Introdução

Realizar o cadastro e a importação dos produtos no Programa Consumer é muito simples. O preenchimento adequado de todas as informações é importante para uma boa gestão. Além disso, o cardápio definido no Consumer será o mesmo cardápio apresentado nas plataformas integradas à nossa solução, como o MenuDino e o iFood.

 

Cadastrando produtos manualmente

Clique aqui e veja um artigo de como fazer o cadastro de seus produtos no sistema manualmente, passo a passo, com todos os detalhes.

 

Importar meus produtos para o Sistema

Esse cenário é indicado para clientes que já possuem seus produtos em outro sistema, mas querem migrar para o Programa Consumer, reaproveitando seus cadastros, ou para clientes que tenham limpado o banco de dados, porém exportaram os produtos para restaurar.

Para fazer a importação para o Programa Consumer você deve possuir arquivos em Excel de seus produtos, exportados do outro sistema, com os dados desejados. Ou então, deve ter salvo um arquivo .prodcons (arquivo Consumer) dos produtos. 

 

Importando um Arquivo Excel

É necessário que você tenha o Pacote Office instalado em seu computador, para uso do Excel.

 

Recomendamos que você crie as categorias no Consumer antes da importação (bebidas, lanches, porções, etc.).

No exemplo abaixo, criamos a categoria Bebidas, pois iremos importar a planilha dessa categoria:

 

 

É importante também fazer uma planilha (em formato XLS) para cada categoria, com os dados referentes ao produto (preço de custo, preço de venda, estoque, etc.). Veja abaixo a planilha que criamos para a categoria Bebidas:

 

 

Com as categorias e planilhas prontas, vá ao Programa Consumer e acesse: Produtos -> Produtos e clique na opção Importar -> De arquivo Excel:

 

 

 

Na janela do Windows, localize o arquivo em formato XLS da categoria e clique em Abrir:

 

 

Na aba Visualizar Registros da Planilha você verá os dados de sua planilha:

 

 

Você deve mapear cada campo que existe em nosso banco de dados com seu arquivo Excel. Veja que à direita estão os campos que você definiu em sua planilha, e à esquerda, o campo correspondente no Consumer. Basta selecionar os campos correspondentes, selecionar a Categoria no canto inferior e definir a unidade de medida.

Feito isso, clique em Iniciar Importação:

 

 

Uma mensagem de confirmação irá aparecer e pronto! Você já importou seus produtos em suas devidas categorias para o Programa Consumer. Para consultar, vá em Produtos -> Produtos.

 

 

Este processo apenas importa produtos com tamanho e valor únicos. Para cadastrar produtos por tamanho clique aqui e para cadastrar combos clique aqui.

 

Importando um Arquivo Consumer

O arquivo Consumer (formato .prodcons) foi criado para importação e exportação de produtos apenas no Programa Consumer, seja o da sua loja ou da franquia. Com ele, é possível importar produtos por tamanho, ficha técnica, perguntas personalizadas, observações e complementos, o que em Excel não é possível. Além disso, não é preciso separar o arquivo por categorias. Veja abaixo como é simples:

 

Acesse a aba Produtos -> Produtos e clique em Importar -> de Arquivo Consumer:

 

 

 

Selecione o arquivo dentro da pasta em que o salvou:

 

 

Uma mensagem será exibida:

 

 

Pronto! Você tem seus produtos importados de maneira prática, em segundos.

Este artigo foi útil para você?