Introdução

O Programa Consumer permite que você receba seus pedidos do iFood diretamente em nosso sistema de gestão. Essa integração torna desnecessário o uso do Gestor de Pedidos ou outro software no seu computador para gerenciar os pedidos que chegam do iFood. O Consumer vai cuidar de tudo pra você, desde o envio dos pedidos para produção dos pratos, baixa de estoque, ficha técnica, até emissão do cupom fiscal, poupando o retrabalho comum do cadastro de pedidos recebidos pelo iFood.
Para saber os pré-requisitos e como fazer a integração com o iFood, clique aqui.

 

Entendendo os vouchers

Os pedidos do iFood podem vir com dois tipos de descontos, entenda-os melhor abaixo:

 

Voucher Online: esse é o desconto que o consumidor recebe do próprio iFood, ou seja, esse valor é coberto pela plataforma e o estabelecimento recebe o valor integral do pedido.

A emissão da nota fiscal desse tipo de pedido deve constar todo o recebimento do estabelecimento, haja vista que o restaurante recebeu o valor total dessa venda. 

Para entender melhor, suponhamos que seu cliente receba um cupom de R$20,00 para comprar no iFood – ele, assim como a própria loja, não terá nenhum gasto. O estabelecimento terá recebido o valor total da venda, coberto de alguma forma pelo próprio iFood. Sendo assim, qualquer nota fiscal emitida terá o valor cheio descrito, independente de como o valor foi pago.

 

 

Note na imagem acima que o valor total pago pelo cliente via Pix foi de R$17,00 pois ganhou o “desconto” (voucher online) disponibilizado no valor de R$15,00 pelo próprio iFood. Entretanto, como pode observar, o valor total recebido pelo restaurante foi de R$32,00.

É importante ressaltar que no relatório “Histórico de Pedidos”, na coluna “Desconto”, não irá apresentar o valor do voucher do iFood:

 

 

Caso precise confirmar o valor total do repasse sobre o voucher online ou identificar os pagamentos online, assim como pedidos pagos em dinheiro ou cartão de débito/crédito, basta acessar o menu Financeiro -> Contas a Receber:

 

 

Agora falaremos do segundo tipo de voucher que é Voucher Pedido. Esse tipo de cupom é aquele que o próprio restaurante cria, sendo assim o iFood não o reembolsará. No Consumer, essa venda chegará com a descrição Voucher Pedido”, como mostramos na imagem abaixo:

 

 

Como esse cupom foi criado pela loja e ele não receberá o valor de volta, no relatório “Histórico de Pedidos”, na coluna “Desconto”, o sistema irá apresentar o valor deduzido:

 

 

Por fim, a fim de compreender os detalhes do pedido, explicaremos abaixo as diferenças dos tipos de pagamentos:

Pagamento Online iFood: para pedidos que foram pagos online, ou seja, o cliente informou os dados do cartão na plataforma, o sistema apresentará a informação “Pago Online”:

 

 

Pagamento Offline: esses pedidos são aqueles que o cliente optou por pagar na entrega, seja em dinheiro ou cartão de crédito/débito. Para essas vendas, o sistema apresentará a informação “Levar Máquina“:

 

 

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