O que é o Entrega Fácil, agora Sob Demanda do iFood?

O Entrega Fácil Sob Demanda é um serviço do iFood que conecta sua loja a entregadores, facilitando a entrega de pedidos recebidos tanto dentro quanto fora do aplicativo iFood.

Com esse serviço, você pode solicitar o iFood para realizar suas entregas, conectando-se com entregadores tanto para pedidos feitos diretamente no aplicativo iFood quanto para aqueles recebidos por outros canais, como MenuDino, WhatsApp ou telefone.

 

Quem pode utilizar o Entrega Sob Demanda?

Para utilizar o serviço Entrega Sob Demanda, as lojas precisam atender a alguns critérios:

Ter a integração do iFood ativa no sistema Consumer;
Estar dentro da área de cobertura dos entregadores do iFood;
Selecionar pedidos com formas de pagamento aceitas pelo iFood, conforme a disponibilidade.
É importante ressaltar que os entregadores do iFood não aceitam pagamentos em cheque ou cartões com bandeiras que não são compatíveis com as maquininhas do iFood.

 

Quanto custa a entrega Sob Demanda?

O iFood aplica uma taxa adicional ao restaurante, calculada com base na distância da entrega. Isso significa que, além das condições contratuais já estabelecidas com o iFood, o restaurante também arca com um valor extra referente ao entregador solicitado.

Essa taxa é exibida no momento da solicitação. Para visualizá-la, basta clicar no botão “Obter Cotação” dentro do Consumer. Se estiver de acordo com o valor, é só confirmar a solicitação.

Referente a dúvidas sobre o repasse ou cotação, recomendamos entrar em contato com o atendimento iFood para maiores orientações.

 

Como ativar o serviço no Consumer?

O primeiro passo é ter a integração ativa, conforme manual

O segundo é possuir uma chave de mapas do Google, para obter a geolocalização do cliente, veja mais detalhes em nosso manual

Em seguida, acesse o portal.ifood.com.br habilitando o serviço de entrega sob demanda no iFood, para isso,  acesse a aba Serviços e soluções -> Ative o serviço entrega sob demanda conforme imagem:

Com a integração ativa no Consumer e o serviço sob demanda ativo no portal iFood, basta solicitar a cotação no Consumer na aba de pedidos delivery, acessando o pedido conforme imagem a seguir:

 

Veja o cenário onde o cliente irá pagar na entrega:
Para pagamento na entrega é necessário informar a forma de pagamento conforme imagem:

 

Veja o cenário onde o cliente pagou online:
Nesse caso, não é necessário informar a forma de pagamento, valide apenas o valor da taxa, não existe a necessidade do entregador iFood cobrar do cliente, pois o pedido já foi pago online.

 

Para finalizar, clique no botão confirmar para chamar o entregador.

Após solicitar o entregador, um evento de aceite será exibido na fila para confirmar a solicitação de entrega, conforme imagem a seguir:

 

Para pedidos que não são provenientes do iFood, o Consumer irá exibir um QRCODE e dois botões com as opções: Copiar e Abrir Link, esse link serve para rastreio do entregador, e pode ser enviado para o cliente acompanhar, conforme a imagem:

 

Após a confirmação, é possível acompanhar o status clicando no botão Abrir Link.
Em seguida, é possível acompanhar o entregador se direcionando para entrega do pedido.

 

Pronto, agora a configuração do Sob Demanda está pronta integrado junto ao Consumer. Viu como é fácil utilizar o Consumer e o iFood.

 

 

Este artigo foi útil para você?