Introdução

O Consumer permite que você receba seus pedidos do iFood diretamente em nosso sistema de gestão. Essa integração torna desnecessário o uso do Gestor de Pedidos no seu computador para gerenciar os pedidos que chegam do iFood. O Consumer vai cuidar de tudo pra você, desde o envio dos pedidos para produção dos pratos, baixa de estoque, ficha técnica, até emissão do cupom fiscal, poupando o retrabalho comum do cadastro de pedidos recebidos pelo iFood.

 

.Pré-Requisitos

 

  • Adquirir uma assinatura do Consumer para liberar a integração;
  • Possuir uma conta ativa no iFood, pois sem ela o iFood não consegue fazer a integração;
  • Antes de iniciar a integração, certifique-se de que você fez o cadastro de todos os produtos de seu cardápio e complementos no Consumer Desktop. Cadastre corretamente o nome dos produtos, categorias, descrição dos pratos, preços. Tudo isso vai ajudar na apresentação do seu cardápio online. Clique aqui e veja como cadastrar seus produtos.
  • Recomendamos realizar a ativação da integração em um dia de menor movimento. Procure acompanhar atentamente os pedidos iniciais da integração.

Não se preocupe sobre o valor do produto, ele pode ser diferente no Consumer e no portal do iFood, pois o sistema respeita todo valor que chega no pedido.

Treinamento com nossa equipe

Antes de iniciar a integração com o iFood, é essencial participar dos nossos treinamentos ao vivo sobre esse assunto, pois assim, você tira todas as dúvidas em relação aos cadastros e etapas necessários, junto ao nosso especialista, na tela do seu computador.

O link para agendar os treinamentos é: www.consumer.com.br/agenda

 

Iniciando a Integração com o iFood

Depois de participar dos treinamentos ao vivo e tirar todas as suas dúvidas com o especialista, para realizar a integração do Consumer junto ao iFood, certifique-se de que está com a versão 13.7.5 ou superior. Para atualizar sua versão, basta clicar aqui.

Lembre-se que, se possui a versão Rede, é preciso fazer a atualização do Consumer em todos os seus computadores e fechar o sistema em todos as máquinas antes de atualizar.

Após a atualização, abra o Consumer e desative o Monitor de Pedidos, conforme indicado no print abaixo:

 

 

Em seguida, acesse o menu Apps > Pedidos Online > iFood:

 

 

Na próxima tela, clique em “Vamos Começar” e depois em “Solicitar Vínculo”:

 

 

 

Na tela que aparecerá, clique no link ou copie ele no seu navegador para ser direcionado ao portal do iFood, como mostramos na imagem abaixo:

 

 

Leia as informações que aparecerá e clique em “Autorizar“:

 

 

Copie o código de autorização clicando em “Copiar“:

 

 

Em seguida, volte no Consumer e cole o código gerado no portal do iFood e clique em “Validar“:

 

 

Pronto! A integração foi ativada com sucesso e, agora, é preciso preencher os códigos PDV’s no portal do iFood. Para isso, clique em “Exportar Cardápio – Código PDV”:

 

 

Nessa tela, você visualiza uma tabela com todos os códigos PDV dos seus produtos e complementos:

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Então, é só inserir o código no campo PDV do produto ou complemento no iFood:

 

 

Caso tenha dificuldades nessa etapa, agende um treinamento ao vivo aqui.

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Após preencher todos os códigos PDV no portal do iFood, ligue o Monitor de Pedidos para que seu restaurante fique aberto:

 

 

Pronto! Com os códigos PDV’s preenchidos, solicite um pedido-teste ao iFood.

 

Desativando a integração

Se por algum motivo você deseja retirar a integração do iFood com o Consumer, basta seguir os passos abaixo:

1.Entre em contato com o iFood e solicite a reativação do seu gestor de pedidos (retirar modo Read Only).

2. No Consumer, acesse Apps -> Pedidos Online -> iFood e desative a integração no sistema:

 

 

 

Importante: se sua integração estiver na API antiga do iFood, é preciso desativar o Monitor de Pedidos para conseguir acessar a tela acima, conforme mostramos no print abaixo:

 

 

Não se esqueça de reativá-lo após desativar a integração, ok?

 

Configurando as Formas de Pagamento

É importante você cadastrar a forma de pagamento iFood Online na opção Financeiro -> Formas de Pagamento e marcar as opções Visa, Mastercard e American Express e iFood, conforme imagem abaixo. Dessa maneira, caso você tenha a opção de pagamento online, o sistema já captura automaticamente e vincula ao pedido.

 

Atenção:

  • Cadastre exatamente com a descrição iFood Online para que o mapeamento funcione corretamente ao chegar um novo pedido.
  • Para que o lançamento dos pagamentos seja realizado automaticamente, é necessário que o Caixa do Consumer esteja aberto no momento do atendimento do pedido.

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Recebendo Pedidos do iFood

A partir de agora, ao receber um novo pedido através do iFood, o Consumer vai te comunicar imediatamente através da janela abaixo. Basta então clicar em Solicitar Cancelamento para não aceitar o pedido ou então em Atender, conforme mostrado na imagem:

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Veja que é possível deixar o atendimento automático de pedidos:

 

 

Ao clicar no botão Atender, o Programa Consumer vai organizar todos os pedidos que chegaram através do iFood e que estão no seu banco de dados, inclusive com os dados do cliente já preenchidos, como mostra a imagem abaixo:

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Se tiver alguma dúvida e desejar conferir os dados que vieram do iFood, você tem uma aba para pedidos dessa origem, chamada iFood. Veja na imagem abaixo:

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Atualizando o Status do Pedido (Saiu para Entrega)

Para melhorar a experiência do cliente que fez o pedido pelo iFood, avise-o quando seu pedido sair para entrega. Basta alterar o status no Consumer que essa modificação também será apresentada ao cliente no site ou mesmo no aplicativo do iFood.

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Etapa de Testes e Primeiros Pedidos

  • Após ativar a integração com o iFood, recomendamos acompanhar os primeiros pedidos que chegam.
  • Se qualquer produto chegar e o Consumer não o reconhecer, verifique se o código PDV dele está o mesmo no portal do iFood, e se tiver dúvidas, fale com nossa equipe.

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