Introdução

O Consumer permite que você receba seus pedidos do iFood diretamente em nosso sistema de gestão. Essa integração torna desnecessário o uso do Gestor de Pedidos no seu computador para gerenciar os pedidos que chegam do iFood. O Consumer vai cuidar de tudo pra você, desde o envio dos pedidos para produção dos pratos, baixa de estoque, ficha técnica, até emissão do cupom fiscal, poupando o retrabalho comum do cadastro de pedidos recebidos pelo iFood.

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Pré-Requisitos

Adquirir uma assinatura do Consumer para liberar a integração;

Possuir uma conta ativa no iFood, pois sem ela o iFood não consegue fazer a integração;

Antes de iniciar a integração, certifique-se de que você fez o cadastro de todos os produtos de seu cardápio e complementos no Consumer Desktop. Cadastre corretamente o nome dos produtos, categorias, descrição dos pratos, preços. Tudo isso vai ajudar na apresentação do seu cardápio online. Clique aqui e veja como cadastrar seus produtos.

Recomendamos realizar a ativação da integração em um dia de menor movimento. Procure acompanhar atentamente os pedidos iniciais da integração.

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Iniciando a Integração com o IFood

Para realizar a integração do Consumer junto ao iFood, siga as etapas a seguir:

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1. Abrir um chamado no portal do iFood e solicitar integração com sistema de PDV.

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2. Ao te responder, eles ativarão todos os campos de códigos PDV no portal e você precisará preenchê-los. Não se preocupe sobre o valor do produto, ele pode ser diferente no Consumer e no portal do iFood, pois o sistema respeita todo valor que chega no pedido.

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Obs: É importante ter um cardápio ativo no iFood e todos os produtos dele cadastrados no Consumer.

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Os códigos PDV são encontrados no cadastro de cada produto no Consumer:

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Então, é só inserir o código no campo PDV do produto ou complemento no iFood:

 

 

Caso tenha dificuldades nessa etapa, entre em contato com  nossa equipe.

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3. Após preencher todos os códigos PDV no portal do iFood, solicite ao iFood suas credenciais de integração.

 

Ao recebê-las, acesse o módulo de integração no Consumer em Apps -> iFood e clique em Já recebi as credenciais:

 

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Na tela a seguir, insira suas credenciais de e-mail e senha recebidas do iFood, clique no botão Testar Credenciais para verificar se os dados foram inseridos corretamente e então clique no botão Salvar.

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Ligue o Monitor de Pedidos para que seu restaurante fique aberto:

 

 

Pronto! Com a integração ativa, solicite um pedido-teste ao iFood.

 

Desativando a integração

Se por algum motivo você deseja retirar a integração do iFood com o Consumer, basta seguir os passos abaixo:

 

1.Entre em contato com o iFood e solicite a reativação do seu gestor de pedidos (retirar modo Read Only).

 

2. No Consumer, acesse Apps -> Pedidos Online -> iFood e desative a integração no sistema:

 

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Configurando as Formas de Pagamento

É importante você cadastrar a forma de pagamento iFood Online na opção Financeiro -> Formas de Pagamento e marcar as opções Visa, Mastercard e American Express e iFood, conforme imagem abaixo. Dessa maneira, caso você tenha a opção de pagamento online, o sistema já captura automaticamente e vincula ao pedido.

 

Atenção:

  • Cadastre exatamente com a descrição iFood Online para que o mapeamento funcione corretamente ao chegar um novo pedido.
  • Para que o lançamento dos pagamentos seja realizado automaticamente, é necessário que o Caixa do Consumer esteja aberto no momento do atendimento do pedido.

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Recebendo Pedidos do iFood

A partir de agora, ao receber um novo pedido através do iFood, o Consumer vai te comunicar imediatamente através da janela abaixo. Basta então clicar em Solicitar Cancelamento para não aceitar o pedido ou então em Atender, conforme mostrado na imagem:

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Veja que é possível deixar o atendimento automático de pedidos:

 

 

Ao clicar no botão Atender, o Programa Consumer vai organizar todos os pedidos que chegaram através do iFood e que estão no seu banco de dados, inclusive com os dados do cliente já preenchidos, como mostra a imagem abaixo:

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Se tiver alguma dúvida e desejar conferir os dados que vieram do iFood, você tem uma aba para pedidos dessa origem, chamada iFood. Veja na imagem abaixo:

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Atualizando o Status do Pedido (Saiu para Entrega)

Para melhorar a experiência do cliente que fez o pedido pelo iFood, avise-o quando seu pedido sair para entrega. Basta alterar o status no Consumer que essa modificação também será apresentada ao cliente no site ou mesmo no aplicativo do iFood.

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Etapa de Testes e Primeiros Pedidos

  • Após ativar a integração com o iFood, recomendamos acompanhar os primeiros pedidos que chegam.
  • Se qualquer produto chegar e o Consumer não o reconhecer, verifique se o código PDV dele está o mesmo no portal do iFood, e se tiver dúvidas, fale com nossa equipe.

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