Introdução
O MenuDino, tem integração com duas operadoras de pagamento online: a CIELO E-COMMERCE (API 3.0) e a PagSeguro. O restaurante faz seu cadastro, e então pode fazer a negociação das taxas diretamente com as operadoras. Depois, é só mudar suas configurações diretamente no Consumer, na hora de publicar seu cardápio.
Neste manual, vamos ensinar como fazer o cadastro com a PagSeguro, mas se preferir contratar a Cielo e-commerce, clique aqui.
Com essa integração, seus clientes podem fazer o pagamento online com cartão de crédito, no site e aplicativo.
Obs: o pagamento online só funciona se o cliente tiver um dos módulos adicionais PREMIUM da Plataforma Delivery.
Criando uma conta com a PagSeguro
Ao fazer seu cadastro com a PagSeguro você terá acesso a várias operações de venda, que podem ser realizadas online ou presencialmente. O primeiro passo é acessar este link. Depois, clique em Para meu Negócio, insira o celular e clique em Continuar:
Preencha os dois campos com o seu e-mail e clique em Continuar:
Insira seu CPF ou CNPJ e clique novamente em Continuar:
Preencha a razão social, escolha a categoria do seu negócio clique em Continuar:
Insira o telefone comercial, o site (opcional) e clique em Continuar:
Alguns dados pessoais do proprietário (ou sócio) serão solicitados:
Insira o CEP e complete o endereço:
Crie uma senha para a conta e clique em Criar Conta:
Seu cadastro entrará em análise e a resposta chegará por e-mail:
Também é preciso confirmar o cadastro no e-mail recebido:
Gerando o Token da Integração
Após aproximadamente 24hrs, seu cadastro será aprovado pela PagSeguro e você já poderá fazer login na sua conta neste link.
Insira o CPF/CNPJ e a senha cadastrados anteriormente e clique em Entrar:
Agora, você tem acesso ao painel da sua conta com a PagSeguro:
No painel do cliente, acesse Venda Online -> Integrações:
Clique em Gerar Token:
Homologação PagSeguro
Esta é a última etapa para seu site iniciar as vendas.
A homologação é um processo aplicado pela PagSeguro que visa dar mais garantias de qualidade ao seu negócio.
O principal objetivo da homologação é garantir que a sua integração com o PagSeguro está ocorrendo da melhor forma possível, evitando, assim, transtornos no processo de pagamento. Além de auxiliar nas oportunidades de melhora na experiência de uso de seu checkout, aumentando consideravelmente a conversão de sua loja.
Então, vamos lá! Primeiramente, clique no link abaixo e faça o download do arquivo. Ele será necessário em uma das etapas que virão:
https://drive.google.com/uc?export=download&id=1Um7ApJksJP0SYEd2LnmNnpmpCLG9EUk3
Preenchendo o formulário
Agora, clique aqui para iniciar a homologação.
No formulário que aparecerá, preencha-o exatamente da mesma maneira que está preenchido nos prints abaixo:
.
Apenas os campos “Qual é o seu nome?” e “Qual é o e-mail da sua conta PagSeguro” devem ser preenchidos a seu critério. Nos demais, preencha exatamente como apresentamos na imagem, ou seja:
Qual o nome da sua loja?
R: Plataforma MenuDino (Consumer)
*Está em contato com algum Executivo Comercial PagSeguro?
Novamente preencha os campos exatamente da forma que está apresentado no print. Segue abaixo a resposta para colar no formulário:
*Informe o e-mail do responsável técnico.
Segue abaixo o texto para colar no campo “*Por gentileza, quais as instruções de acesso ao seu ambiente para validarmos os testes abaixo.”:
R: Acesse o site informado e realize uma compra de um dos itens com um cartão de crédito válido. Se for solicitado o tipo de entrega, selecione a opção “retirada”.
E no campo “Informe a URL da loja”, insira o seguinte link:
R: https://sandbox-menudinoapp.programaparabaresrestaurantes.com/?url=menudino
No campo destacado em amarelo, anexe o arquivo que baixou no tópico “Homologação PagSeguro” deste manual.
Pronto! Agora é só clicar em “Enviar”.
Após enviar o formulário de homologação, basta aguardar o retorno por e-mail da PagSeguro liberando as vendas em seu site.
Informando o Token no Consumer
Assim que o Token for gerado, ele será enviado em seu e-mail, então, acesse o Consumer, em Apps -> Pedidos Online -> MenuDino na aba Pagamento, e escolha a opção PagSeguro. Insira o e-mail que cadastrou com a PagSeguro e o Token recebido por e-mail:
Ative o modo de Cadastro Padrão do Site Delivery, pois a PagSeguro solicita o e-mail do cliente ao finalizar o pagamento online:
Por último, é só republicar seu Site Delivery:
Pronto! Seus clientes já podem pagar pedidos em seu Site Delivery de forma online:
Atenção: se você possui uma maquininha da PagSeguro, as mesmas bandeiras que ela aceita serão aceitas no Pagamento Online do MenuDino também. Agora, se vai criar a conta do zero, consulte as bandeiras disponíveis com a PagSeguro.