Introdução

O MenuDino atualmente está integrado ao CIELO E-COMMERCE (API 3.0). O restaurante faz seu cadastro, e então pode fazer a negociação das taxas diretamente com a CIELO. Depois é só mudar suas configurações diretamente no Consumer, na hora de publicar seu cardápio.

Com essa integração, seus clientes podem fazer o pagamento online com cartão de crédito, no site e aplicativo.

Obs: o pagamento online só funciona se o cliente tiver um dos módulos adicionais PREMIUM do Site Delivery.

Cadastro de e-commerce na CIELO

Para pedir a integração da CIELO junto ao Consumer, você deve enviar uma solicitação com seus dados para a CIELO, através de um formulário online, caso não tenha conta com a empresa.

Primeiro, acesse o site de e-commerce da CIELO, neste link.

Desça a página e clique em Solicite agora:

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Na próxima página, selecione se vai se cadastrar como Pessoa Física ou Jurídica e preencha o formulário que se abrirá:

 

 

Então, preencha o endereço completo do estabelecimento:

 

 

Agora, escolha qual será a forma de recebimento dos valores das vendas (em caso de dúvidas, entre em contato com o suporte da Cielo). Optando por abrir uma conta digital na Cielo, preencha o nome completo da sua mãe, confirme as caixas abaixo e clique em Continuar:

 

 

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Se escolher receber por uma conta bancária já existente, é só preencher os dados dela, confirmar e clicar em Continuar:

 

 

Uma mensagem irá aparecer, confirmando seu cadastro:

 

 

Nesse momento, você receberá um e-mail com informações para logar no aplicativo e site da Cielo:

 

 

Clicando abaixo, você pode baixar o app ou acessar o site da Cielo:

 

App Android – clique aqui

App iOS – clique aqui

Site – clique aqui

 

Mas, para acessar efetivamente sua conta na Cielo (seja pelo App ou Site), é preciso fazer um cadastro de usuário. Ao acessar uma das plataformas acima, clique em Primeiro Acesso -> Cadastre-se:

 

 

Na sequência, clique em Criar Cadastro:

 

 

Nessa página, preencha todos os dados solicitados, concorde com os termos e clique em Próximo:

 

 

 

Obs: se você optou pelo recebimento na conta digital da Cielo, será preciso aguardar a chegada do cartão dessa conta para conseguir criar o login de acesso. Isso porque na página acima será solicitado o número de série do cartão.

Caso tenha dificuldades de login no Site ou App, por favor, fale com a Cielo pelos meios de suporte abaixo:

 

Telefones: 4002 5472 ou 0800 570 8472

Site (chat): https://apm7.xgen.com.br/cielo3/f_cielo_site_novo.html 

 

A Cielo pode te ligar depois de alguns dias para confirmar a solicitação e os dados, por segurança.

 

E-mail de confirmação com os dados de integração

O cadastro na Cielo é finalizado em até 5 dias úteis, e nesse prazo você receberá um e-mail da equipe técnica da Cielo e-commerce com os dados de integração necessários para inserir no Consumer: o Merchant ID e a Merchant Key, veja abaixo:

 

 

Caso não receba esse e-mail da Cielo nesse prazo, entre em contato com o suporte do e-commerce em um dos meios abaixo:

 

E-mail Cielo E-Commerce: cieloecommerce@cielo.com.br 
Telefones E-Commerce: (11) 4002-9700 (Capitais) e 0800-570-1700 (Demais regiões) opção 2 (Suporte).

 

Ativando Pagamento Online no Consumer Desktop

Assim que receber o e-mail da Cielo e-commerce com o Merchant ID e a Merchant Key, para ativar o pagamento online no seu MenuDino online e no App, basta ir até o Consumer Desktop em Apps –> MenuDino App e Site:

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Na tela PAGAMENTO, clique na caixa Permitir cliente pagar on-line no SITE/APP e coloque o ID e Key fornecidos pela CIELO, como na imagem abaixo:

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Após essa configuração, vá até a última aba, e então atualize seu cardápio MenuDino:

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Fazendo pagamentos online:

No App ou Site do MenuDino, ao selecionar a forma de pagamento do pedido, o consumidor terá agora a opção de pagar online:

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Apenas se o estabelecimento atender ao pedido do cliente, a CIELO irá debitar o valor da compra de sua conta. Se o pedido for recusado, o valor não será debitado.

 

Obs: o pagamamento online só aceita cartões de crédito. Para mais detalhes dos motivos, por favor, entre em contato com a Cielo e-commerce.

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Veja o momento da confirmação do pedido na tela do consumidor:

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Controle Antifraude

O MenuDino possui um controle antifraude que é feito pela Cielo e pode ser ativado ao publicar o cardápio. Esse serviço deve ser ativado junto com a API de ecommerce 3.0, verifique com a Cielo.

Uma vez ativo o serviço anti-fraude, ao marcar essa opção no Consumer, o cliente vai escolher o nível de tolerância para cada transação. Ou seja, a Cielo retorna o risco daquela transação pelas análises feitas por ela.

O risco vai de 0 a 100, e quanto maior ele for, maior é a POSSIBILIDADE de que a compra seja fraudulenta. Nos testes feitos pela equipe do Consumer, o risco ficou na média de 20, por exemplo. No checkout do cardápio do cliente no Menudino, caso a transação caia fora do limite de tolerância que o cliente configurou, automaticamente a compra é estornada e o pedido não chegará ao Consumer.

Atenção: Mesmo com o serviço de antifraude habilitado, é importante o estabelecimento ficar atento se a compra está dentro dos padrões normais, como valores, quantidades exageradas e no caso de dúvidas não aceitar o pagamento online ou exigir um documento do dono do cartão de crédito no momento da entrega do produto.

 

Veja aqui algumas dicas de segurança para recebimentos online.

 

Para calibrar o risco antifraude, acesse a aba PAGAMENTO, ative-o e mova a barra:

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Para saber como publicar seu cardápio e ativar o MenuDino para receber pedidos pela internet, clique aqui.

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