Introdução

Um dos recursos que surgiram recentemente, e mudaram completamente nossas vidas, seria a forma de Pagamento Instantâneo PIX, que permitiu de forma revolucionária realizar transações comerciais.

Com essa facilidade, nos deparamos com a necessidade de estarmos sempre atentos as transações realizadas validando a conclusão do processo.

Pensando neste aspecto, o Consumer desenvolveu uma integração para validar a transação realizada através do PIX, para pedidos feitos dentro do PDV Consumer ou através do MenuDino, ao escolher esta forma de pagamento a geração da chave e identificação do pagamento é feito de maneira automática por nosso sistema.

 

Vídeo

 

1 – Criando a conta para recebimentos integrados

 

Atenção: Para garantir o desconto na taxa do Pix de apenas R$0,89 por pedido, negociado para os clientes Consumer e para que a integração funcione corretamente, crie sua conta em nosso parceiro APENAS, através do botão abaixo.

 

 

O primeiro passo seria realizar a criação de sua conta para recebimentos integrados junto a o parceiro, para isso clique aqui e inicie o processo. (Atenção a criação da conta apenas através desse link garante o funcionamento da integração e melhores taxas por volume, junto parceiro).

O cadastro deverá ser realizado na pessoa jurídica (CNPJ), será necessário o envio de documentação para validação interna, e autorização para que o estabelecimento possa realizar a movimentação financeira de valores entre a conta parceira com a conta bancária da empresa, segue abaixo detalhes de quais documentos são solicitados:

 

  • Documento de identificação do administrador da empresa (RG/CNH/RNE ou RNM);
  • Selfie;
  • Contrato Social atualizado ou documento equivalente;
  • Faturamento simples dos últimos 6 meses assinado pelo contador.

 

Em alguns casos, será necessário realizar a validação do cadastro enviando documentação pessoal do Administrador, ou em caso de sociedade, se necessário declarar as informações dos sócios, os documentos aceitos são:

 

  • Documento de Identificação (RG/CNH/RNE ou RNM);
  • Selfie;
  • Comprovante de endereço.

 

Os comprovantes de endereço aceitos são:

  • Comprovante de endereço de consumo básico: Água, Luz, internet, Telefone;
  • Comprovantes de endereço emitidos a no máximo 6 meses;
  • Comprovante de endereço em nome do sócio (Titular do CNPJ).

OBS: Comprovante de endereço em nome de terceiro será aceito quando: For comprovado o parentesco (filiação) através do documento de identificação;
Se necessário, poderá ser anexado algum documento de vínculo entre o cliente e o 3º, por exemplo, certidão de Casamento (deverá ser anexado em “Documento adicional”).

 

Não deixe de realizar o envio da documentação, para conclusão das validações e liberação total da conta, veja detalhes abaixo:

 

Para realizar o envio dos documentos solicitados, é preciso realizar alguns passos dentro de sua conta, os detalhes estão descritos  a seguir clicando aqui.

Após esta etapa faltará pouco para finalizar a criação da conta, será necessário que seja habilitada dentro da sua conta no parceiro a função PIX, clique aqui para visualizar um exemplo.

 

O suporte técnico para criação da conta entrará em contato para finalizar os detalhes e tirar as dúvidas que surgirem, para que então seja gerado o token que será inserido no Programa Consumer.

 

2 – Cadastrando sua Chave PIX Online no Consumer

Após realizar todos os procedimentos no parceiro, será gerado o Token para ser inserido dentro do Consumer, para isso vá até, Apps -> clique no ícone PIX.

 

 

Depois disso vá em Saiba Mais:

 

 

Logo em seguida será apresentado a tela que contém a opção Criar Conta Pix, ao clicar será redirecionando para este manual, e caso tenha conta criada clique na opção Cadastrar Token:

 

 

Na página um dos primeiros detalhes seria realizar a ativação da função PIX:

 

 

 

Após isso preencha o campo com o Token gerado em seu painel junto a integradora, veja abaixo como gerar o token:

 

 

Dentro do Consumer, cole o token e clique em Validar e Salvar, para que seja gerado seu QR Code e também a opção “Copia e Cola”:

 

 

Depois disso basta clicar em Voltar, sua integração já estará ativa e será possível receber os pagamentos integrados tanto no Consumer quanto no MenuDino.

 

 

3 – Cadastrando sua Chave PIX Manual no Consumer

Outra opção para habilitar o recebimento PIX, seria através do formato manual, e neste é necessário validar se a transação de fato foi concluída pelo cliente, diferentemente do PIX Integrado que garante uma maior segurança na finalização e recebimento do pedido.

Veja a seguir como habilitar o PIX Manual: Vá até Financeiro, Formas de Pagamento, Pix Manual, com esta opção selecionada clique em Nova bandeira, no campo Descrição, insira sua chave PIX e salve.

 

 

Depois desta etapa é selecionar a chave criada para ser apresentada ao cliente.

 

 

Dúvidas gerais sobre a integração

 

Em que local verifico as transações realizadas via PIX Integrado?

Será possível verificar os pagamentos, realizar estornos e de modo geral analisar todas as transações em seu painel de gerenciamento através da conta criada junto ao parceiro.

 

Existe limite diário ou mensal, para movimentações de valores da conta parceira para conta própria?

Atualmente não há limite para quantidade de movimentações, mas é necessário confirmar junto a parceira sobre o valor máximo que poderá ser movimentado por dia e também por mês.

 

Posso fazer o cadastro como pessoa física?

Não, o cadastro no site parceiro para recebimento por PIX Integrado deve ser feito apenas como pessoa jurídica conforme orientado acima.

 

Qual o prazo de liberação da conta junto a site parceiro?

O cadastro está liberado desde sua criação. Porém, para aumentar os limites de movimentação, será preciso passar por um processo de validação de documentos, que pode levar até 05 dias úteis. Esses 05 dias não impedem a conta de emitir cobrança.

 

Qual o valor é cobrado por transação recebida pelo PIX?

Atualmente, o valor cobrado pelo parceiro apenas para clientes Consumer que criarem sua conta através do link acima é de apenas R$0,89 por pedido.

 

Pagarei alguma taxa para movimentar valores da conta parceira para conta própria?

Ressaltamos que atualmente a cobrança seria apenas para recebimento do pedido integrado, as movimentações para conta própria podem ser feitas via PIX sem custos. Porém, se realizado no formato TED  uma taxa será cobrada (também será preciso validar junto a parceira valores das transações via TED para sua conta própria).

 

Em quanto tempo pode ser realizado o cancelamento/estorno da transação?

O cancelamento pode ser realizado a qualquer momento e o estorno será feito imediatamente ao cliente.

Obs. Existe um recurso de cobrança via boleto, onde é realizado o envio de forma automática de um boleto para o e-mail do cliente, em casos onde a transação tenha ficado pendente. Clique aqui para realizar a desativação deste recurso.

Caso a sua empresa seja MEI só será possível a criação da conta através do link contido neste manual, este cenário só seria possível devido a parceria Consumer e Integradora. Em casos onde se enquadra o cenário de Microempreendedor Individual e/ou não possua quadro de sócios, você deve cadastrar no campo cadastro do sócio o responsável que abriu o CNPJ e enviar o documento e selfie.

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