedidos via celulares e tablets. Usar a Comanda Mobile aumenta a velocidade do atendimento, o tempo de entrega dos pedidos e aprimora os processos do estabelecimento. Saiba mais.

https://ajuda.programaconsumer.com.br/faq/o-programa-consumer-trabalha-integrado-com-microterminal/

Quais fabricantes de balança são suportados pelo sistema?

No momento, o modelo homologado e testado por nossa equipe é a balança Prix 3 Fit da Toledo.

Entretanto, caso você já possua uma balança, recomendamos instalar a versão grátis e testar o sistema conectado a sua balança. Assim você pode se certificar de que ela funciona com o sistema na prática, antes de realizar a assinatura da versão Premium.

Se você quiser ler nosso artigo sobre como instalar e configurar balanças, clique aqui.

 

https://ajuda.programaconsumer.com.br/faq/quais-fabricantes-de-balanca-sao-suportados-pelo-sistema/

Posso utilizar minha balança junto a códigos de barras no Consumer?

Sim, além da leitura do peso de produtos integrada ao sistema, o Consumer reconhece e lança produtos pesados em uma balança cuja etiqueta já vem com o valor final no código de barras. Essa funcionalidade do Consumer é recomendada para açougues e padarias, por exemplo.

Clique aqui para saber como trabalhar com esse tipo de código de barras no Consumer.

https://ajuda.programaconsumer.com.br/faq/posso-utilizar-minha-balanca-junto-a-codigos-de-barras-no-consumer/

Consumer Mobile

A Comanda Mobile para pedidos por tablets e celulares precisa de internet para funcionar?

Não, a Comanda Mobile não precisa de internet para funcionar. Basta ter no estabelecimento um roteador wifi, comprado em lojas de informática, para ter uma rede sem fio no local. Dessa forma, os tablets e celulares se conectam a rede sem fio do estabelecimento para envio de pedidos integrados ao Programa Consumer Windows.

Temos vários artigos sobre Comanda Mobile, acesse-os aqui.

https://ajuda.programaconsumer.com.br/faq/a-comanda-mobile-para-pedidos-por-tablets-e-celulares-precisa-de-internet-para-funcionar/

Em quantos computadores, celulares e tablets posso usar o Consumer?

Ao adquirir o módulo adicional Mobile ou o plano Consumer Rede, você pode utilizar o sistema em quantos computadores e celulares/tablets desejar. Não trabalhamos com cobrança por número de dispositivos.

Entretanto, você deve se atentar ao número de conexões simultâneas que é definido pela sua versão do Windows. Veja abaixo a tabela com o limite de cada versão:

 

 

https://ajuda.programaconsumer.com.br/faq/em-quantos-dispositivos-posso-utilizar-o-consumer/

Quais as configurações de tablets e celulares para utilizar junto à comanda mobile?

Você pode utilizar qualquer modelo de dispositivo, que tenha sistemas operacionais como Android, IOS, Windows e etc. O dispositivo apenas deve possuir um navegador de internet para acessar a Comanda Mobile.

Caso já tenha um tablet ou celular, para analisar o desempenho da Comanda Mobile é só navegar na internet, pois o desempenho será bem parecido, já que a velocidade de carregamento da Comanda é similar à velocidade em que você acessa outros sites na internet.

Você pode analisar também nos sites voltados para notícias de tecnologia, as sugestões de dispositivos adequados à faixa de preço que você tem em mente.

Leia nosso artigo sobre a configuração do Consumer Mobile aqui.

https://ajuda.programaconsumer.com.br/faq/quais-as-configuracoes-de-tablets-e-celulares-para-utilizar-junto-a-comanda-mobile/

Qual o equipamento necessário para utilizar o Monitor de Preparos?

Para utilizar o Monitor de Preparos do Programa Consumer recomendamos o uso de monitores touch screen. Eles oferecem maior agilidade e interação.

Você pode utilizar tablets, que têm preço reduzido e simplicidade de instalação. Como a aplicação roda no navegador do dispositivo, você pode utilizar qualquer modelo, desde que ele tenha um sistema operacional como Android ou IOS.

Caso possua um notebook ou monitor tradicional que não tenha a função touch screen, também é possível sua utilização como Monitor de Preparo, mas para fazer a interação nesse caso será necessário utilizar um mouse.

Veja no vídeo divulgação do Monitor para a Cozinha o tablet que utilizamos. Pagamos algo em torno de R$350 reais por ele.

Acesse aqui nosso artigo sobre o Monitor de Preparos.

https://ajuda.programaconsumer.com.br/faq/qual-o-equipamento-necessario-para-utilizar-o-monitor-de-preparos/

Por que o Mobile só funciona na versão “Rede Local”?

Para utilizar o módulo Consumer Mobile é preciso ter a versão Consumer Rede Local, que permite a comunicação com conexões externas.

Mesmo usando apenas um computador, uma rede simples é necessária, pois o Windows precisa gerenciar as conexões entre os dispositivos. Por isso, o Mobile é ativado apenas na versão Rede.

https://ajuda.programaconsumer.com.br/faq/porque-o-mobile-so-funciona-na-versao-rede-local/

Até quantos pedidos aparecem na tela do Monitor de Preparos?

A quantidade de itens de pedidos por linha são exibidos de acordo com a resolução horizontal do dispositivo, conforme mostra  a tabela abaixo:

 

  • 6 itens >= 1600px (extra-grandes)
  • 4 itens >= 1200px (grandes)
  • 3 itens >= 992px (médios)
  • 2 itens >= 768px (pequenos)
  • 1 item < 768px (extra-pequenos)

 

Para saber qual quantidade se encaixa melhor no seu fluxo de produção, verifique a resolução do seu tablet.

 

https://ajuda.programaconsumer.com.br/faq/ate-quantos-pedidos-aparecem-na-tela-do-monitor-de-preparos/

Consumer Connect

Qual a configuração necessária para utilização do Consumer Connect?

Primeiro, veja neste link as configurações de computador necessárias para utilizar o Consumer Desktop.

Já para a utilização do Consumer Connect, além das configurações acima é necessária uma conexão permanente de internet banda larga disponível no computador no qual o Connect (Agente) está instalado, para a sincronização dos dados.

Essa é a configuração de internet adequada:

  • Internet Banda Larga de 10MB ou superior;

O Consumer Connect é uma ferramenta para acompanhamento online, e por padrão a sincronização dos dados geralmente ocorre em alguns minutos (exceto para a primeira carga quando o volume de dados transmitidos é bem maior).

Porém, devido a fatores como: velocidade da internet do cliente, oscilações na rede, falha de conexão, problemas técnicos no computador e fila de processamento de dados no servidor em horários de picos, a sincronização poderá levar mais tempo para ser realizada.

 

https://ajuda.programaconsumer.com.br/faq/qual-a-configuracao-necessaria-para-utilizacao-do-consumer-connect/

Quanto tempo o Connect demora para atualizar meus dados no servidor?

O Consumer Connect é uma ferramenta para acompanhamento online e por padrão a sincronização dos dados, geralmente, ocorre em alguns minutos (exceto para a primeira carga dos dados onde o volume de dados transmitidos é bem maior).

Porém devido a fatores como, velocidade da internet do cliente, oscilações na rede, falha de conexão, problemas técnicos no computador, fila de processamento de dados no servidor em horários de picos, a sincronização poderá levar mais tempo para ser realizada. Veja aqui os requisitos para utilização do Consumer Connect.

 

 

https://ajuda.programaconsumer.com.br/faq/quanto-tempo-o-connect-demora-para-atualizar-meus-dados-no-servidor/

MenuDino

Como integrar o MenuDino ao meu domínio próprio?

Você não precisa registrar um domínio para ter o cardápio online. Pois no momento de publicar seu cardápio no MenuDino você mesmo irá criar seu link de acesso a ele. Você vai ter um link como esse por exemplo: https://app.menudino.com/alabamadelivery

Caso já possua um domínio e seu servidor aceite o modelo de redirecionamento simples para URL, você pode fazer o redirecionamento para o seu cardápio online no MenuDino como mostrado nesse link.

Agora, se você vai comprar um domínio para essa finalidade, verifique antes se a plataforma possui a modalidade de redirecionamento de domínios via URL, pois, se ela não tiver esse recurso, não será possível redirecionar seu domínio para o MenuDino.

Isso porque nossa solução não precisa dos servidores de Name Servers/DNS, no momento só é possível fazer o redirecionamento do seu domínio para sua URL do Cardápio, que será nesse modelo: http://app.menudino.com/Nome-Do-Seu-Cardapio-No-MenuDino

 

https://ajuda.programaconsumer.com.br/faq/como-integrar-o-menudino-ao-meu-dominio-proprio/

Posso usar um único App para todas as minhas lojas/franquias?

Sim! Você pode usar apenas um App da Play Store ou Apple para receber os pedidos do MenuDino em todas as suas unidades.

Para isso é necessário que pelo menos uma das lojas/franquias adquiram o módulo adicional MenuDino App+Site. Se houver mais de uma unidade, as outras poderão ter apenas o MenuDino Site.

Nossa equipe fará o processo de publicação do App, que ao ser utilizado por seus clientes, mostrará uma lista com todas as suas unidades para que ele escolha uma delas. A franquia/loja escolhida pelo cliente receberá o pedido no Consumer Desktop normalmente.

Caso deseje que cada unidade tenha seu próprio App do MenuDino, o ideal é que sejam adquiridas assinaturas individuais para cada uma.

 

https://ajuda.programaconsumer.com.br/faq/posso-usar-um-unico-app-para-todas-as-minhas-franquias/

Eu vou ter um domíno próprio para divulgar meu site e cardápio online?

Você vai ter um endereço de internet dentro do portal do MenuDino, por exemplo: http://app.menudino.com/seurestaurante

Você também pode, se desejar, registrar um domínio personalizado em algum serviço na internet como na Godaddy e então direcionar para seu endereço no MenuDino.

Clique aqui e conheça nossos artigos sobre o MenuDino.

 

https://ajuda.programaconsumer.com.br/faq/eu-vou-ter-um-domino-proprio-para-divulgar-meu-site-e-cardapio-online/

Meus clientes poderão fazer o pagamento online direto do meu site ou aplicativo de Delivery?

Sim. Você pode configurar o MenuDino para que o seu cliente pague apenas no momento da entrega ou então, configurar para que seu cliente já possa fazer o pagamento online, através de cartão de crédito de integração com a CIELO. Veja nesse link  as taxas cobradas pela CIELO para recebimento online e mais detalhes quanto ao recebimento em cartão.

Os pagamentos por cartão de crédito são creditados diretamente na conta do restaurante de acordo com as condições negociadas diretamente com a CIELO. O Consumer e o MenuDino não têm qualquer participação nessa transação.

 

https://ajuda.programaconsumer.com.br/faq/meus-clientes-poderao-fazer-o-pagamento-online-direto-de-meu-site-ou-aplicativo-de-delivery/

Posso customizar meu cardápio com minha logo e minhas cores?

Sim, você pode configurar totalmente seu site de pedidos e aplicativo. Suas cores podem ser personalizados a qualquer momento, teste as cores disponíveis para ver quais mais lhe agradam.

Clique aqui e leia nossos artigos sobre o MenuDino.

https://ajuda.programaconsumer.com.br/faq/posso-customizar-meu-cardapio-com-minha-logo-e-minhas-cores/

Meus clientes podem fazer pedidos por celulares, tablets e computadores?

Sim! A plataforma de Delivery MenuDino é preparada para ser acessada através de celulares, tablets ou computadores. Seu cliente consegue acessar e fazer os pedidos com grande facilidade. Procuramos sempre melhorar os recursos da solução para deixá-la responsiva para qualquer tipo de tela.

https://ajuda.programaconsumer.com.br/faq/meus-clientes-podem-fazer-pedidos-por-celulares-tablets-e-computadores/

O sistema já faz o cálculo do frete para as entregas?

Sim. O MenuDino utiliza uma tecnologia de geolocalização que é integrada ao Google Maps.

O restaurante pode, através do Consumer, fazer o mapeamento de suas áreas de entrega e definir as taxas e o prazo de entrega para cada região ou por quilometragem.

O MenuDino respeita esse mapeamento realizado pelo restaurante para definição automática da taxa de entrega durante o pedido pelo site ou aplicativo.

Veja aqui como definir a taxa de entrega do Delivery por bairros e por KM.

https://ajuda.programaconsumer.com.br/faq/o-sistema-ja-faz-o-calculo-do-frete-para-as-entregas/

Como funciona a integração da CIELO para recebimento por cartão de crédito no MenuDino?

O MenuDino atualmente está integrado ao CIELO ECOMMERCE  (API 3.0). O restaurante faz seu cadastro e então pode fazer a negociação das taxas diretamente com a CIELO.  Depois é só mudar suas configurações no Consumer, na hora de publicar seu cardápio.

Com essa integração, seus clientes podem fazer o pagamento online, no site e aplicativo.

As bandeiras aceitas para pagamento por cartão de crédito são: Amex, Diners, Elo, Hipercard, Mastercard e Visa.

Ao entrar em contato com a Cielo, basta informar os dados abaixo referentes ao Consumer:

Será utilizado Gateway de pagamentos?
Não

Nome da empresa responsável pelo desenvolvimento da integração:
Consumer Soluções Em Tecnologia Ltda – Me

Nome e e-mail do técnico (desenvolvedor) responsável pela integração:
Equipe TI Consumer – info@programaconsumer.com.br

Para saber como habilitar o recebimento por cartão de crédito no MenuDino, clique aqui.

 

 

 

 

 

https://ajuda.programaconsumer.com.br/faq/como-funciona-a-integracao-da-cielo-para-recebimento-por-cartao-de-credito-no-menudino/

Meu site e aplicativo serão exclusivos para os produtos do meu estabelecimento?

Sim. Ao publicar seu cardápio no MenuDino, apenas seus produtos serão apresentados ao cliente. Diferente de marketplaces tradicionais que exibem vários competidores e restaurantes, você terá uma área exclusiva para o seu estabelecimento.

Com o MenuDino você tem um aplicativo próprio para divulgar para seus clientes. Além disso, o MenuDino também permite que você receba os pedidos e o valor integral da venda, sem cobrança de taxas em cada um dos pedidos.

https://ajuda.programaconsumer.com.br/faq/meu-site-e-aplicativo-sera-exclusivo-apenas-para-os-produtos-do-meu-estabelecimento/

O MenuDino possui controle anti-fraude?

Sim, mas primeiro é preciso que o portador da conta confirme esse controle com a Cielo (empresa homologada para recebimento online no MenuDino) para que não tenha surpresas. Uma vez ativo o serviço anti-fraude, ao marcar essa opção no Consumer, o cliente vai escolher o nível de tolerância para cada transação. Ou seja, a Cielo retorna o risco daquela transação pelas análises feitas por ela.

O risco vai de 0 a 100, e quanto maior ele for, maior é a POSSIBILIDADE de que a compra seja fraudulenta. Nos testes feitos pela equipe do Consumer, o risco ficou na média de 20, por exemplo. No checkout do cardápio do cliente no Menudino, caso a transação caia fora do limite de tolerância que o cliente configurou, automaticamente a compra é estornada e o pedido não chegará ao Consumer.

Clique aqui e veja como habilitar o pagamento online no MenuDino.

https://ajuda.programaconsumer.com.br/faq/o-menudino-possui-controle-anti-fraude/

Qual a resolução ideal das imagens do MenuDino e do Consumer?

A resolução recomendada para os Produtos do Consumer Desktop é de 400 x 400 pixels.

Já para o Site Delivery do MenuDino, o ideal é ter uma Capa com resolução de 1920 x 1080 pixels.

Sobre a Logo, ela precisa ter no mínimo 1024 x 1024 pixels, formato quadrado e, se for usada para publicação do Aplicativo iOS da Apple, não pode ter fundo transparente.

Lembre-se de que as imagens precisam estar em formato de arquivo JPG ou PNG.

 

https://ajuda.programaconsumer.com.br/faq/qual-a-resolucao-ideal-das-imagens-do-menudino-e-do-consumer/

Suporte e Contato

Como funciona o suporte do Programa Consumer?

O Programa Consumer é um sistema estável utilizado por milhares de clientes no Brasil. Após instalado e configurado ele funciona muito bem, sem maiores problemas.

Você pode inclusive, instalar a versão de 15 dias Premium e fazer um teste antes da compra por exemplo. Mesmo após a compra, se em até 30 dias não estiver satisfeito, realizamos a devolução de 100% do valor pago.

Muito dos problemas estão relacionados a hardware, rede e o próprio computador. Para esse tipo de suporte, recomendamos que o cliente verifique o problema junto a um técnico local de informática de sua confiança, para lhe auxiliar nesses casos sempre que necessário.

Caso precise, você pode instalar o Consumer em outro computador a qualquer momento. É só restaurar seu backup, fazer a ativação de sua licença e então utilizá-lo sem nenhum problema ou interrupção.

Para atualizações no Software ou reconfigurações, nossa equipe de suporte está disponível de segunda a sábado. De segunda a sexta-feira das 9hs às 18hs por telefone, e-mail, chat e acesso remoto. E das 18h às 21hs por e-mail e acesso. Plantão emergencial aos sábados por e-mail e acesso das 11hs às 14hs e das 16hs às 21hs.

Como funciona o suporte? O que está incluso nele?

Sobre nosso Software: Oferecemos todo e qualquer suporte para uso do Programa Consumer no horário comercial informado nesse site por telefone, chat, e-mail e acesso remoto.

Para sugerir novas funções, o cliente pode cadastrar sua sugestão em nossa área de ideias para que a equipe analise a possibilidade no desenvolvimento de versões futuras.

Para Impressoras: Não oferecemos suporte à impressoras. As instalações e configurações de impressoras devem ser realizadas pelo cliente ou técnico local de informática com auxílio e suporte do fornecedor/fabricante da impressora. São dezenas de modelos no mercado e não dominamos seus detalhes técnicos.

Sobre Configurações de Rede: Não oferecemos suporte à configuração de rede. Para as instalações de rede, roteadores e configurações de IP recomendamos contratar um técnico local de informática para deixar tudo pronto para instalação do Consumer e do Mobile.

 

https://ajuda.programaconsumer.com.br/faq/como-funciona-o-suporte-do-programa-consumer/

Como entrar em contato com a equipe de atendimento do Programa Consumer?

Será um prazer conversar com você! Nosso horário comercial de atendimento é de segunda a sexta-feira das 9h às 18hs. Você pode nos contatar por e-mail, chat, por telefone no número (11) 2626-5184 e acesso remoto. Das 18h às 21hs você pode obter suporte por e-mail com nossos técnicos. Plantão aos sábados por e-mail e acesso remoto das 11hr às 14hrs e das 16h às 21hrs.

Se preferir anote o endereço de nosso escritório comercial: Consumer Soluções em Tecnologia – Avenida México, 27 | Jardim América, 15055-340, São José do Rio Preto – SP.

Se desejar, agende uma visita conosco por telefone e venha tomar um café em nosso escritório, pois é sempre um grande prazer conhecer nossos clientes.

https://ajuda.programaconsumer.com.br/faq/quero-entrar-em-contato-com-a-equipe-de-atendimento-do-programa-consumer/

Dúvidas Gerais

Como trocar minha assinatura do Consumer?

Caso você tenha adquirido uma nova assinatura do Consumer e deseje ativá-la, há uma funcionalidade no próprio Consumer Desktop para que você faça isso de maneira simples e rápida!

Com isso, você não corre o risco de ficar sem o programa no caso de vencimento e ainda pode começar a usar os novos módulos contratados no momento da compra.

Leia aqui nosso artigo e ative já sua assinatura!

https://ajuda.programaconsumer.com.br/faq/como-trocar-minha-assinatura-do-consumer/

Como posso utilizar o código de barras?

Você pode utilizar o código de barras em dois cenários com o Programa Consumer:

  1. Ao cadastrar os produtos: Usando um leitor de código ou digitando no campo Cód. Personalizado. Veja como cadastrar produtos aqui. Assim, sempre que o leitor reconhecer o código de barras, o produto será lançado automaticamente no pedido.
  2. Lendo comandas com código de barra: Caso queira utilizar comandas com códigos de barras para agilizar a visualização do pedido, você deve confeccionar as comandas com o código de barras referentes à cada número de mesa (01, 02, 03…etc.), assim o Consumer irá abrir a comanda automaticamente na tela para você adicionar produtos ou ver o que já foi lançado.

 

Para realizar a leitura das comandas, o código de barras deve ser o de 4 dígitos. De 0001 à 9999.

O Código modelo 39 com no máximo 4 dígitos pode ser utilizado, como mostra o exemplo abaixo:

 

https://ajuda.programaconsumer.com.br/faq/como-posso-utilizar-o-codigo-de-barras/

O Programa Consumer funciona em monitores touch?

O Programa Consumer é projetado para uso rápido e muito ágil com teclados em computadores desktops,por meio de diversas teclas de atalho e de funções especiais.
Para monitores touch, alguns de nossos clientes utilizam o módulo da Comanda Mobile e suas funções de lançamento por pedidos em mesas ou comandas, recebimento e fechamento de pedidos. Entretanto, está em nosso planejamento uma versão futura exclusiva para touch no cenário de PDV e funcionalidades adicionais para essa rotina.
https://ajuda.programaconsumer.com.br/faq/o-programa-consumer-funciona-em-monitores-touch/

O que é Margem de Lucro e como é calculada?

O Lucro é basicamente a diferença entre o custo do produto e seu valor de venda. Por exemplo, se o Custo do produto é R$9,00 e seu Valor de Venda é R$10,00, o lucro do produto é de R$1,00.

De acordo com estes valores, pode-se chegar à margem de lucro que o produto teve. No exemplo acima, o lucro foi de 10,00%.

Por que 10% e não 11%?

Muita pessoas utilizam o método de cálculo sobre o custo, mas o método geralmente utilizado no mercado é sobre o preço de venda.

A fórmula utilizada para este cálculo é:

((preço de venda – preço de custo) / preço de venda) * 100

((10 – 9 ) / 10) * 100

(1/10)*100

0,10 * 100

10%

https://ajuda.programaconsumer.com.br/faq/o-que-e-margem-de-lucro-e-como-e-calculada/

O Consumer emite venda retroativa?

O sistema não trabalha com a função de datas retroativas.

Se for lançada uma venda/pedido, será contabilizada a data de lançamento no sistema.

https://ajuda.programaconsumer.com.br/faq/o-consumer-emite-venda-retroativa/

O Consumer pode ser integrado ao iFood?

Sim! O Programa Consumer permite que você receba seus pedidos do iFood diretamente em nosso sistema de gestão. Essa integração torna desnecessário o uso do Gestor de Pedidos ou outro software no seu computador para gerenciar os pedidos que chegam do iFood. O Consumer vai cuidar de tudo pra você, desde o envio dos pedidos para produção dos pratos, baixa de estoque, ficha técnica, até emissão do cupom fiscal, poupando o retrabalho comum do cadastro de pedidos recebidos pelo iFood.

 

https://ajuda.programaconsumer.com.br/faq/o-consumer-pode-ser-integrado-ao-ifood/

Como atualizar a versão do Consumer?

Através desse link você consegue acompanhar nosso histórico de atualizações, para saber se há uma versão mais atual e ver quais as melhorias realizadas.

É muito simples atualizar o Consumer para a versão mais recente. Basicamente você deve fazer o download do programa novamente em nosso site e realizar a instalação. Para ver o passo a passo desse processo, clique aqui.

 

https://ajuda.programaconsumer.com.br/faq/como-atualizar-a-versao-do-consumer/

Em quais linguagens o Programa Consumer é desenvolvido?

Trabalhamos com as mais atuais tecnologias de desenvolvimento para lhe entregar o melhor produto, entre elas estão: NET, C#, C++, Javascript, Cordoba, Angular, Banco de Dados Firebird 2.5 ou qualquer versão superior e SQL.

https://ajuda.programaconsumer.com.br/faq/em-qual-linguagem-e-tecnologia-o-programa-consumer-e-desenvolvido/

Como saber se existe algum cliente em minha cidade que usa o Programa Consumer?

O Consumer possui milhares de clientes em todos os estados do Brasil, você pode consultar alguns deles por cidade neste link.

Muitos clientes não aprovam da divulgação de nomes e telefones sem autorização, por isso divulgamos em nosso site apenas os clientes que aprovaram a divulgação.

Recomendamos clicar aqui e acessar nossa página de depoimentos, na qual centralizamos todos os depoimentos que recebemos de nossos clientes que aprovaram a exibição.

 

https://ajuda.programaconsumer.com.br/faq/eu-gostaria-de-saber-se-existe-algum-cliente-em-minha-cidade-que-usa-o-programa-consumer/

Como sugerir uma nova funcionalidade ao Programa Consumer?

Cada cliente é muito bem-vindo para nos ajudar a tornar o Consumer cada vez melhor, afinal são eles quem sabem as reais necessidades que surgem no dia a dia de trabalho em um estabelecimento alimentício. Nosso software é aprimorado com base no feedback de nossos clientes, por isso cada opinião ou sugestão tem grande importância para nós.

Para registrar sua sugestão, clique aqui e acesse nossa área de ideias. Nessa área você pode votar em sugestões já cadastradas por outros usuários ou cadastrar a sua própria sugestão para que ela seja votada. As sugestões que parecem necessidades comuns de mais usuários são priorizadas.

 

 

https://ajuda.programaconsumer.com.br/faq/gostaria-de-sugerir-uma-nova-funcionalidade-ao-programa-consumer/

Gostaria de customizar uma nova funcionalidade no Consumer. Vocês fazem uma customizada para mim se eu pagar?

Não trabalhamos com customizações específicas.

Nosso software é aprimorado com base no feedback de nossos clientes, por isso cada opinião ou sugestão tem grande importância para nós.

Para registrar sua sugestão, clique aqui e acesse nossa área de ideias. Nela você pode votar em sugestões já cadastradas por outros usuários ou cadastrar a sua própria sugestão para que ela seja votada.

Caso a sua sugestão seja planejada para implementação, você será comunicado imediatamente.

 

 

 

https://ajuda.programaconsumer.com.br/faq/gostaria-de-customizar-uma-nova-funcionalidade-no-consumer-voces-fazem-mesmo-eu-pagando/

Eu tenho acesso ao banco de dados e ou código fonte do Programa Consumer?

Não. Essa informação é confidencial e restrita para a equipe de desenvolvimento. O objetivo do sigilo é manter em segurança as informações dos clientes e tornar o funcionamento do sistema mais adequado. Esperamos no futuro desenvolver Apis, WebServices e outros mecanismos oficiais de troca de informações seguros entre o Programa Consumer e sistemas de terceiros.

 

https://ajuda.programaconsumer.com.br/faq/eu-tenho-acesso-ao-banco-de-dados-e-ou-codigo-fonte-do-programa-consumer/

Posso transferir minha assinatura para outro estabelecimento?

Não. Após ser ativada, a assinatura é vinculada ao documento principal do cliente (CPF/CNPJ) utilizado na compra/ativação. Sendo assim, não pode ser transferida para outro estabelecimento.

https://ajuda.programaconsumer.com.br/faq/posso-transferir-minha-licenca-para-outro-estabelecimento/

O Consumer possui conciliação bancária?

Atualmente o Programa Consumer não possui conciliação bancária.

Veja aqui os Relatórios Financeiros presentes em nossa solução.

https://ajuda.programaconsumer.com.br/faq/o-consumer-possui-conciliacao-bancaria/

Por que os resultados dos meus relatórios financeiros não batem?

Cada tipo de Relatório Financeiro do Programa Consumer tem uma função específica. Assim, você pode ter os resultados de acordo com o que você precisa analisar.

Por exemplo, não é possível confrontar um relatório de produtos Mais Vendidos com um relatório de Faturamento pois os resultados não serão os mesmos. Ao analisar os produtos Mais Vendidos o valor exibido será referente aos valores totais dos produtos, desconsiderando as taxas e descontos ocorridos no lançamento dos pedidos. Já no Faturamento você obtém um resultado que já considerou e calculou todas as movimentações financeiras.

Entenda bem a função de cada Relatório do Programa Consumer e você terá mais facilidade em gerir seu negócio e acompanhar os resultados do seu negócio. Clique aqui, temos um manual completo com as funções de cada Relatório Financeiro do Consumer.

https://ajuda.programaconsumer.com.br/faq/por-que-os-resultados-dos-meus-relatorios-financeiros-nao-batem/

Garantias Exclusivas Programa Consumer

Versão Grátis

O Programa Consumer é uma solução segura, instalada em mais de 100 mil estabelecimentos no Brasil.

Estamos a 10 anos focados no desenvolvimento de soluções e inovações voltadas para o segmento da alimentação, somos parceiro SEBRAE no projeto alimentação fora do lar e a solução com o maior número de restaurantes integrados ao iFood no Brasil.

Oferecemos uma versão grátis para que nossos clientes possam conhecer melhor nosso produto antes da compra. Assim, cada cliente pode conhecer as principais funcionalidades do programa e verificar se elas são compatíveis com seu modelo de negócio.

Garantia de 30 dias:

Oferecemos uma garantia estendida de até 30 dias após a compra. Caso o cliente não esteja satisfeito, realizamos a devolução de 100% do valor pago, de forma prática e simples. Basta entrar em contato com nossa equipe.

Certificado Comodo Secure

O Programa Consumer é um Software seguro para ser instalado em seu computador. Possuímos o certificado de segurança Comodo Software, que é conquistado por empresas de software para garantir ao usuário (e ao Windows) que o sistema é 100% confiável.

Certificado SSL

Secure Socket Layer (SSL) é um padrão global de tecnologia de segurança. Ele cria um canal criptografado entre um servidor web e um navegador (browser) para garantir que todos os dados transmitidos sejam sigilosos e seguros. Nosso site utiliza essa tecnologia para garantir que a compra seja segura, prezando pela proteção dos dados informados no momento da compra.

Site Protegido:

Através de um relatório em tempo real, realizado pelo Google, é possível visualizar que o site não possui nenhum histórico de risco aos usuários que navegam nele. Esse relatório pode ser visualizado online e a qualquer momento, através do link: https://transparencyreport.google.com/safe-browsing/search?url=www.programaconsumer.com.br

Microsoft Bizspark

O Programa Consumer faz parte do Microsoft Bizspark Brasil, que é um programa mundial da Microsoft criado para apoiar Startups e empresas de tecnologia que utilizam tecnologia da empresa. Investimos forte em inovação para entregar sempre grandes diferenciais competitivos para nossos clientes.

 

Para fazer o download da versão grátis válida por 15 dias, acesse nosso site.

https://ajuda.programaconsumer.com.br/faq/garantias-exclusivas-programa-consumer/

Parcerias e Revenda

O Programa Consumer possui um programa de parcerias e revenda?

Atualmente não temos um programa oficial para revenda. Nosso modelo de venda é apenas online, via internet, através de nosso site: programaconsumer.com.br

Não autorizamos nenhuma empresa ou pessoa a revender nosso produto com a marca Consumer e cobrar por valores diferentes dos comercializados em nosso site.

Os dados utilizados na compra precisam ser obrigatoriamente do cliente/estabelecimento que vai utilizar o produto e não de terceiros e ou revendedores não autorizados.

Entretanto, temos muitos parceiros que trabalham com informática, venda de computadores e serviços relacionados que apenas indicam o Consumer a seus clientes sem cobrar nada.

Esses parceiros cobram então por serviços adicionais, negociados diretamente com o cliente. Esses serviços não são relacionados a assinatura do Programa Consumer.

Exemplos de serviços adicionais cobrados por parceiros:

  • Instalação de impressoras;
  • Montagem de rede;
  • Instalação de roteadores;
  • Venda de equipamentos;
  • Suporte local de informática.
https://ajuda.programaconsumer.com.br/faq/o-programa-consumer-possui-um-programa-de-parcerias-e-revenda/

Como integrar meu Sistema ou App com o Programa Consumer?

Atualmente o Programa Consumer não oferece nenhuma ferramenta oficial para integração.

Porém, esse projeto encontra-se em análise para desenvolvimento. Esperamos no futuro liberar um API para parceiros homologados.

Se você tem interesse em integrar seu projeto ao Consumer, preencha o formulário a seguir que entraremos em contato no futuro: bit.ly/2HQhsoI

https://ajuda.programaconsumer.com.br/faq/como-integrar-meu-sistema-ou-app-com-o-programa-consumer/