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Introdução

O Programa Consumer permite que seus usuários controlem a abertura e o fechamento de seu caixa e de sua gaveta de dinheiro, com muita facilidade.

O objetivo dessa ferramenta é auxiliar o usuário a fazer o fechamento das atividades do dia e conferir os valores recebidos. Ao iniciar um turno de trabalho, o usuário deve informar quanto tem em sua gaveta. Depois, na conclusão de seu turno, ele poderá verificar os ganhos.

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Abertura do Caixa

Para iniciar seu expediente e seu turno, confira o valor que você possui em sua gaveta de dinheiro. O valor disponível na gaveta de dinheiro deve estar indicado no Programa Consumer. Clique na opção: Principal -> Abrir / Fechar Meu Caixa.

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Na tela a seguir, informe o Saldo Inicial (Em Dinheiro) de sua gaveta de dinheiro e em seguida em Abrir Caixa:

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Registro de Movimentações

Após a abertura do caixa, o valor em dinheiro e em cartão de todos os pedidos que o usuário receber serão registrados em sua movimentação de caixa, pois o controle é feito por usuário no sistema.

O colaborador tem ainda a opção de adicionar entradas ou saídas/sangrias, para o pagamento de contas por exemplo. Para isso basta clicar na opção Abrir / Fechar Meu Caixa e depois no botão Lançar uma Entrada / Saída. Conforme mostra a imagem abaixo:

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Fechamento do Caixa

No final do expediente de trabalho, de seu turno, o colaborador deve então fazer o fechamento do caixa e a conferência de sua gaveta.

Para isso, basta ir até a aba Principal -> Abrir/Fechar Meu Caixa. Lá, clique na opção Fechar Caixa (F3). O sistema também oferece a opção de Imprimir um detalhamento do caixa, caso desejado.

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Se houverem pedidos em aberto no momento do fechamento do caixa, será apresentado um aviso, alertando ao usuário que verifique esses pedidos:

 

 

Caso esse caixa seja fechado, sem que os pedidos em aberto possuam pagamentos atribuídos, os mesmos só entrarão na movimentação do próximo caixa, podendo causar divergências em seus relatórios e no próprio fechamento do caixa.

Para verificar os pedidos que estão em aberto, acesse a aba Principal, e depois o relatório de Histórico de Pedidos:

 

Dentro dele, verifique a data que deseja filtrar, selecione a opção Abertos, acompanhe os pedidos que estiverem com a informação Em Andamento.

 

 

Analisando a coluna Tipo, você conseguirá identificar em quais locais (Mesas/Comandas ou Delivery), estão os pedidos que precisam ser finalizados.

 

 

Consultar Histórico do Caixa

O administrador do sistema tem a opção de consultar o histórico dos caixas de todos os colaboradores do sistema:

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Se o estabelecimento possui vários operadores de caixa, é importante acompanhar o fechamento de cada um através da ID do Caixa, com essa informação você conseguirá saber qual usuário realizou o fechamento do pedido, e respectivamente em qual caixa está registrada esta movimentação:

 

 

 

Permissão para Colaboradores

O Programa Consumer possui diversos níveis de permissão que podem ser atribuídos aos usuários. Um colaborador pode ser autorizado a abrir e fechar o caixa, mas não para excluir pedidos. Veja esse exemplo na imagem abaixo:

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Se tiver dúvidas em relação a quais permissões liberar para seus colaboradores, acesse  o manual a seguir, veja aqui.

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