Introdução

O Programa Consumer é um sistema de gerenciamento que é executado no computador do usuário, o que traz algumas vantagens e uma melhor performance para o programa, já que o sistema utiliza todos os recursos do sistema operacional. Não é preciso internet para usar a maior parte das funcionalidades do Consumer.

Entretanto, o cliente deve destinar atenção especial ao backup de seus dados. O próprio sistema oferece diversos recursos para que o cliente mantenha a salvo seus dados em caso de uma eventual perda de arquivos. Talvez seja necessário recuperar os dados perdidos, por isso é importante fazer um Backup, uma cópia de segurança. É muito simples e vale a pena. Saiba como fazer um Backup nesse artigo.

.

Backup Local

Você pode configurar uma pasta local no Consumer, para que cópias dos dados salvos no sistema sejam enviadas para essa pasta sempre que você encerrar o Programa.  Para mandar suas cópias de dados automaticamente para a pasta, acesse Configurações -> Opções de Backup -> Selecionar Pasta:

.

.

Backup na Internet

Você pode optar por configurar o backup na nuvem, como nós sugerimos. Hospede seus dados na internet em um espaço de armazenamento do tipo “nuvem” através de serviços como One Drive da Microsoft ou o Google Drive e DropBox que, inclusive, são integrados ao Programa Consumer.

Para hospedar no DropBox, vá até o Consumer e acesse Configurações -> opções de backup e na opção Salve na Nuvem clique no botão Acessar Dropbox:

.

.

O próximo passo é entrar com o login e senha no DropBox se já possuir uma conta. Caso não tenha uma conta, clique na opção abaixo Novo no DropBox? Criar uma conta.

.

.

Faça um cadastro rápido para ter uma conta no serviço DropBox, o que vai permitir que você faça seus Backups na internet com muita segurança. Mas, se preferir, você pode fazer login com um e-mail do Google, nessa mesma tela.

.

Um Backup na nuvem é interessante pois no caso de seu computador ser roubado ou destruído, seus dados estarão seguros na internet. Basta instalar o Consumer em um novo computador, restaurar seu backup e pronto (veja aqui como trocar o Consumer de computador). Os dados salvos na nuvem estarão disponíveis para Download e você não perde nenhuma informação.

.

.

Se prefere hospedar seu backup no Google Drive, acesse Configurações -> opções de backup e na opção Salve na Nuvem clique no botão Acessar Google Drive:

.

.

Faça login com seu e-mail do Google na janela que será aberta:

.

.

Depois de ler os termos e clique em Permitir:

.

.

Pronto! Uma janela será aberta e seu Consumer já estará configurado com backup no Google Drive.

.

Restaurar backup

Para restaurar um backup feito, temos dois cenários:

1° Cenário :
Você pode restaurar backup antes mesmo de escolher a versão PREMIUM ou GRÁTIS, clicando no canto inferior direito como mostra a imagem:

.

.

A seguinte janela se abrirá. Selecione seu Backup salvo anteriormente e clique em Abrir:

.

.

Uma janela de confirmação irá aparecer e o Backup estará completo:

.

.

Pronto! Agora basta iniciar o Consumer e inserir o usuário e senha que você usava no computador anterior e usar normalmente:

.

.

2° Cenário:
Caso você cadastre uma versão (GRÁTIS OU PREMIUM) no Consumer com novos dados:

.

.

Crie um usuário qualquer, para entrar no sistema.

.

.

Agora o Consumer será iniciado nessa nova conta, sem seus dados antigos. Mas, você pode restaurar seus Backups mesmo estando dentro do Painel Inicial. Para restaurar de uma pasta Local,  acesse Configurações ->Opções de Backup ->Restaurar backup .
Selecione o backup na pasta e clique em Abrir, como indicamos abaixo:

.

.

O Consumer vai recuperar seus dados e fechará o programa.
Agora é só iniciar o programa novamente e inserir seu usuário e senha usados no computador antigo. Seus dados já estarão recuperados nesse novo computador.

.

Baixar o backup no Dropbox

.

Caso tenha feito Backup no Dropbox, basta fazer o download do arquivo no computador, e realizar os passos acima da mesma maneira.
Para baixar seu backup da nuvem, acesse o site do Dropbox aqui e coloque seu e-mail e senha cadastrados anteriormente, como mostramos:

.

.

Clique na pasta Consumer Backup, selecione o backup mais atual que você enviou para a nuvem e baixe-o em seguida:

.

.

.

Baixar o backup no Google Drive

.

Se você fez o backup do Consumer no Google Drive, acesse esse link. Em seguida, faça seu login com e-mail e senha da Google:

.

.

Acesse a pasta Consumer Backup e baixe o backup mais recente:

.

.

.

Pronto! Agora você já sabe como fazer e restaurar seu backup de maneira segura, e não corre mais riscos de perder todos os seus dados do Consumer.

Este artigo foi útil para você?