Introdução

O Programa Consumer permite que você receba seus pedidos do iFood diretamente em nosso sistema de gestão. Essa integração torna desnecessário o uso do Gestor de Pedidos ou outro software no seu computador para gerenciar os pedidos que chegam do iFood. O Consumer vai cuidar de tudo pra você, desde o envio dos pedidos para produção dos pratos, baixa de estoque, ficha técnica, até emissão do cupom fiscal, poupando o retrabalho comum do cadastro de pedidos recebidos pelo iFood.
Para saber os pré-requisitos e como fazer a integração com o iFood, clique aqui.

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Tópicos Frequentes

Estoque: Não há integração de estoque entre o Consumer e o iFood, portanto, quando um produto acabar no Consumer, você deve ir até o portal do iFood e atualizar essa informação, para que seu cliente não peça um produto que não esteja disponível.

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Entregador: Quando um pedido do iFood é recebido no Consumer, a taxa de entrega, endereço e pedido estarão preenchidos, porém é necessário selecionar o entregador e o status do pedido na tela do Delivery, como mostramos abaixo:

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Entregador do iFood: Por ora, não há como solicitar e acompanhar o motoqueiro do iFood pelo mapa do Consumer, então é preciso utilizar o Gestor do iFood para essa funcionalidade.

 

Chat com os clientes: No momento, não há como conversar com os clientes do iFood pelo Consumer via chat, então é preciso utilizar o Gestor do iFood para essa funcionalidade.

 

Obs: O gestor do iFood não precisa estar em modo Read-Only (apenas leitura), pode ser a versão normal do software.

 

Produto por tamanho: Durante a realização do pedido no iFood, o cliente sempre terá que escolher primeiro o tamanho do produto, e depois o sabor, pois são etapas padrão. Por exemplo, primeiro ele escolhe uma Pizza Grande, e depois o sabor Calabresa.

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Produtos novos após a integração: Se você já fez a integração entre o Consumer e o iFood e tem um produto novo no cardápio, basta cadastrá-lo no Consumer e no portal do iFood e colocar o respectivo código PDV dele:

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Taxa de entrega: As taxas de entrega cadastradas no portal do iFood serão respeitadas pelo Consumer no recebimento do pedido, independente das taxas mapeadas internamente no Consumer Desktop.

 

Status Finalizado: Essa mudança de status não está disponível via integração. O status Finalizado/Entregue (CONCLUDED) é gerado automaticamente pelo iFood. Se desejar saber mais detalhes a respeito, sugerimos que entre em contato com o iFood.

Se quiser, você pode consultar o link abaixo também:
https://developer.ifood.com.br/docs/guides/order/workflow#concluir-pedido 

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Quando tem pedido agendado do iFood o alerta toca com quantos minutos de antecedência do agendamento?

Há dois cenários:

1.Se você tem o MenuDino Publicado, pode ajustar o tempo em Apps -> Pedidos Online -> MenuDino -> PEDIDO:

 

Esse tempo será aplicado também ao iFood.

 

2. Caso não tenha o MenuDino publicado, o Consumer vai respeitar o tempo de alerta padrão do iFood.

 

Recebimento iFood Online: Para saber qual o valor recebido na modalidade iFood Online, acesse Contas a Receber e filtre essa forma de pagamento:

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Monitor de Pedidos: Se o Monitor de Pedidos estiver desativado no Consumer Desktop, automaticamente o restaurante aparecerá como fechado no iFood.

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Impressão automática de pedidos

Para que o pedido seja aceito automaticamente e o cupom da conta seja impresso na cozinha sem necessidade de cliques, siga os passos abaixo:

 

1.Na Fila de Pedidos, clique em Aceitar pedidos automaticamente.

 

 

2. Acesse Configurações do Sistema -> Ajustes do Cupom e ative a impressão do cupom da conta na impressora da cozinha:

 

 

 

Sempre que um pedido novo chegar, ele será aceito automaticamente pelo Consumer e a impressão da conta e do cupom de produção será feita na cozinha:

 

 

 

 

Observações (perguntas e respostas)

Se você criar observações para que o cliente responda ao selecionar o produto no seu cardápio do iFood, é preciso criar as respostas como complementos no Consumer, gerando assim, os códigos PDV e integrando corretamente o pedido no Consumer. Veja um exemplo abaixo, no qual eu pergunto o ponto da carne:

 

 

 

Tempo de expiração do pedido: O iFood permite que o restaurante aceite o pedido do cliente em até no máximo 15 minutos. Após esse tempo, o pedido é cancelado e o cliente recebe o aviso. No Consumer, o pedido fica em constante alerta, porém, se após passar os 15 minutos o atendente tentar aceitar o pedido, um aviso de expiração irá aparecer.

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iFood em uma ou várias máquinas: Você pode receber pedidos do iFood através do Monitor de Pedidos de qualquer máquina, seja ela Servidor ou Cliente, ou ambas. Para isso, basta colocar a credencial recebida pelo iFood após a integração, que é a mesma para qualquer máquina, na seguinte etapa :

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Desativar integração: se por algum motivo você deseja desativar a integração do iFood com o Consumer, é só acessar Apps -> Pedidos Online -> iFood e clicar em Desativar Integração:

 

Obs: a desativação manual só é possível quando o cliente está na versão PREMIUM do Consumer.

 

Cancelamento de pedidos: existem duas situações de cancelamento, veja como elas funcionam na prática:

 

1- Quando o cliente do restaurante solicita o cancelamento pelo iFood antes do estabelecimento aceitá-lo: nesse caso, o pedido vai aparecer na fila de pedidos do Consumer como cancelado, para o restaurante poder excluir o pedido:

 

 

2- Quando o estabelecimento solicita o cancelamento, após aceitar o pedido: se houve algum contratempo e o pedido precisa ser cancelado, acesse a aba iFood na tela do pedido e clique em Solicitar Cancelamento:

 

 

Digite o motivo do cancelamento:

 

 

Algum tempo depois, o iFood enviará o aviso de pedido cancelado pela Fila de Pedidos:

 

 

Por fim, você precisa excluir o pedido no Consumer Desktop.

 

Para saber mais sobre a integração do Consumer com o iFood, leia nossos manuais aqui.

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