Introdução

O Programa Consumer permite que você gerencie seu estoque com muita simplicidade. A ferramenta lhe ajuda a ver a quantidade de insumos que compõem seus produtos e verificar os que estão acabando. Você pode editar os ingredientes que constituem cada item do cardápio acessando sua ficha técnica.

Você também pode registrar o valor do ingrediente, para estipular o valor de produção de cada item.

Se você tem um estabelecimento na área da alimentação, o Consumer é a solução perfeita para acompanhar de perto seu estoque e realizar uma gestão profissional.

 

Cadastro de Produtos

O primeiro passo é realizar o cadastro dos produtos no sistema. Para isso é necessário montar seu cardápio com categorias e detalhes. Clique aqui e veja um artigo completo sobre como cadastrar seus produtos.

 

Montando a Ficha Técnica

Em seguida, defina a ficha técnica de seu produto. Quais são os insumos e ingredientes que fazem parte da montagem dele? Acrescente tudo o que for necessário.

Veja abaixo um exemplo da ficha técnica de um lanche. Faça o mesmo com os pratos do seu cardápio:

 

Cadastro dos Insumos

Após definir a ficha técnica, o próximo passo para controlar o estoque é cadastrar os insumos que fazem parte da composição dos pratos.

Para fazer isso, abra o Programa Consumer e clique na aba de Produtos. Na sequência vá até o módulo de Insumos, conforme mostrado na imagem abaixo:

 

 

Realize o cadastro definindo um estoque mínimo e o estoque atual desse insumo. Marque também se a medida de controle é por Unidade, Quilo ou Litro.

Preencha adequadamente o campo Estoque mínimo. Quando o ingrediente registrado estiver acabando e suas unidades estiverem próximas do estoque mínimo, o sistema vai lhe avisar que é hora de fazer a reposição.

 

 

Cadastro da Ficha Técnica

Após cadastrar todos os insumos que fazem parte da composição de seus pratos no sistema, o próximo passo é vinculá-los ao cadastro do respectivo produto.

Nesse momento, você vai selecionar um determinado Insumo e definir a quantidade que é utilizada na montagem do respectivo prato.

 

 

Nesse momento, você deve selecionar cada insumo que faz parte desse prato e a respectiva quantidade de cada ingrediente. Por exemplo, no meu lanche X-Picanha em utilizo 10 gramas de maionese.

 

 

Após vincular todos os insumos que fazem parte da ficha técnica do respectivo produto/prato, clique no botão Salvar, para concluir o cadastro.

 

Controlar Estoque de Produtos Acabados

Para aqueles produtos que não são compostos de insumos da casa, como refrigerantes, por exemplo, o controle de estoque pode ser feito direto em seu cadastro, sem ficha técnica:

 

 

Novo Pedido e Baixa Automática de Insumos

A partir de agora, ao fazer um pedido que inclui esse produto no sistema, todos os insumos que fazem parte de sua composição serão abatidos do estoque automaticamente.

 

 

Conferindo o Estoque dos Insumos

Veja que após finalizar o pedido de um item como o Super Picanha, todos os insumos que o compõem serão abatidos do estoque:

 

 

Histórico de Entradas e Saídas

Você pode acompanhar toda a movimentação do estoque de seus produtos e seus insumos no relatório “Histórico de Entradas e Saídas”.

Nesse local, é apresentada a entrada do estoque e os itens recentemente comprados e reabastecidos. Você pode ver também as saídas para cada insumo e verificar em que pedidos eles foram gastos:

 

 

Para saber como atualizar o estoque de seus produtos, clique aqui.

 

E para entender como fazer a entrada de estoque via NFe, clique aqui.

 

Como consultar o valor total gasto em insumos e produtos

Agora que você já sabe como controlar seu estoque de produtos e insumos, vamos mostrar como saber os valores gastos nas compras deles, em determinado período.

 

Para isso, é fundamental que, toda vez que você fizer uma compra nova, além de atualizar seu estoque, você registre o valor gasto em Contas a Pagar:

 

 

Uma dica para facilitar a filtragem do valor gasto é vincular toda compra de insumos/produtos na mesma categoria:

 

 

Dessa forma, quando quiser saber o valor total gasto com insumos e produtos em um período, basta filtrar a categoria, pois mesmo que os fornecedores sejam diferentes, o valor será somado:

 

 

Lembrando que além de insumos, você pode controlar todas as despesas do estabelecimento no Contas a Pagar, veja mais aqui.

 

E para conhecer o CMV (Custo de Mercadoria Vendida) do seu estoque, é só clicar aqui.

Este artigo foi útil para você?