Introdução

O Programa Consumer possui várias operações para que a operação de seu caixa seja eficaz.

Neste artigo iremos lhe mostrar as principais, necessárias na rotina de atendimento do seu estabelecimento.

 

Abertura do Caixa

Para iniciar seu expediente e seu turno, confira o valor que você possui em sua gaveta de dinheiro. O valor disponível na gaveta de dinheiro deve estar indicado no Programa Consumer. Clique na opção: Principal -> Abrir / Fechar Meu Caixa.

 

 

Na tela a seguir, informe o Saldo Inicial (Em Dinheiro) de sua gaveta de dinheiro:

 

 

Registro de Movimentações

Após a abertura do caixa, o valor em dinheiro e em cartão de todos os pedidos que o usuário receber serão registrados em sua movimentação de caixa, pois o controle é feito por usuário no sistema.

O colaborador tem ainda a opção de adicionar entradas ou saídas/sangrias, para o pagamento de contas por exemplo. Para isso basta clicar na opção Abrir / Fechar Meu Caixa e depois no botão Lançar uma Entrada / Saída. Conforme mostra a imagem abaixo:

 

 

Fechamento do Caixa

No final do expediente de trabalho, de seu turno, o colaborador deve então fazer o fechamento do caixa e conferência de sua gaveta.

Para isso, basta ir até a aba Principal -> Abrir/Fechar Meu Caixa. Lá, clique na opção Fechar Caixa (F3). O sistema também oferece a opção de Imprimir um detalhamento do caixa, caso desejado.

 

 

 

 

Consultar Histórico do Caixa

O administrador do sistema tem a opção de consultar o histórico de fechamento do caixa de todos os colaboradores do sistema.

 

 

Permissão para Colaboradores

O Programa Consumer possui diversos níveis de permissão que podem ser atribuídos aos usuários. Um colaborador pode ser autorizado a abrir e fechar o caixa, mas não para excluir pedidos. Veja esse exemplo na imagem abaixo:

 

 .

Registrar Sangria

Caso seja necessário remover dinheiro do caixa para o pagamento de uma conta de luz, por exemplo, clique na opção Adicionar Entrada / Saída. Depois, escolha a forma de pagamento, digite o valor e no campo observações acrescente a descrição para que ela apareça no fechamento do caixa:

 

 

Contas a Pagar

Um detalhe importante: os lançamentos avulsos realizados no caixa, como sangrias (retiradas sem venda) por exemplo, devem ser registrados também, manualmente no módulo de contas a pagar para que essa informação seja contabilizada nos relatórios financeiros do sistema.

Atualmente as saídas/sangrias não são automaticamente lançadas para as “contas a pagar” no módulo financeiro. A sangria é utilizada apenas para que no fechamento do caixa, o usuário se lembre dessa retirada e faça o fechamento corretamente, verificando se os valores do sistema estão adequados à realidade, no fim do expediente.

 

Lançar pedidos

É possível lançar pedidos pelo caixa, e também imprimir Fichas de Consumação:

 

 

 

Receber pagamento de pedidos

Na tela do pedido, clique em Pagamento:

 

 

O operador de caixa pode dividir a conta por Qtde. de pessoas, pode selecionar itens para divisão do valor e escolher a forma de pagamento de cada recebimento.

 

 

Em seguida, indique o valor recebido e clique em Salvar:

 

 

O programa registra o pagamento e mostra o valor do troco, quando necessário:

 

 

Caso os produtos estejam com os dados fiscais cadastrados e seu Módulo Fiscal esteja homologado, ao Finalizar o pedido, a seguinte tela dará a opção de emitir Cupom Fiscal ou NF-e:

 

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