Introdução

Preparamos este artigo para te ajudar no processo de instalação do Consumer em outro computador, incluindo as etapas de Criação e Restauração de Backup e login no novo computador.

 

Caso precise formatar seu computador, sugerimos que siga os passos abaixo e salve seu backup com segurança na nuvem ou em um HD externo, para não perder seus dados cadastrados e possa utilizar o Consumer normalmente sem nenhum problema.

 

Atenção: não restaure o arquivo de backup em outra assinatura do Consumer, seja em franquias ou outras unidades, pois o backup carrega todas as informações financeiras e histórico de dados, que podem ser acessados pelo outro computador. Para o cenário de franquias, o correto é exportar apenas o cardápio, como ensinaremos mais adiante neste mesmo manual.

 

Realizando o Backup

Você deve escolher a opção de Backup que irá realizar, antes de desinstalar o Consumer do computador que não será mais utilizado ou que será formatado. Há duas opções:

 

1. Fazer Backup manualmente:

Para essa opção, acesse: Configurações -> Opções de Backup como indica a seta abaixo:

 

 

Agora clique no ícone Fazer BACKUP , escolha uma pasta do Pen drive, HD externo etc para salvar seu Backup e clique em OK, como ilustrado abaixo:

 

 

Após o backup ser feito, você verá a seguinte mensagem, e basta Confirmar.

 

 

2. Fazer Backup na Nuvem (Google Drive e/ou Dropbox):

Temos um artigo completo ensinando como fazer sua Cópia de Segurança (Backup) no Dropbox e/ou Google Drive. Acesse aqui e siga os passos.

 

Lembramos que a opção de armazenar na nuvem é a mais recomendada por nossa equipe, para evitar perda de dados.
Caso tenha fotos de produtos no cardápio digital, faça o Backup de suas fotos manualmente.

 

Feito o Backup, você pode desinstalar o Programa Consumer do seu computador que será desativado ou formatado.

 

Restaurando o Backup

Neste passo iremos te mostrar como recuperar seus dados e fazer seu login no computador novo.
Baixe o Programa Consumer em nosso site:

 

 

Coloque um e-mail qualquer e clique no instalador. Após essa etapa, complete a instalação do programa:

 

 

 

 

 

Selecione a versão que você utilizava antes (Um Computador ou Servidor da Rede) e clique em Prosseguir:

 

 

A partir de agora, temos dois cenários:

1° Cenário :
Você pode restaurar backup antes mesmo de escolher a versão PREMIUM ou GRÁTIS, clicando no canto inferior direito como mostra a imagem:

 

 

A seguinte janela se abrirá. Selecione seu Backup salvo anteriormente e clique em Abrir:


 

Uma janela de confirmação irá aparecer e o Backup estará completo:

 

 

Pronto! Agora basta iniciar o Consumer e inserir o usuário e senha que você usava no computador anterior ou antes da formatação e usar o sistema normalmente:

 

 

2° Cenário:
Caso você cadastre uma versão (GRÁTIS OU PREMIUM) no Consumer com novos dados:

 

 

Crie um usuário qualquer para entrar no sistema:

 

 

Agora o Consumer será iniciado nessa nova conta, sem seus dados antigos. Mas, você pode restaurar seus Backups mesmo estando dentro do Painel Inicial. Para restaurar de uma pasta Local,  acesse Configurações ->Opções de Backup ->Restaurar backup. Selecione o backup na pasta e clique em Abrir, como indicamos abaixo:

 

 

O Consumer vai recuperar seus dados e fechará o Programa.

Agora, é só iniciar o Programa novamente e inserir seu usuário e senha usados no computador antigo. Seus dados já estarão recuperados nesse novo computador.

Caso tenha feito Backup na nuvem, clique aqui e veja como baixar e restaurar seu backup das contas de e-mail.

 

Pronto! Você fez seu Backup de maneira segura e já pode utilizar o Programa Consumer normalmente em seu novo Computador Servidor. E além disso, na versão mais atual!

É importante lembrar que ao instalar um novo Computador Servidor, você precisa configurar novamente o Mobile como ensinamos aqui. Além disso, será necessário realizar as configurações de Rede e de Impressoras, para que a comunicação entre os equipamentos seja plena. No caso do estado de SP, reinstale o SAT, e no Ceará, o MFE.

 

Como exportar o Cardápio para Franquias

Muitas redes têm como objetivo padronizar seus produtos, combos, cardápios e etc. Nossa sugestão é criar um cardápio padrão no Consumer Desktop e exportá-lo por meio do Arquivo Consumer (.prodcons).

Assim, quando uma franquia é iniciada, basta importar o cardápio de forma simples e prática, já com todos os produtos, dados fiscais e fichas técnicas dos itens definidos.

 

Após cadastrar todos os produtos, clique em Produtos -> Exportar:

 

 

Selecione a opção Para arquivo Consumer:

 

 

Salve o arquivo em uma pasta segura no computador:

 

 

Pronto! Agora, basta enviar o arquivo Consumer para as outras unidades ou franquias para que elas possam importar os produtos, como ensinamos neste manual.

Este artigo foi útil para você?