Para entender como usar o Fiado do Consumer, leia as instruções abaixo e assista ao vídeo:
Vídeo
Introdução
O Programa Consumer permite que nossos clientes realizem o controle de vendas “no fiado” em seu estabelecimento, vinculando o consumo a uma conta do cliente já cadastrado no sistema. Dessa forma, tanto o estabelecimento quanto o cliente têm um extrato detalhado do consumo “pendurado” pelo consumidor.
.
Cadastro do Cliente e Limite
Ao cadastrar o cliente no sistema é possível já definir um limite para o crédito a ser gasto no seu estabelecimento. Além disso, é pode-se já lançar um crédito inicial ao cliente. Para isso, acesse: Principal-> Clientes.
.
Adicionando uma conta ao fiado
Para adicionar uma conta ao fiado, basta escolher a opção [F] Fiado na tela de pagamento, conforme mostra a imagem abaixo:
.Na tela a seguir, escolha um determinado cliente para vincular o pedido à conta do cliente:
.
.Você pode imprimir o comprovante para o cliente, com o saldo devedor:
Atenção: Nesse momento o valor não entra no resumo do caixa do dia, pois o pagamento não foi feito pelo cliente.
.
Todos os pedidos enviados para o Fiado ficam registrados para pagamento posterior. Quando o cliente vier registrar um pagamento ou fazer a gestão dos débitos vá até Financeiro -> Conta Corrente (Fiado):
.
.Para registrar o pagamento que o cliente fez, clique em Novo Pagamento:
.
.Imprima o comprovante para o cliente:
O valor que você registrar nessa tela entrará nesse momento no relatório de Recebidos e no Resumo do Fechamento do Caixa:
.
Reabrir o pedido
Se o caixa finalizou o pedido e precisa fazer um estorno ou alterar um item ou valor por exemplo, é preciso ir até a aba Principal -> Histórico de Pedidos:
Encontre o pedido finalizado e clique no ícone azul à direita:
A tela do pedido aparecerá, então basta clicar em Reabrir:
O pedido estará aberto novamente, então basta alterar os itens ou o pagamento, e finalizá-lo novamente.
Atenção:
- Pedidos finalizados no módulo Caixa (F5) não podem ser reabertos;
- O sistema permite que apenas os pedidos finalizados no caixa atual sejam reabertos, ou seja, se o caixa anterior finalizou uma compra, ela não poderá ser modificada.
- Se o pedido foi lançado de maneira incorreta, possuir Cashback, e lançamento como fiado, não será possível reabrir ou excluir esse pedido, por isso é importante máxima atenção nos lançamentos.
.
Estorno
Se houver algum erro de lançamento na conta do cliente, você pode estornar o pagamento em Financeiro -> Fiado:
.
.Além disso, você pode exportar e imprimir o histórico de compras do cliente:
.
Caso precise lançar uma dívida diretamente da tela de fiado, sem haver venda de produtos, ou o lançamento seja para um cliente que ainda não tem movimentação de fiado, desmarque a opção Saldo Zerado, selecione o cliente, e clique no botão Registrar Dívida: