Introdução
Para que uma empresa consiga realizar planejamentos estratégicos, e identificar como esta a performance de vendas, é necessário olhar para as métricas e indicadores de vendas, que auxiliarão nas tomadas de decisão e mudanças na empresa.
Um desses importantes indicadores é o Ticket Médio, que apresentará o valor médio das vendas de um empreendimento em um período, considerando o faturamento e o número de vendas realizadas.
No Consumer o Ticket Médio fica na aba Financeiro, lembre-se de verificar o período filtrado:
Como realizar o cálculo?
Este cálculo possibilitará a visão de um valor base que servirá para aumento do ticket médio, ou seja, aumentar os valores das vendas, tendo em vista que os consumidores gastarão mais, e isso refletirá diretamente no faturamento da empresa.
O cálculo é baseado no faturamento total de um período, dividido pela quantidade total de vendas realizadas durante o mesmo tempo.
TICKET MÉDIO = FATURAMENTO NO PERÍODO / NÚMERO DE CLIENTES NO PERÍODO
Confira a seguir um exemplo simples para entender o cálculo:
Imagine que a empresa vendeu um montante de R$ 80 mil no período de 30 dias, essas vendas foram resultado do atendimento de 25 clientes, dessa forma o cálculo seria assim:
TICKET MÉDIO = R$ 80.000 (FATURAMENTO DO MÊS) / 25 (QUANTIDADE DE VENDAS)
TICKET MÉDIO = R$ 3.200
Dessa forma o valor médio de cada venda no mês foi R$ 3.200.
O ticket médio refere-se a média do valor de cada venda no período calculado, e não o valor exato, sendo assim, mesmo que tenha sido realizado vendas maiores ou menores, o valor médio para chegar ao faturamento mensal, por cliente, é o que determina o ticket médio.
Como aumentar o Ticket médio?
Para conseguir aumentar o ticket médio, é necessário pensar em estratégias que proporcionem a sua empresa o aumento das vendas, e claro criar um relacionamento fiel do seu cliente com seu negócio.
Veja alguns exemplos de estratégias a seguir:
Fidelizar o cliente
Criar estratégias de fidelização como Cupons de Descontos, campanhas de acumulo de Pontos, ou até mesmo Cashback, aumentarão a probabilidade de seu cliente voltar a comprar, tendo em vista que ele sempre lembrará das vantagens que o local possui.
Possuir um Produto atrativo
É de extrema importância possuir um produto atrativo, investir em novos itens e sempre inovar em seu cardápio, o que trará satisfação e aumento da probabilidade de compra.
Atendimento personalizado ao cliente
Um atendimento de qualidade é um grande diferencial, criar uma experiência positiva torna maior a chance de compra recorrente, ter um atendimento personalizado, focado na satisfação de seus clientes.
Marketing e Divulgação
Também é importante ter uma boa divulgação, com estratégias de marketing que consigam divulgar seus produtos para seus clientes. Pensando neste cenário o Consumer desenvolveu junto ao time de especialistas do Google uma ferramenta para impulsionar o marketing do seu negócio, o Consumer ADS.
Conheça mais sobre essa ferramenta clicando aqui, e para criar sua campanha é muito fácil clique aqui e veja o passo a passo.
Obs: A campanha é criada automaticamente, e seus parâmetros foram definidos através de testes por experts do Google e uma vez criados não podem ser alterados.
As dicas citadas acima, quando aplicadas em conjunto, trarão resultados positivos ao estabelecimento ocasionando o aumento de seu ticket médio, fazendo com que sua empresa esteja em constante crescimento.