Introdução

O Programa Consumer é homologado para emissão do cupom fiscal eletrônico NFC-e para bares, restaurantes, pizzarias e lanchonetes.

Veja aqui como realizar a configuração do módulo fiscal para emissão do cupom fiscal eletrônico NFC-e em seu estabelecimento.

 

Por que, às vezes, o programa imprime duas vias do cupom fiscal?

Quando há falta de comunicação do sistema com a Sefaz – o que pode ocorrer devido a instabilidade nos servidores da Secretaria da Fazenda ou problema na conexão de internet -, o programa adota a emissão em contingência offline.

Esse processo é adotado para que seu cliente não precise aguardar a conexão retornar, ou seja, o sistema irá gerar o XML dessa nota e, após restabelecida a comunicação entre os servidores, ele será encaminhado para autorização na Sefaz responsável automaticamente.

Por padrão, quando a nota é emitida em contingência, conforme obrigatoriedade da Sefaz, duas cópias do cupom devem ser impressas. Uma delas deve ser entregue ao cliente em mãos, e a outra deve ser mantida no estabelecimento. Além disso, a DANFCE conterá a frase “Emitida em contingência”, para sinalizar o ocorrido de maneira transparente.

 

Atualizando o status da nota

Para saber se a NFC-e foi autorizada ou rejeitada, quando a conexão retornar é preciso atualizar o status dela. Para isso, basta acessar o menu Apps > Cupom Fiscal > Gerenciador de Notas Fiscais > NFC-e:

 

 

Clique sobre a nota e, por fim, em “Atualizar Status”:

 

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Certificado digital expirado

Uma das razões para que a nota seja emitida em contingência é devido ao fato do certificado digital estar vencido. Esse documento é usado para garantir a autenticidade da NFC-e durante o processo de transmissão e emissão do Cupom Fiscal eletrônico, por isso, se ele estiver expirado, as notas serão emitidas em contingência.

O certificado aceito pelo Consumer (modelo A1) tem a validade de um ano, portanto é preciso renová-lo anualmente, com o auxílio do seu contador.

Através de parceria firmada, disponibilizamos um canal para aquisição do Certificado Digital A1 em uma condição especial, dessa forma poderemos auxiliar com mais agilidade na homologação e emissão fiscal no Consumer.

Clique no link a seguir: https://www.consumer.com.br/certificado-digital 

 

Para consultar a data de validade do seu, o primeiro passo é acessar sua Área do Cliente, clicando aqui. Caso não se lembre da senha, clique na opção “Esqueci minha senha” para que ela seja enviada ao e-mail de cadastro:

 

Após entrar com seu e-mail e senha, você irá acessar uma área restrita em nosso site. Nela você tem acesso as suas licenças, e pode encontrar a opção de alterar seus dados de cadastro.

No final da página, localize a aba Dados Fiscais – TecnoSpeed. Nesse menu estarão os dados de acesso necessários para consultar suas notas fiscais emitidas em nosso servidor.

Clique em Acessar nesse local, como mostrado na imagem abaixo:

 

 

Na tela a seguir entre com seus dados de acesso: GrupoUsuário e Senha, indicados anteriormente:

 

 

Na próxima tela, clique em Certificado, localizado no canto inferior esquerdo, para consultar a validade dele:

 

 

Após ter solicitado um novo certificado ao seu contador, basta enviar um e-mail para nossa equipe: [email protected], anexando o arquivo do novo certificado (.PFX) e a senha dele. 

Se houve emissão de notas com o certificado vencido, elas serão rejeitadas e será necessário reenviá-las para autorização da Sefaz.

Se tiver alguma dúvida, entre em contato com a nossa equipe.

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