Introdução
O Consumer emite diversos relatórios financeiros. Essa funcionalidade visa simplificar a gestão de seu negócio. Vamos conhecer, neste artigo, os principais relatórios financeiros.
DRE e CMV
Para visualizar o relatório de DRE Simplificado do Consumer acesse Financeiro -> DRE Simplificado. Nós temos um artigo exclusivo para explicação do funcionamento desse relatório que pode ser acessado aqui.
.
Recebimentos
O módulo Financeiro -> Recebimentos apresenta todo o faturamento do estabelecimento, ou seja, todos os recebimentos realizados em um determinado período. Nesse local são exibidos os valores recebidos dos pedidos e também os pagamentos de valores do fiado. Na aba Formas de Pagamento é possível visualizar os recebimentos, divididos por formas de pagamento.
.
.
Contas a Receber
O módulo Financeiro -> Contas a Receber apresenta todos os recebimentos do estabelecimento, ou seja, todo o dinheiro que entrou. Por exemplo, se o estabelecimento fez uma venda de R$100 e recebeu em dinheiro, esse valor vai estar presente nesse relatório.
No caso de vendas por cartão, caso o estabelecimento receba em datas diferentes, é possível configurar isso no sistema e visualizar essa informação, o que permite que se tenha um controle de conciliação sobre os pagamentos realizados pela operadora de cartão.
.
Atenção: Vendas realizadas no cartão (crédito/débito) em finais de semana, são contabilizadas apenas no próximo dia útil, mesmo que as taxas e dias a receber não tenham sido configurados.
Contas a Pagar
O módulo Financeiro -> Contas a Pagar permite que você faça o controle do pagamento das contas a pagar. Seja elas de contas individuais ou de contas recorrentes, como luz, aluguel e internet do estabelecimento:
.
Conta Corrente (Fiado)
O módulo Financeiro -> Conta Corrente (Fiado) permite que você visualize os pedidos que foram enviados ao fiado, além de fazer o cadastro dos pagamentos realizados pelos clientes.
Dessa maneira, nossos clientes têm o saldo devedor de cada cliente e toda a movimentação e extrato da “conta corrente” do fiado.
.
.
Meu Negócio
O módulo Financeiro -> Meu Negócio permite que você acompanhe, através de gráficos, seu faturamento por dia ou por mês. Além disso, exibe o valor médio das contas x quantidade de pedidos.
É importante destacar que os lançamentos e entradas realizados no módulo Abrir/Fechar meu Caixa não aparecem nesse relatório. O relatório do Meu Negócio considera apenas o faturamento baseado em recebimentos de pedidos e pagamentos do fiado.
Nesse relatório você tem a opção de visualizar os gráficos do Recebimento, que mostram o que foi vendido, ou filtrar para visualizar apenas as Receitas, ou seja, a quantia realmente recebida até então.
Veja mais detalhes nas imagens abaixo:
.
.
Na última tela do Meu Negócio em “Entenda Mais”, deixamos explicações detalhadas de cada relatório exibido:
Na aba “Recebimentos” é possível conferir quais foram as formas de pagamento e bandeiras de cartão mais utilizadas:
.
Já em “Receitas e Despesas”, o sistema apresenta o saldo realizado do período filtrado, ou seja, o resultado das suas receitas – suas despesas:
Receitas: resultado dos valores registrados em “Financeiro” > “Contas a Receber” na coluna “Valor Líq.”, com o filtro “Data do Crédito”. Nesse valor, além dos recebimentos das vendas e fiados (pagos e ainda não pagos), estão incluídos também lançamentos avulsos registrados manualmente em “Contas a Receber”.
Despesas: resultado das despesas que foram pagas no período filtrado, sem considerar as que ainda devem ser pagas. Essa informação pode ser consultada no Consumer Desktop ao acessar o menu Financeiro > Contas a Pagar, e filtrar por “Contas Pagas”.
Saldo Realizado: resultado da subtração: receitas – despesas.
.
Resumo Financeiro
Este relatório trás o resumo diário ou mensal dos recebimentos e despesas do estabelecimento. Por ele é possível verificar o total recebido, levando em conta a data do pagamento. Também podemos verificar o total das despesas: “A pagar” todas as despesas do período, sejam contas pagas ou em aberto, e “Pago” o que efetivamente já foi pago. Na sequência, o relatório apresenta o Saldo Previsto, que é valor recebido descontando as contas a pagar, e o Saldo Realizado, que é o total recebido até o momento descontando as despesas que já foram pagas.
.
.
Ranking de Atendimento
O módulo Principal -> Ranking de Atendimento permite a visualização dos pedidos realizados pelos colaboradores cadastrados no sistema. Esse relatório pode ser útil para acompanhar o desempenho dos garçons, incluindo a comissão, quantidade de atendimentos e “ticket médio” do que foi cobrado por cada colaborador. Vale destacar que esse módulo considera a taxa de serviço cadastrada em configurações.
.
.
Histórico de Pedidos
O módulo Principal -> Histórico de Pedidos te permite acessar todos os pedidos realizados em um determinado período. Nesse relatório também é possível colocar um filtro para exibição do histórico de cada colaborador.
Marcando a opção Exibir todas as colunas é possível visualizar as colunas como Taxa de Serviço ou Taxa de Entrega, auxiliando assim o processo de pagamento da comissão de cada colaborador ou até mesmo das taxas de entrega dos motoqueiros, por exemplo:
.
.
É importante ressaltar que cada tipo de Relatório do Consumer tem uma função específica. Sendo assim, ao emitir dois relatórios distintos, você não obterá o mesmo resultado em ambos.
Por exemplo, não é possível confrontar um relatório de Produtos Mais Vendidos com um relatório de Recebimento, pois os resultados não serão os mesmos. Ao analisar os produtos Mais Vendidos o valor exibido será referente aos valores totais dos produtos, desconsiderando as taxas e descontos ocorridos no lançamento dos pedidos. Já no Recebimento você obtém um resultado que já considerou e calculou todas as movimentações financeiras.
Entenda bem a função de cada Relatório do Consumer e você terá mais facilidade em gerir seu negócio e acompanhar seus resultados.