Introdução

Neste manual iremos mostrar como aplicar os ID’s do Google Analytics, do Google Tag Manager e do Pixel do Facebook para otimizar seu gerenciamento do MenuDino, plataforma de Delivery integrada ao Consumer. Através deles, é possível acompanhar o tráfego de clientes, suas geolocalizações, além de outras funções que ajudam na criação de campanhas e acompanhamento do seu negócio.

 

Vídeo

Confira abaixo um vídeo que preparamos para você com o passo a passo detalhado de como instalar o Google Analytics no seu site MenuDino:

 

.

Pré-requisito

.

Sobre o Google Analytics

Google Analytics é um serviço gratuito e é oferecido pela Google através do qual, ao ativar-se o serviço por intermédio de uma conta do Google, e ao cadastrar-se um site recebe-se um código para ser inserido na página cadastrada e, a cada exibição, estatísticas de visitação são enviadas ao sistema e apresentadas ao dono do site. Foi criado principalmente como um auxilio aos webmasters para otimizar seus sites para campanhas de marketing e para o Google AdSense.
.
O Analytics é capaz de identificar além da tradicional taxa de exibição e hit de uma página, localização geográfica do visitante, forma com a qual chegou na página (através de links de outros sites, buscador, AdSense ou diretamente pelo endereço), sistema operacional, navegador, navegador e sistema operacional combinados e suas versões, resolução de tela, Java, reprodutor de flash instalado, entre outros, em períodos diários, semanais, mensais e anuais.
.
Embora muitas pessoas vejam o Google Analytics apenas como uma ferramenta de monitoramento de tráfego essa ferramenta na verdade funciona como uma poderosa ferramenta para tomada de decisões em negócios relacionados à Internet.
.
 .
 .

Sobre o Pixel do Facebook

O pixel do Facebook é uma ferramenta analítica que ajuda a medir a eficácia do seu anúncio. Você pode usar o pixel do Facebook para entender as ações que as pessoas estão realizando no seu site e alcançar públicos importantes para você.
.
.
Após criar sua conta e ter os códigos de integração, veja abaixo como inseri-los no MenuDino. Clicando aqui, te mostraremos como criar um Pixel do Facebook e monitorar quais campanhas e posts em redes sociais geram mais resultados e pedidos para o seu site e aplicativo de delivery MenuDino.
.

Sobre o Google Tag Manager

O Gerenciador de tags do Google é um software gratuito do Google que permite instalar vários tipos de código (tags) em seu site. Alguns exemplos de tags são: o código de rastreamento do Google Analytics, códigos de evento do Google Analytics, script de conversão do Google Ads, tags de remarketing.

Imagine o Gerenciador de Tags do Google como uma caixa de ferramentas, onde você guarda todas as suas ferramentas: uma régua (Google Analytics), um martelo (Google Ads), etc.

O Google Tag Manager (GTM) acelera muitos processos. Novas tags podem ser adicionadas rapidamente e muitas delas não exigem alterações de código no site.

Saiba mais: https://rockcontent.com/br/blog/google-tag-manager/

 

Inserindo os códigos no MenuDino

Acesse a aba Apps -> Pedidos Online -> MenuDino :

.

.

Na aba Pedido, clique em Integrações e na janela que se abrirá, insira o ID que você adquiriu, como na imagem abaixo:

.

 

 

.Na aba Publicar, clique em Atualizar Cardápio:

 

 

Após inserir o ID e publicar novamente seu cardápio do MenuDino, você poderá acessar as informações referentes ao tráfego e acesso da plataforma pelo Google Analytics, Google Tag Manager ou Facebook.

Este artigo foi útil para você?