Introdução

O Programa Consumer permite que você consulte e visualize os produtos mais vendidos de um determinado período, lembrando que a data de entrada do produto para este relatório, esta relacionada com a data de abertura do pedido, independente se houveram lançamentos de produtos em dias dias diferentes.

O sistema indica quais foram os produtos mais vendidos no mês, no fim de semana ou em uma data específica. Você pode fazer isso através do módulo Vendas -> Mais Vendidos.

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Mais Vendidos

Para acessar esse relatório, abra o Programa Consumer e acesse a opção Principal -> Mais Vendidos. Nessa tela, você encontrará as seguintes opções:

  • Filtrar para a data atual, o dia anterior ou o mês atual.
  • Selecionar um determinado período desejado.
  • Clicar sobre a coluna desejada e aplicar um novo filtro.
  • Imprimir ou Exportar para Excel se preferir.

 

 

Histórico de Itens Vendidos

Esse relatório apresenta inúmeros dados de vendas de produtos, e você pode adicionar colunas e filtros à sua maneira:

 

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Funções dos filtros

Veja abaixo o objetivo de aplicar cada filtro no Histórico de Itens Vendidos:

 

Data/Hora Item: Momento em que o item foi lançado no módulo de venda.

Qtd.: Quantidade vendida do mesmo item (valor muda, caso alterar a quantidade dentro do item na hora de vender).

Valor Un. Item: Valor de venda do item (leva em consideração se foi alterado na edição ou se o item foi fracionado).

Valor. Tot. Item: Valor de venda item (QTD vendida * Valor Un. Item).

Tipo de Item: Produto, complemento, item de combo ou produto fracionado.

Nome Atend. Item: Nome do atendente que lançou o item (No delivery, o nome é o entregador. Ainda que não tenha sido ele que lançou o item).

Produzido por: Quem marcou como PRONTO, no monitor de preparos.

Entregue Por: Quem marcou como ENTREGUE, no monitor de preparos.

Produzido em: Momento que o item foi marcado como PRONTO, no monitor de preparos.

Entregue em: Momento que o item foi marcado como ENTREGUE, no monitor de preparos.

Custo Tot. Item: Custo para produzir este item, de acordo com a quantidade solicitada.

Custo Un. Item: Custo de uma unidade inteira do item, sem levar em consideração se ele foi fracionado.

Tempo de Entrega do Prato na Mesa (Em Minutos): Intervalo entre o pedido ficar pronto e ser entregue.

Tempo de Produção do Prato (Em Minutos): Intervalo entre o pedido ser lançado e iniciar o preparo.

Nome Prod.: Nome do Item.

Tipo Prod.: Produto, Complemento ou Produto por Tamanho.

Cat. Prod.: Categoria do Item.

Valor Prod.: Valor original do item na hora da venda (não leva em consideração se foi fracionado).

Cod. Ped.: Código do Pedido.

Núm. Mesa/Com.: Número da mesa ou comanda, caso o pedido tenha sido feito neste módulo.

Data Ab. Ped.: Data de abertura do pedido.

Data Fec. Ped.: Data de fechamento do pedido.

Tipo Ped.: Mesa/Comanda, Delivery ou Caixa.

Stat. Ped.: Finalizado, Pago ou Em aberto.

Cliente: Nome do cliente que foi atrelado ao pedido.

Cód. Pers. Prod.: Código personalizado do item.

Cód. Prod.: Código que o sistema gera automático para um item.

Custo Prod.: Custo original do item na hora da venda (não leva em consideração se foi fracionado).

Est. Atual: Apresenta o estoque atual de um item.

Est. Controlado: S ou N (verifica se o controle de estoque está habilitado).

Est. Mín.: Apresenta o estoque mínimo de um item.

Un. Com.: Medida de um item (UN, L ou KG).

Nome Usu. Ped.: Nome do atendente que abriu o pedido (No delivery, o nome é o entregador, ainda que não tenha sido ele a abrir o pedido).

Origem: Origem de um pedido.

 

Histórico de Entradas e Saídas

Outra opção é acessar o módulo de Histórico de Entradas e Saídas. Nele, é possível consultar a movimentação de produtos que estão marcados para controlar o estoque, e também, os insumos.

 

 

Entendendo o custo médio

O custo médio representa o valor a ser contabilizado pela média dos gastos com a aquisição de cada produto. Esse cálculo é fundamental, uma vez que todo comércio precisa de um planejamento eficaz para manter suas contas em dia. Confira abaixo um exemplo prático que preparamos para você:

Suponhamos que um estabelecimento comprou 100 latinhas de suco por R$100,00 no início do mês e ao final dele, comprou mais 200 latinhas por 250,00.

O valor da compra é somado para descobrirmos o custo total: R$100,00 + R$250,00 = R$ 350,00.

Depois, é somado o número de unidades compradas: 100 latinhas + 200 latinhas = 300 unidades.

O custo médio é o resultado do custo total dividido pelo número total de unidades: 350 / 300 = R$ 1,16.

 

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