Para entender como usar o Fiado do Consumer, leia as instruções abaixo e assista ao vídeo:

Vídeo

Introdução

O Programa Consumer permite que nossos clientes realizem o controle de vendas “no fiado” em seu estabelecimento, vinculando o consumo a uma conta do cliente já cadastrado no sistema. Dessa forma, tanto o estabelecimento quanto o cliente têm um extrato detalhado do consumo “pendurado” pelo consumidor.

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Cadastro do Cliente e Limite

Ao cadastrar o cliente no sistema é possível já definir um limite para o crédito a ser gasto no seu estabelecimento. Além disso, é pode-se já lançar um crédito inicial ao cliente. Para isso, acesse: Principal-> Clientes.

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Adicionando uma conta ao fiado

Para adicionar uma conta ao fiado, basta escolher a opção [F] Fiado na tela de pagamento, conforme mostra a imagem abaixo:

 

 

.Na tela a seguir, escolha um determinado cliente para vincular o pedido à conta do cliente:

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.Você pode imprimir o comprovante para o cliente, com o saldo devedor:

 

 

 

Atenção: Nesse momento o valor não entra no resumo do caixa do dia, pois o pagamento não foi feito pelo cliente.

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Todos os pedidos enviados para o Fiado ficam registrados para pagamento posterior. Quando o cliente vier registrar um pagamento ou fazer a gestão dos débitos vá até Financeiro -> Conta Corrente (Fiado):

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.Para registrar o pagamento que o cliente fez, clique em Novo Pagamento:

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.Imprima o comprovante para o cliente:

 

 

O valor que você registrar nessa tela entrará nesse momento no relatório de Recebidos e no Resumo do Fechamento do Caixa:

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Reabrir o pedido

Se o caixa finalizou o pedido e precisa fazer um estorno ou alterar um item ou valor por exemplo, é preciso ir até a aba Principal -> Histórico de Pedidos:

 

 

Encontre o pedido finalizado e clique no ícone azul à direita:

 

 

A tela do pedido aparecerá, então basta clicar em Reabrir:

 

 

O pedido estará aberto novamente, então basta alterar os itens ou o pagamento, e finalizá-lo novamente.

Atenção:

  • Pedidos finalizados no módulo Caixa (F5) não podem ser reabertos;
  • O sistema permite que apenas os pedidos finalizados no caixa atual sejam reabertos, ou seja, se o caixa anterior finalizou uma compra, ela não poderá ser modificada.
  • Se o pedido foi lançado de maneira incorreta, possuir Cashback, e lançamento como fiado, não será possível reabrir ou excluir esse pedido, por isso é importante máxima atenção nos lançamentos.

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Estorno

Se houver algum erro de lançamento na conta do cliente, você pode estornar o pagamento em Financeiro -> Fiado:

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.Além disso, você pode exportar e imprimir o histórico de compras do cliente:

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Caso precise lançar uma dívida diretamente da tela de fiado, sem haver venda de produtos, ou o lançamento seja para um cliente que ainda não tem movimentação de fiado, desmarque a opção Saldo Zerado, selecione o cliente, e clique no botão Registrar Dívida:

 

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