Introdução

Se você trabalha com pedidos para entrega, é importante optar por um sistema de gestão que permita que você organize todos os processos envolvidos nessa tarefa.

Atender os pedidos com agilidade, oferecer uma entrega rápida e um cálculo justo do valor do frete. Tudo isso é importante para ter uma operação Delivery de qualidade.

 

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Taxa de Entrega 💲

Para utilizar o módulo de Pedidos Delivery, o primeiro passo é cadastrar as taxas de entrega no sistema. Você pode editar as existentes ou cadastrar novas, através da opção Configurações -> Configurações do Sistema. Depois, selecione a opção Áreas de entrega:

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Veja como cadastrar áreas por CEP aqui.

E neste manual, mostramos como mapear raios e polígonos.

 

Motoqueiros e Entregadores 🛵

O próximo passo é realizar o cadastro dos motoqueiros e entregadores. Para isso, acesse: Configurações -> Colaboradores. Caso esse usuário não tenha acesso ao sistema, deixe a opção Permitir que essa pessoa acesse o programa desmarcado.
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Integração com a Bina 📞

O Programa Consumer permite que você faça a integração de sua linha de telefone fixo com um hardware de bina homologado, agilizando a realização do pedido.

Para isso, é necessário ter um hardware IC Box IConnect e ativar essa configuração no sistema.
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Realizando um Pedido 👨‍💻

Para fazer um novo pedido no delivery acesse:  Principal -> Pedidos Delivery:
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Na tela a seguir você visualiza todos os pedidos e as funcionalidades:
    • Novo (F2): Clique nessa opção para lançar um novo pedido no sistema.
    • Editar (F6) Clique nessa opção para editar um pedido existente.
    • Sair (ESC)

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Ao clicar na opção Novo (F2), abre-se a tela para realização do pedido. Nela você deve inserir os produtos solicitados pelo cliente, clicando na opção Produtos (F3).
Na sequência, digite o telefone do cliente. Caso ele já exista no banco de dados, o sistema irá fazer uma pesquisa. Basta selecionar um dos endereços cadastrados por ele.
Ou então, digite o telefone, clique em Novo, insira todos os dados do cliente e na sequência o sistema salvará tudo automaticamente.
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Dentro da tela de produtos ao selecionar o item, você pode buscar os complementos e observações através do nome, com no exemplo abaixo:

 

 

Após criar o pedido por completo, é possível gerar um resumo para ser enviado para o WhatsApp do cliente, basta clicar em Mais Opções, e em seguida clicar em Enviar para WhatsApp, os campos “Telefone” ou  “Celular” precisam estar preenchidos no cadastro do cliente, se ambos estiverem preenchidos o sistema dará prioridade ao envio através do número “Celular”.

 

 

Você será redirecionado diretamente ao WhatsApp Web para envio da confirmação. Caso não haja número de celular no cadastro do cliente, o texto de confirmação será copiado e você mesmo poderá enviar como mensagem:

 

 

Na tela do delivery, é possível acessar o histórico completo dos últimos pedidos do cliente através deste botão:

 

Neste local, é possível abrir uma visualização da tela do pedido (indicação nº1), será aberta uma nova aba do pedido para verificação completa (indicação nº2), e na parte de baixo checar os produtos e repeti-los caso o cliente deseje (indicação nº3).

 

 

Para lançar o pagamento, clique na opção Pagamento e registre a forma de pagamento informada pelo cliente no telefone. Caso seja dinheiro, preencha com o valor informado e faça a impressão, clicando no botão Imprimir (F7). O sistema vai calcular o troco e colocar o valor no cupom que será impresso e entregue ao entregador:

 

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Finalizando um Pedido

Recomendamos deixar o pedido em aberto, finalize-o apenas quando o entregador retornar com a forma de pagamento realizada pelo cliente e você realizar a conferência e lançamento correto no sistema. Evitando assim, dúvidas no fechamento do caixa ao final do expediente.

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E para facilitar o controle do delivery, você pode agrupar os pedidos por status, bairro, entregador, situação, origem (MenuDino, iFood) ou grupo de entrega:

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Após a conferência do pagamento junto ao entregador, vá até o pedido, clique em Pagamento e finalize-o:

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Atenção: De acordo com o decreto decreto 56670/22, estabelecimentos localizados no estado do Rio Grande do Sul, que possuem emissão fiscal, e não possuem a TEF (Transferência eletrônica de fundos) configurada, precisarão configurar a credenciadora de catão para que seja informada ao final da venda, clique aqui e veja como realizar a criação de sua POS.
É importante validar com a sua contabilidade o enquadramento ou não de sua empresa em relação as questões de uso da TEF, ou inserção de dados manuais na finalização de suas vendas.
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Pedidos Agendados

Sabia que o Consumer permite que você gerencie pedidos agendados de uma forma profissional e completa? Clique aqui e aprenda a agendar pedidos no Consumer Desktop e aqui para ver como agendar pedidos no Site Delivery.

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