Introdução
Na rotina agitada de um restaurante ou lanchonete é comum ocorrerem erros de lançamento de pagamentos ou troca da forma de pagamento pelo cliente, mas, é muito importante que essas operações sejam registradas no sistema corretamente.
Com o Consumer é muito fácil realizar estornos e cancelamentos de pedidos, e tudo com total controle das operações e estoque.
Estorno no pagamento
Se o operador de caixa registrou a forma de pagamento errada por exemplo, basta clicar na lixeira vermelha (Estornar) que o registro será apagado, e então basta realizar o pagamento novamente.
.
Estorno após a finalização do pedido
Se o pagamento já foi registrado e o pedido finalizado, é necessário cancelar o pedido para não haver erros no estoque e no caixa.
Para cancelar o pedido no sistema, acesse Financeiro -> Recebimentos, selecione o pedido e clique na lixeira vermelha (Excluir):
Digite o motivo da exclusão, selecione os itens que não foram produzidos ou consumidos para devolução ao estoque e clique em Excluir Pedido:
Confirme a seguinte mensagem:
O pedido fica no registro de pedidos excluídos, com a justificativa dada pelo colaborador:
O valor que foi excluído desaparece do Histórico de Caixa:
Dessa maneira, você pode realizar estornos e cancelamentos sem se preocupar com problemas de estoque e caixa.