Introdução

O Programa Consumer é uma solução completa para gestão de negócios na área da alimentação. Milhares de bares, restaurantes, pizzarias e estabelecimentos no ramo alimentício escolhem o Consumer por conta de sua interface simples, ótimo custo benefício e suas atualizações constantes.

Vamos aprender neste artigo como você pode criar campanhas de fidelização por meio de Cashback, de maneira profissional e organizada para aumentar a segurança na gestão de seu estoque e na bonificação dos clientes frequentes.

 

Ativar e Configurar a Campanha de Cashback

Para iniciar, verifique se está com a última versão do sistema. Para atualizar para a última versão, clique aqui e faça o download. Na sequência, com o Programa Consumer aberto, acesse a opção: APPS -> Fidelidade -> Configurar Campanha, como mostra a imagem abaixo:

 

 

Depois, selecione a opção Novo Cashback:

 

 

O próximo passo é configurar sua campanha, para isso, defina a porcentagem que o cliente vai ter de retorno em relação ao valor dos produtos que ele comprar. No exemplo abaixo, o cliente acumula 50% do valor que ele gastar com batatas fritas:

 

 

Agora, insira os produtos que acumulam cashback:

 

 

Selecionando o Cliente no Pedido para Pontuação

Depois de ativar e configurar a campanha no Programa Consumer, ao lançar cada pedido é obrigatório selecionar o cliente para que o cashback seja atribuído a ele, seja pelo módulo de Mesas/ComandasDeliveryCaixa ou mesmo na Comanda Mobile.

 

 

Dessa forma, se o cliente consumir um produto que faça parte da campanha de cashback, o sistema irá registrar em seu cadastro todos os valores de acordo com a porcentagem pré-definida. Veja que ao finalizar o pagamento do pedido, o Consumer comunica o operador de caixa com essa informação:

 

 

Além da informação do cashback aparecer na tela do Consumer, ela também é impressa no cupom de conferência da conta, como mostra a imagem abaixo. Assim, o cliente verifica qual é seu saldo de cashback atual:

 

Histórico de Cashback dos Clientes

Depois de ativar a campanha de Cashback no Programa Consumer, você pode  acompanhar o extrato de um cliente a qualquer momento, e ter uma relação de quais pedidos geraram cashback. Para isso, acesse PRINCIPAL -> Clientes e escolha o cliente desejado. Depois acesse a aba Fidelidade no cadastro do cliente, como ilustra a imagem abaixo:

 

 

Resgate do Saldo

Quando um cliente fizer um novo pedido em seu estabelecimento e for identificado no pedido, seu saldo acumulado de cashback será exibido na tela de pagamento, veja:

 

 

E caso ele deseje utilizar o saldo como desconto na conta, basta clicar em Usar Cashback e digitar o valor que será descontado:

 

 

Pronto! Ao finalizar o pedido, veja que o comprovante exibe o desconto aplicado e o novo saldo (se ainda houver):

 

 

Relatórios da Campanha de Cashback

Na medida em que o restaurante for utilizando a campanha de cashback, cadastrando os clientes e estornando a bonificação, o sistema criará relatórios importantes para a gestão e acompanhamento da performance do estabelecimento e de seu programa de fidelidade. Para visualizar os relatórios, acesse: APP -> Fidelidade -> Analisar Resultados -> Cashback.

Nesse local, você vai ter informações valiosas a respeito do período desejado, como:

 

  • Quantidade de Clientes participantes;
  • Cashback Médio;
  • Porcentagem de retorno dos clientes;
  • Total de saldo resgatado e acumulado por dia;
  • Perfil dos participantes e clientes de seu restaurante: Sexo, Faixa Etária e Participantes por Bairro.

 

 

 

 

 

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