Introdução

O MenuDino é um portal que permite que nossos clientes publiquem seu cardápio na internet para divulgá-lo nas redes sociais. Por meio da plataforma, os usuários podem hospedar fotos dos pratos, acrescentar seus preços e também uma descrição para cada item. O MenuDino é perfeitamente integrado ao Consumer.

 

 

Além de publicar o cardápio na internet e fazer a divulgação no portal sem qualquer custo ou investimento, você ainda terá seu Site Delivery exclusivo, o qual os clientes podem acessar por um link ou QR Code:

 

 

 

É possível também habilitar a opção para receber os pedidos diretamente no seu WhatsApp, gratuitamente. Já a versão PREMIUM desse módulo é disponibilizada por meio de pacotes de assinatura pagos, e no MenuDino PREMIUM o usuário pode receber seus pedidos diretamente no Consumer, sem custo ou taxa sobre cada um dos pedidos.

.

Publicar o Site Delivery

Para publicar seu Site Delivery, o primeiro passo é realizar o cadastro de todos os seus produtos com o máximo de detalhes, adicionando também fotos, descrição dos pratos e o maior número de informações possível. Quanto mais bem trabalhada a exibição do cardápio, mais confiança o estabelecimento passa para o cliente.

Aliás, preparamos um manual com dicas valiosas que irão te ajudar com o cadastro do cardápio para o Site Delivery, veja-o aqui. 

Com o cardápio pronto no Consumer, acesse a opção Apps -> Pedidos Online -> MenuDino App e Site:

.

.

A janela de configuração do Site Delivery será aberta, clique em Próximo:

.

.

Customize o seu Site Delivery da maneira que desejar

Na aba ESTABELECIMENTO, defina uma URL para seu Site no portal MenuDino.com e configure alguns dados de exibição do seu cardápio:

.

.

Obs: Essa URL será digitada pelos seus clientes no navegador do celular ou computador, para acessar seu Cardápio Online.

.

Insira também o horário de funcionamento do Site, que pode ser personalizado para cada dia da semana. Assim, seus clientes saberão quando o seu estabelecimento está aberto ou não:

.

.

Atenção: se o funcionamento ultrapassar a meia-noite, você precisa se atentar ao formato de 24hrs, veja no exemplo abaixo (turno de sábado das 17hrs às 00:30 hrs):

.

 

Não se esqueça de preencher os dados do estabelecimento e as opções de entrega de acordo com o que é estabelecido no seu restaurante:

.

.

Ainda nessa aba, é possível salvar o QR Code do seu Site Delivery, que pode ser usado em campanhas de marketing nas redes sociais ou até mesmo impresso em banners e folders, por exemplo. Para isso, é só clicar no ícone do QR Code que ele será salvo na sua área de trabalho, veja:

 

 

Assim, ao invés do seu cliente digitar toda a URL no navegador, basta ele escanear o QR Code com a câmera do celular que o seu Site Delivery será aberto automaticamente:

 

 

Ao clicar em Próximo, você vai para a área de customização da Aparência (Layout) do seu cardápio, e nela, você pode escolher uma cor “tema” para o o Menu, deixando seu cardápio com a identidade visual do estabelecimento. Também é possível colocar sua logomarca em destaque, além de escolher entre planos de fundo de alta definição:

.

 

Feito isso, clique em Próximo. Na aba CARDÁPIO, você pode editar produtos ou pausá-los quando não estiverem  disponíveis para venda no Site Delivery:

.

.

Personalize o seu cardápio com fotos, acrescente detalhes sobre cada produto e verifique se está tudo certo antes de clicar em Próximo.

.

Receba pedidos online no WhatsApp ou pelo Consumer Desktop

Para finalizar, você pode habilitar para receber pedidos no Sistema de Gestão do Consumer (caso você tenha o módulo adicional PREMIUM) ou no WhatsApp.
.
Nessa tela, selecione a opção de pedido online desejada e defina se o cliente pode agendar pedidos ou se deve pagar um valor mínimo. Além disso, crie as áreas de entrega da sua cidade.

.

.

Obs: para que o MenuDino calcule a taxa correta de acordo com o CEP do cliente, é preciso fazer o mapeamento das áreas, veja aqui como ele funciona.

 

Além disso, você pode escolher se os clientes precisam fazer um cadastro padrão ou simplificado:

 

.

Na aba PAGAMENTO, você define quais as formas de pagamento e bandeiras aceitas no seu Delivery, e caso queira receber pagamentos online, basta seguir os passos desse manual.

.

.

Depois de conferir as definições, clique na em Próximo. Você estará então na aba Publicar ou Atualizar Cardápio. Clique em Publicar Cardápio:

.

.

Leia as instruções da tela, clique na caixa e em Sim:

 

 

Por último, não se esqueça de ativar o Monitor de Pedidos para receber os pedidos do Site Delivery integrados ao Consumer:

.

.

Lembrando que é necessária uma conexão permanente de internet banda larga disponível no computador no qual o MenuDino será publicado, para que os dados subam para o Site corretamente e o estabelecimento permaneça aberto (Banda Larga de 10 MB ou superior).

 

Pronto! Quando alguém fizer um pedido no seu Cardápio Online, você o receberá diretamente no Consumer ou no Whatsapp (veja como funciona o recebimento aqui). Utilizar um site/aplicativo próprio pode lhe ajudar a fidelizar mais clientes e não dá margem à concorrência. Experimente o MenuDino!

Este artigo foi útil para você?