Introdução
Ao receber os pedidos no delivery existem procedimentos necessários a serem realizados durante a produção e após ser concluída, como mudar o status do pedido, inserir o entregador responsável pela entrega, verificar a forma de pagamento, e após estas etapas confirmando que está tudo certo com o pedido, será necessário finaliza-lo.
Quando se tem um alto volume de pedidos a serem finalizados, o passo inicial é finaliza-los de forma individual acessando a tela de pagamentos, mas também é possível finalizar todos eles em lote, de uma vez só e de forma simples.
Como finalizar os pedidos em lote
Acesse a aba Principal -> Pedidos Delivery, e você encontrará ao final da tela o botão Finalizar em lote.
Para que a finalização em lote seja realizada em todos os pedidos, será preciso que eles possuam entregador selecionado, e a forma de pagamento já inserida:
Caso você tenha habilitado a função de Pagamentos Previstos, o pedido só será finalizado após você confirmar que o pagamento foi realizado pelo meio selecionado, se desejar clique aqui e veja como desabilitar os pagamentos previstos:
É importante verificar o aviso apresentado ao clicar no botão Finalizar em Lote, relacionado a detalhes para finalização, mudança de Status e Emissão Fiscal.
Se você possui emissão fiscal ativa, estes pedidos ficarão aguardando a emissão em seu Gerenciador de Notas Fiscais, é possível emiti-los individualmente ou você também emiti-los em lote veja aqui como realizar o processo, e para evitar a impressão destes cupons veja aqui como desativar a impressão automática dos cupons fiscais.
Após conferir o pagamento do pedido e selecionar o entregador, escolha se deseja finalizar apenas alguns pedidos ou clicar na opção de Selecionar Todos, lembrando que é possível escolher se a mudança do status para Finalizado e Entregue será realizada ao finalizar os pedidos.
Caso não tenha selecionado entregador e pagamento, ou no caso de pagamento previstos não haja confirmação, o sistema apresentará aviso de quantos pedidos não foram finalizados, e será possível identificar o que falta no pedido para que seja possível seguir com o processo:
Quando tudo estiver correto com os pedidos, todos serão finalizados, e a tela do delivery ficará em branco, agora você já pode fechar seu caixa.
É extremamente importante acompanhar a finalização dos pedidos e o correto fechamento do caixa, para que isso não acarrete divergências em seus relatórios financeiros, caso tenha dúvidas no fechamento veja aqui detalhes: