Introdução

Existem cenários onde é necessário realizar a exclusão de pedidos lançados no programa, em alguns casos devido a desistência do cliente ou devido a inconsistências no lançamento.

Acompanhe neste manual todos os detalhes para exclusões de pedidos de acordo com o local de lançamento, e também para casos onde o caixa já foi fechado mas a exclusão precisará ser realizada.

 

Excluindo pedidos antes da finalização

Com o pedido ainda aberto as exclusões podem ser realizadas diretamente nele, indo em Mais Opções -> Excluir Pedidos, esta possibilidade esta disponível nas três opções de lançamentos (Pedidos no Caixa, Mesas/Comanda e Pedidos Delivery).

Também existe a possibilidade ao clicar em ESC para realizar Exclusão/Cancelamento deste pedido, mas somente em Pedidos no Caixa, existe a opção onde o ESC cancela o pedido.

Caso já tenha realizado vinculação de forma de pagamento no pedido, ao exclui-lo, o pagamento será removido do caixa em aberto.

 

Excluindo pedidos finalizados

Após a vinculação da forma de pagamento, e vinculação do pedido, o mesmo só poderá ser excluído do programa indo até a aba Financeiro -> Recebimentos, filtre a data e os pedidos e serão apresentados, verifique o ícone de uma lixeira.

Atenção: Lembrando que ao realizar exclusão, os pagamentos lançados neste pedido serão removidos do caixa, mesmo que seja um caixa já fechado, com isso também ocorre a remoção da movimentação de seu financeiro.

 

As opções em amarelo significam respectivamente que ao seguir com o procedimento o cupom de cancelamento pode ou não ser impresso na cozinha, e que itens com controle de estoque ativo poderão ou não retornar ao estoque, estando marcadas a ação ocorrerá, desmarcando não será impresso cupom de cancelamento, nem os itens retornarão ao estoque:

Atenção: Se o caixa em que o pedido foi lançado já estiver fechado, não será possível relançar o pedido incluindo-o no mesmo caixa de maneira retroativa, a movimentação de valores será lançada no dia atual da venda no caixa em aberto no momento.

 

Excluindo pedidos após emissão fiscal

Para estabelecimentos que possuam o emissor fiscal homologados, o cancelamento do pedido só ocorrerá se o cupom ou nota fiscal for cancelado antes, respeitando as regras de cancelamento que determinam que o cancelamento de Cupom Fiscal NFC-e, só poderá ocorrer pelo programa se realizado dentro de até 30 minutos de sua emissão, veja aqui como realizar o cancelamento.

Já para Notas Fiscais NF-e, o prazo permitido para cancelamento dentro do Consumer seria de até 24 horas, após este período será necessário verificar o cancelamento extemporâneo, com auxilio do contador para validação junto a SEFAZ do estado.

Se houver pendências de emissão, a exclusão do pedido só poderá ser realizada após devida correção da pendência e devida emissão fiscal.

 

Exclusão de pedidos abertos em lote

Caso haja uma quantidade expressiva de pedidos abertos, e seja necessário excluí-los ao invés de finaliza-los, a maneira mais prática de realizar o procedimento seria indo em, Configurações -> Configurações do Sistema -> Sobre -> Opções Avançadas -> Excluir Pedidos em Aberto, selecione e realize a exclusão:

 

Consultando pedidos excluídos

Após a exclusão, o registro da ação ficará dentro de alguns relatórios do programa, o primeiro deles seria na aba Principal -> Histórico de Pedidos:

 

Para uma visão detalhada de outras movimentações também relacionadas a exclusão, e motivos informando no momento da ação, basta ir até a aba, Configurações -> Logs, clique aqui para ver todos os detalhes:

Caso o usuário logado no Consumer, não possua permissão para realizar exclusões a autorização do Administrador será solicitada, ficando registrado qual usuário permitiu a exclusão, para saber mais sobre permissões de acesso, clique aqui.

 

Considerações Finais

Realizados os procedimento orientados, os pedidos poderão ser excluídos e se necessário relançados de acordo com as regras detalhadas. Lembrando que em casos onde seja necessário apenas realizar correções no pedido, será possível reabri-lo, veja aqui todos os detalhes.

Pedidos lançados através do Mobile e que ainda estejam em aberto, deverão ser excluídos no campo Mesas/Comandas, conforme descrito no primeiro tópico deste conteúdo.

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