Introdução

O Programa Consumer é um sistema de gestão completo para a área da alimentação, oferecendo aos nossos clientes a opção de estar homologado para emissão do cupom fiscal eletrônico NFC-e e nota fiscal NF-e.

Iremos aprender neste artigo como preencher os dados fiscais dos seus produtos, veja um vídeo completo que preparamos para você explicando o cadastro:

 

Configurando o Módulo Fiscal no Consumer

Antes de preencher os dados fiscais, é muito importante homologar o Fiscal no Consumer para, assim, habilitar os campos de preenchimento, clique aqui para saber como fazer a homologação.

 

Como obter os dados fiscais?

O cadastro do produto em nosso sistema, assim como a montagem do cardápio, adição de preços e mais detalhes, deve ser realizado exclusivamente pelo cliente.

Informações como NCMs, CSTs, Substituição Tributária, CFOP e Origem da mercadoria, devem ser fornecidas por seu contador e lançadas pelo cliente no sistema.

O contador é o profissional que possui todas as informações fiscais dos produtos de acordo com seu estado. Ele irá lhe auxiliar nesse processo.

 

Preenchendo as informações fiscais

Após ter finalizado a homologação fiscal, para preencher os dados fiscais, acesse o menu “Produtos” -> “Produtos”, selecione o item e clique em “Editar”, como mostramos na imagem abaixo.

 

 

Na próxima tela, vá até a aba “Fiscal” e preencha os campos de acordo com os códigos fornecidos pelo seu contador.

 

 

Em seguida, prossiga a configuração informando o ICMS do produto, como mostramos a seguir:

 

Obs: os códigos informados nas imagens acima são fictícios.

 

Dica: Caso possua produtos com as mesmas informações fiscais, você também pode copiar a configuração fiscal de outro item, facilitando o processo. Na aba “Fiscal”, clique em “Copiar configuração de outro produto”:

 

 

Selecione o produto do qual os dados serão copiados e clique em “Copiar”:

 

 

Prontinho! Todas as informações fiscais foram devidamente preenchidas e você já pode começar a emitir seus cupons fiscais.

Este artigo foi útil para você?