Introdução

O Programa Consumer é homologado para para emissão de NF-e (Nota Fiscal Eletrônica) para bares, restaurantes e todos os estabelecimentos da área alimentícia. A emissão de NF-e no Consumer é realizada como uma operação de venda presencial referente a um pedido para o consumidor final.

Veja neste artigo como ativar a emissão de Nota Fiscal Eletrônica em seu estabelecimento.

 

Veja abaixo um vídeo rápido de configuração do Fiscal que preparamos para você:

 

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Pré-requisitos

Possuir um certificado digital modelo A1.

Pedir para seu contador solicitar a liberação do modelo 55 junto à SEFAZ do seu estado.

Lembrando que é necessária uma conexão permanente de internet banda larga disponível no computador no qual o Fiscal está instalado, para a comunicação com a SEFAZ (Banda Larga de 10 MB ou superior).

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Certificado Digital

É obrigatório o Certificado Digital Modelo A1. Esse certificado permite que você comprove e autorize as transmissões dos cupons fiscais.

 

Como adquirir o Certificado Digital?

Através de parceria firmada, disponibilizamos um canal para aquisição do Certificado Digital A1 em uma condição especial, dessa forma poderemos auxiliar com mais agilidade na homologação e emissão fiscal no Consumer.

Clique no link a seguir: https://www.consumer.com.br/certificado-digital 

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Homologação

A homologação da NF-e é feita pela nossa equipe. Após adquirir o certificado, clique aqui e solicite um acesso conosco para que a homologação seja feita.

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Habilitar NF-e no Consumer Desktop

Para ativar a NF-e, vá em Apps -> Cupom Fiscal -> Configurar.

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A seguinte janela de configuração irá se abrir.
Vá em Configurações NF-e.
Clique em Habilitar NF-e, selecione o Ambiente Produção, digite o CNPJ do escritório de Contabilidade e clique em Salvar:

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Dados Fiscais do Produto

Ao finalizar a configuração fiscal, você terá acesso à aba Fiscal no cadastro de produtos. Nessa aba você tem que preencher as informações fiscais. Esse processo deve ser realizado com auxílio de seu contador, pois não dominamos os dados fiscais de todos os produtos do Brasil.  

Clique aqui e veja o passo a passo de como cadastrar seus dados fiscais no Consumer.

Obs: é obrigatório preencher o campo CEST. Caso não saiba o CEST de seus produtos, orientamos que entre em contato com sua contabilidade.

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Emitindo DANFE

Ao finalizar o processo, faça um pedido e lance um produto com os dados fiscais já preenchidos para testar a emissão do cupom fiscal, como fizemos abaixo com a água:

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Como a DANFE é uma nota mais completa, é preciso selecionar um cliente cadastrado no Consumer. Para poder emitir NF-e, é necessário que o cliente esteja com o cadastro completo e correto:

  • se for CPF: Nome completo, RG, CPF e endereço completo;
  • se for CNPJ: Razão Social, CNPJ, IE, ICMS (contribuinte, não contribuinte ou contribuinte isento de inscrição) e endereço completo.

Essas informações são preenchidas no cadastro do cliente, no menu Principal > Clientes:

 

 

Voltando à tela da venda, vincule o cliente ao pedido:

 

 

Escolha a forma de pagamento e clique em Finalizar:

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A seguinte tela irá aparecer. Selecione NF-e e clique em Emitir Nota:

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Será aberto o Gerenciador de notas, clique em Emitir novamente:

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Após clicar em Emitir Nota, uma nota fiscal DANFE  será impressa no papel A4 ou salva em PDF e emitida à SEFAZ. Os dados preenchidos serão os dados do seu cliente cadastrado no Consumer que realizou o pedido.

Caso você tenha homologado NFC-e e NF-e, você terá a opção de escolher o Modelo de NF.

Abaixo temos um exemplo de DANFE que será emitida em papel A4:

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Cancelando Nota Fiscal

A tolerância máxima é de 24 horas para o cancelamento da Nota Fiscal eletrônica em todos os estados.

Preparamos um artigo completo para lhe mostrar como cancelar um cupom fiscal no Programa Consumer. Clique aqui para acessá-lo.

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