Benefícios do Sistema otimizado para funcionar offline

O Programa Consumer é desenvolvido para ser instalado e usado no computador do cliente sem precisar necessariamente de uma conexão com a internet (pode ser usado offline), o que o torna diferente de sistemas que dependem da internet para funcionar.

Esse modelo offline traz grande agilidade e performance para o cliente, pois os programas que são instalados e rodam diretamente no sistema operacional aproveitam todos os recursos do mesmo e têm grande velocidade e desempenho no seu uso.

Além disso, computadores com Windows permitem que o cliente tenha grande liberdade na escolha do hardware, pois impressoras, balanças, identificadores de chamada (BINA), SAT e leitores de código de barra em sua maioria são desenvolvidos para serem utilizados por computadores Windows.

 

Por que meu sistema fica lento às vezes?

Mesmo com o sistema rodando offline, algumas situações podem deixá-lo um pouco lento ou com um desempenho abaixo do esperado. A maioria dos problemas diz respeito a algum tipo de incompatibilidade. Veja a lista abaixo:

 

Sistema Operacional: Embora o Consumer funcione em qualquer versão do Windows mais recente que o Windows 7, recomendamos a versão do Windows 11 Pro. O Windows 11 é a versão do Windows com mais recursos avançados, e é atualizada frequentemente pela Microsoft para correções de bugs e adição de melhorias.

 

Hardware: Os requisitos recomendados para bom funcionamento do programa Consumer são:

  • Processador: Intel® i5 de 7ª geração, AMD equivalente, ou superior;
  • Memória RAM: 8GB DDR4 ou superior;
  • Armazenamento: SSD de 240 GB, sendo 30 GB de espaço disponível em disco para instalação;
  • Sistema Operacional: Windows 11;
  • Monitor: Resolução Full HD de 1920×1080 píxeis.

 

Softwares: Muitos clientes possuem um computador com baixa configuração e memória, e além de utilizar o Consumer para gestão, usam o mesmo computador para tocar músicas no ambiente ou desempenhar outras atividades. Isso pode consumir muitos recursos do computador, o que pode deixá-lo lento. Ao usar o Consumer, procure deixar apenas ele aberto para maior desempenho.

Outros softwares que consomem muita memória são sistemas de antivírus pesados que são configurados para fazer uma análise completa do computador diariamente, às vezes coincidindo com horários de grande movimento. Fique atento a isso. Busque programar a análise do antivírus para períodos de baixo movimento.

 

Ambiente: Mantenha-se atento também ao número de dispositivos em sua rede, principalmente no caso de tratar-se de um computador servidor com vários computadores e celulares conectados a ele.

Algumas versões do Windows têm limitações de dispositivos conectados ao servidor. Clique aqui e confira a tabela com o limite de cada versão.

Nessas situações é necessário dispor de boa configuração no computador servidor, como sugerido acima. Além disso, é interessante providenciar um roteador sem fio exclusivo para a equipe de atendimento, não misturando-o com o equipamento que é usado para compartilhar internet com os clientes. 

Ou seja, se você usa a Comanda Mobile ou Consumer Rede e não está muito satisfeito com a velocidade nos dispositivos celulares ou notebooks conectados ao servidor, recomendamos ter ao menos 2 roteadores no estabelecimento, um apenas para os garçons e computadores da rede e outro para os clientes usarem a internet.

 

Técnico Local

Procure um técnico de informática local para lhe auxiliar com as configurações de hardware e do sistema operacional. Com um investimento relativamente baixo você terá um ambiente altamente otimizado, melhorando a velocidade de seus processos.

 

Gerenciador de Tarefas

Outra dica interessante é acompanhar pelo Gerenciador de Tarefas do Windows como está o consumo de memória do computador e quais os programas que mais ocupam a memória no momento de lentidão. Depois de identificá-los, verifique quais podem ser fechados e quais são realmente necessários no momento.

 

Suporte

Se ainda tiver dúvidas mesmo após ler e aplicar as dicas acima, entre em contato com nossa equipe de suporte técnico. Juntos podemos fazer um diagnóstico para entender se a lentidão é relacionada a algum fator especifico no sistema do cliente ou algo no próprio Programa Consumer.

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