Introdução

MenuDino é uma plataforma que permite que nossos clientes tenham um canal próprio de vendas com sua marca e o melhor, sem pagar taxa comissões a cada venda realizada. Publique seu cardápio na internet para divulgá-lo nas redes sociais. Através da plataforma os usuários podem hospedar fotos dos pratos, acrescentar seus preços e também uma descrição para cada item. O MenuDino é perfeitamente integrado ao Consumer.

Neste manual iremos mostrar como funciona o passo a passo da contratação e publicação do App e esclarecer alguns tópicos frequentes que geram dúvidas em relação à integração com o MenuDino.

.

Realizando a contratação da Plataforma

Para adquirir o módulo adicional do Site/App Delivery integrado ao Consumer, basta clicar na opção de módulo adicional no carrinho, ou se você já tiver assinatura, pela área do cliente.

Veja abaixo como contratar na primeira compra:

Acesse https://loja.programaconsumer.com.br/ e escolha seu plano Consumer. Em seguida, clique em adicionar Plataforma Completa Site Delivery como mostramos abaixo:

 

.

.

Nessa etapa, escolha se deseja ter o MenuDino Site ou se quer ter seus Apps publicados, seja Android, iOS ou ambos:

.

..

Veja como contratar pela Área do Cliente, caso você já seja assinante:

Primeiro, acesse sua área do cliente no link https://loja.programaconsumer.com.br/Account/Login com e-mail e senha de compra.

Em seguida, clique em Comprar Apps, como mostra a imagem abaixo:

.

.

Agora, basta Adicionar o MenuDino como módulo adicional e escolher quais Apps você deseja publicar:

.

.

Envio dos dados e publicação do MenuDino Site

Para o desenvolvimento e publicação do App do MenuDino estipulamos um prazo máximo de 15 dias após o envio dos dados de publicação para nossa equipe, como mostramos na  Área do Cliente, no seguinte link:

https://loja.programaconsumer.com.br/Account/Login

O primeiro requisito é ter o Site Delivery do MenuDino já publicado. Essa publicação e/ou criação do cardápio (link) deve ser realizada via Consumer, como mostramos neste manual.

.

Confirmando requisitos:

 

  • Criação/Publicação do cardápio(Link) do MenuDino via Consumer, como ensina esse manual. As imagens dos produtos podem demorar até 48 horas para serem modificadas quando o Cardápio é atualizado.
  • Envio das informações na Área do Cliente, tais como Fotos e descrições do App:

.

.

.

 

Nome do aplicativo na Google e Apple

A Google é mais flexível, aceitando nomes iguais, porém, isso não se torna um bom marketing para sua empresa, pois, se houver outro aplicativo com o mesmo nome, seu cliente pode ficar confuso e não instalar o aplicativo, ou baixando o App errado.

Já a Apple é bem mais rígida, não aceitando aplicativos com o mesmo nome, portanto, orientamos que caso já exista um App publicado na Apple, é necessário solicitar para a empresa que criou o outro aplicativo a remoção por completo do App das lojas (não apenas a desativação).

Obs: para ambos os casos (Google e Apple) orientamos a remoção do App das lojas (mesmo que a Google aceite Apps com o mesmo nome). Caso não queira, muitos clientes nossos optam por colocar da seguinte forma: “Nome do App Oficial”, acrescentar o Oficial no final do nome, só relembrando que o indicado é ter apenas um aplicativo com o nome do estabelecimento.

.

Publicação dos Apps

Na Google, o processo é bem mais rápido, menos rígido e o aplicativo acaba saindo em bem menos tempo do que o prazo especificado.

Já na Apple, é necessário que conste um pagamento em torno de U$ 99, pois esse valor é obrigatório para a aquisição da conta Apple Developer Program, além de ter um dispositivo Apple (iPhone, iPad, Mac), pois, para podermos enviar o aplicativo, nós já precisamos ter o Apple ID e Senha de acesso à Apple Developers, e para prosseguir com a publicação, é necessário gerar 3 PIN’s no dispositivo Apple no qual o Apple ID vinculado seja o que foi informado para nós.

 

Para saber como criar uma conta na Apple Developers, basta seguir o tutorial no link abaixo:

.

https://ajuda.programaconsumer.com.br/como-criar-conta-apple-developer/

.

Para gerar os PIN’s, nossa equipe precisa entrar em contato com o cliente, pois um código irá aparecer na tela do dispositivo Apple cadastrado com o Apple ID informado para nós, então, se possível, sempre forneça um número para contato direto com o responsável do dispositivo Apple (quem usa o aparelho). 

.

Lembramos que é necessário ter um cartão de crédito internacional para paga a taxa da Apple Developers.

.

Aplicativos Publicados

Feito isso, e publicados os aplicativos, iremos encaminhar um e-mail informando que os Apps foram publicados e só então o cardápio do MenuDino poderá ser atualizado. Nesse e-mail enviaremos os links dos respectivos aplicativos comprados, da Google Play e/ou Apple.

.

Alteração do nome do App após publicação

Se desejar alterar o nome do App, basicamente será necessária uma nova publicação, então, é necessário reenviar os aplicativos para as lojas. No caso da Google o envio é mais simples. Para a Apple, será necessário reenviar o aplicativo, e então, gerar os 3 PIN’s novamente.

Para gerar os PIN’s, precisamos entrar em contato com o cliente, pois um código aparecerá na tela do dispositivo Apple cadastrado com o Apple ID informado para nós, então, se possível, sempre passe um número de contato direto com o responsável do dispositivo Apple (quem usa o aparelho).

.

Alteração de Link (URL) do MenuDino após publicação do App

Caso deseje alterar o link do MenuDino (exemplo: app.menudino.com/minhaloja para app.menudino.com/meurestaurante) será necessário republicar os aplicativos, pois, ambos irão parar de funcionar se a URL for alterada sem essa republicação. Não utilize caracteres especiais, tais como acentuação, ou a letra ç por exemplo, pois isso pode gerar vários erros.

.

Exclusão do Link do MenuDino

Não é possível excluir um link do MenuDino, mas você pode renomeá-lo para app.menudino.com/restaurante_old ou app.menudino.com/restaurante_desativado por exemplo. A exclusão não é possível pois existem produtos vinculados ao link.

.

Vários Apps para a mesma Loja

Nesse caso, você pode optar por Aplicativo Unificado ou um aplicativo para cada loja.

Se optar pela opção de um único aplicativo, precisará ser feita a publicação de todos os Apps. Se a Apple bloquear o envio de mais aplicativos no mesmo Apple Developer, será necessário adquirir outra conta.

Escolhendo um Aplicativo Unificado, seus estabelecimentos terão apenas um aplicativo, e ao acessá-lo, serão mostradas as lojas que o cliente pode escolher. Para todas as lojas será necessária a aquisição do MenuDino Site, mas ao menos uma delas deve ter a assinatura do MenuDino Site + App. Veja abaixo um exemplo de App Unificado:

.

App Gil Lanches: https://app.menudino.com/lojas/gillanches 

App Madruga’s: https://app.menudino.com/lojas/madrugasmerces

.

Os clientes acima já estão usando essa solução, caso queira testar, você pode instalar seus Apps:

.

Nakato Sushi

Madruga’s Hamburgueria

.

Android

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.MenuDino.NakatoSushi

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.MenuDino.MadrugasHamburgueriaMerces

.

iOS

https://itunes.apple.com/br/app/nakato-sushi-japon%C3%AAs-delivery/id1445764091?mt=8

https://itunes.apple.com/br/app/madrugas-hamburgueria/id1454811128?mt=8

.

Se deseja utilizar a solução descrita acima, será preciso ter dois aplicativos integrados e seguir os seguintes passos:

.

1º Nova publicação do MenuDino Site gerando uma nova URL em cada uma das lojas;

2º Nos avisar após as publicações dos cardápios, para publicação dos Apps integrados em até 30 dias.

.

É importante deixar claro qual será a URL principal, que irá listar as lojas disponíveis para Delivery.

.

Concluindo: Cada restaurante terá um Consumer Desktop instalado, com bancos de dados independentes, e cada um tem que ter um Cardápio do MenuDino publicado, para então, criarmos uma nova url que listará todos seus cardápios, como os dos clientes acima.

Dependerá do usuário selecionar a Loja correta baseando-se na Cidade/Bairro em que ele está, e então o pedido chegará no Consumer da Filial a qual o cliente selecionou na tela de abertura do seu App único.

Este artigo foi útil para você?