Introdução

Neste manual traremos dicas poderosas que preparamos especialmente para ajudar você a profissionalizar o seu processo de Delivery online. Para isso, nossa equipe se reuniu com vários especialistas de marketing digital e produziu três vídeos que vão ajudá-lo em suas campanhas do Facebook e InstagramE para facilitar, deixaremos os prints de todo o processo descrito nos vídeos!

O objetivo principal deste manual é mostrar como monitorar quais campanhas e posts em redes sociais geram mais resultados e pedidos para o seu site e aplicativo de delivery MenuDino.

Vamos ensinar, em três etapas, como criar uma campanha de marketing digital no Facebook e também como acompanhar os resultados dessa ação.

Antes disso, gostaríamos de lembrar que é muito importante a ajuda um especialista em redes sociais ou marketing digital durante esse processo, caso você tenha dificuldades, ok?

 

 

Etapa 1 – Instalando e testando o Pixel do Facebook no MenuDino

 

 

O primeiro passo para você rastrear quais campanhas do Facebook geram mais resultados é a criação de um Pixel.

Mesmo se você ainda não estiver anunciando no Facebook, instalar o Pixel do Facebook no seu site MenuDino é muito importante. Ele começará a coletar dados imediatamente, para que você não precise começar do zero quando estiver pronto para criar seu primeiro anúncio.

 

Mas o que é um Pixel?

Muita gente já conhece e sabe o que é o pixel do Facebook, mas se você não sabe do que se trata, o Pixel do Facebook é uma ferramenta de análise poderosa.

Basicamente, ela vai mensurar/medir o sucesso da sua publicidade com base nas ações que os seus clientes realizarão no seu site MenuDino.

Parece complicado de entender né? Mas imagine o Pixel como um espião que vai trabalhar pra você infiltrado em seu site MenuDino e te passar um relatório de tudo o que seu cliente faz dentro dele.

 

Com esse agente secreto, o Pixel do Facebook, a gente consegue:

 

  • Gerar mais vendas.
  • Ter certeza de que nossos anúncios serão mostrados para as pessoas certas.
  • Mensurar os resultados dos nossos anúncios.

 

Bom, agora que você já sabe o que é o Pixel do Facebook e a importância dele, vamos mostrar abaixo como criar o Pixel e instalar ele no MenuDino.

 

O primeiro passo é acessar o Gerenciador de Anúncios do Facebook no link a seguir: https://www.facebook.com/adsmanager

 

No canto superior esquerdo, clique em Gerenciador de Eventos:

 

 

Agora, clique em Conecte uma fonte de dados:

 

 

Selecione Web e clique em Começar:

 

 

Selecione Pixel do Facebook e clique em Conectar:

 

 

Agora, dê um nome para o Pixel e clique em Continuar:

 

 

Na janela que se abre, clique na primeira opção:

 

 

Feito isso, clique no botão Copiar código:

 

 

Não feche essa tela ainda, pois voltaremos nela mais tarde, ok?

 

Agora, abra o Consumer Desktop, acesse Apps e depois Pedidos Online e MenuDino:

 

 

Na tela que se abre, clique na aba Estabelecimento e depois no botão Opções avançadas, logo abaixo:

 

 

Agora, é só colar o código do Pixel que acabou de copiar e clicar em Ok:

 

 

Feito isso, clique na aba Publicar e depois em Atualizar cardápio para que nosso Pixel comece a funcionar corretamente:

 

 

Pronto, seu cardápio foi publicado com sucesso e seu Pixel já está funcionando! Em alguns casos, o Pixel pode levar em torno 30 minutos para começar a funcionar perfeitamente.

 

Agora, volte na janela do Facebook para continuar o processo. Vamos mostrar abaixo como testar se o Pixel está ativo.

 

Feche a tela anterior, clique na aba Eventos de Teste, insira a URL do seu Site Delivery e clique em Abrir Site:

 

 

Faça uma navegação rápida pelo seu Site Delivery e volte para a tela do Facebook:

 

 

Veja que os Eventos do Pixel já começaram a contabilizar as atividades em seu Site. Ou seja, o nosso espião já começou a trabalhar e nos passar informações:

 

 

Você pode clicar no evento Pageview e depois em ver detalhes para ter um detalhamento de todas as atividades no seu site MenuDino:

 

 

Lembrando que, em alguns casos, o Pixel pode demorar em torno de 30 minutos para funcionar corretamente, então, não se assuste caso não esteja aparecendo nada nessa tela, espere um tempo, atualize a página e confira novamente.

 

Viu como é fácil criar um Pixel no Facebook? Mas não acabamos por aqui, ainda temos duas etapas para que você crie uma campanha de vendas poderosa!

 

Etapa 2 – Criando conversões personalizadas no Facebook para seu site MenuDino

 

 

Na etapa anterior deste manual, aprendemos a criar um Pixel e instalar ele no Site Delivery do MenuDino. Como já vimos, o pixel do Facebook permite que você veja como as pessoas interagem com seu site. Agora, vamos explorar o poder do Pixel!

 

Você pode usar o pixel do Facebook para coletar dados em dois tipos diferentes de eventos:

 

  • Eventos predefinidos, que são um conjunto de vários eventos padrões que o Facebook disponibiliza;
  • E o segundo, eventos personalizados que nós mesmo criamos.

 

Mas o que é um evento? Bom, um “evento” é simplesmente uma ação específica que um visitante/cliente executa no seu site, como realizar um pedido, no MenuDino, por exemplo.

 

Configurando um Evento Personalizado

Para que você veja na prática, vamos configurar abaixo um Evento Personalizado chamado de “Pedido Realizado”, ou seja, sempre que um pedido for realizado em seu site Delivery, esse evento será disparado.

 

O primeiro passo é Criar uma Conversão Personalizada. A página abaixo é a de Gerenciador de Eventos, para acessá-la, é só clicar aqui. Nela, clique em Conversões Personalizadas:

 

 

Então, clique em Criar conversão personalizada:

 

 

Agora, na tela que se abre, insira um nome para a sua conversão. A minha conversão terá o nome de ‘Pedido Realizado’, pois eu quero mensurar as vendas do meu site MenuDino. Aliás, mais pra frente, vamos criar uma campanha de divulgação e esse rastreamento vai ser muito importante.

 

 

Verifique se o Pixel criado anteriormente está selecionado, deixe selecionado também a opção todo o tráfego da URL:

 

 

 

E agora, clique na opção Selecionar a sua própria categoria:

 

 

Aqui, escolha uma categoria que vá de encontro com a sua conversão, no meu caso, será Compra:

 

 

Agora, muita atenção: Aqui em Regras, vou colocar a URL do momento de finalização de um pedido no site MenuDino. Ou seja, quando um cliente acessa o seu site e realiza um pedido, ele é direcionado para uma página específica, a página de finalização, onde ele pode acompanhar o andamento do pedido:

 

 

Testando o Evento na prática

Assim que o cliente clica no botão enviar pedido, ele é direcionado para uma página exclusiva onde pode acompanhar o processo daquele pedido que acabou de realizar. Agora, observe a URL desta página. É ela que vamos usar para rastrear todos os clientes que comprarem no nosso site. Porém, vou copiar até a palavra ‘enviado’, não precisa copiar todo esse código que aparece na URL, ok?!

 

 

Voltando para a tela do Facebook, em Regras, adicione a URL que acabou de copiar. Veja que quando ela é colada, logo abaixo aparece um botão para confirmar. Clique nele:

 

 

Agora, clique no botão Criar e uma mensagem de sucesso aparecerá para você. Daí, é só clicar em concluir para confirmar a criação que acabou de fazer:

 

 

 

Veja que ela já aparece aqui, porém, marcada com o status ‘Inativo’. Esse status aparece porque você acabou de criá-la e ainda não teve nenhum evento para que o Pixel dispare:

 

 

Simule uma compra no Site Delivery, para ver o que acontece:

 

 

 

Envie o pedido e atualize a página do Facebook. Veja agora que a quantidade da conversão mudou, e que já está sendo contabilizado corretamente todas as vendas em seu Site Delivery.

Em alguns momentos pode ser que demore alguns uns minutos até que os eventos comecem a ser contabilizados. Então, não se assuste caso o evento não apareça imediatamente, espere um pouco e atualize a página.

 

 

Na próxima etapa, vamos ensinar você a criar uma campanha para seu site MenuDino, usar nela seu pixel de rastreamento e otimizar essa campanha para gerar melhores os resultados.

Ou seja, você vai ver como otimizar uma campanha para as pessoas com maiores chances de converter depois de verem seu anúncio. Assim, você não gasta dinheiro com pessoas que não estão afim de comprar seu produto.

 

Etapa 3 – Criando e otimizando uma campanha do zero no Facebook

 

 

Essa é a terceira etapa deste manual sobre MenuDino + Facebook.

Nas etapas anteriores, ensinamos a criar um Pixel, instalar ele no seu site MenuDino e criar uma Conversão Personalizada para mensurar as compras em seu site. Agora, vamos criar uma campanha de divulgação do zero e otimizar ela para as pessoas com maiores chances de converter.

Para isso, usaremos um caso real de um cliente da Consumer e MenuDino, o Cabral Bar.

 

Nesse momento, vamos então, criar uma campanha de divulgação para o site MenuDino do Cabral.

 

 

A primeira coisa a se fazer é acessar o ‘Gerenciador de Anúncios’ do Facebook. Você pode fazer isso acessando este link.

 

Caso seja o seu primeiro acesso ao Gerenciador de Anúncios saiba que é necessário configurar algumas informações antes de anunciar na plataforma, ok?!

 

Configurando conta de anúncio

Se esse é o seu primeiro acesso ao Gerenciador de Anúncios, vamos Alterar a moeda que você usa para os anúncios do Facebook. Esse passo é importante porque assim nossos anúncios serão cobrados em Real e não em Dólar.

 

Clique no ícone Ferramentas para empresas e depois em Configurações da Conta de Anúncios:

 

 

 

Na tela que se abre, clique em alterar moeda e já aproveite e altere também o fuso horário:

 

 

Depois, clique em criar nova conta e confirme a desativação da conta de anúncios antiga que usava o dólar como moeda padrão.

 

 

Uma mensagem de confirmação irá aparecer e você pode fechá-la:

 

 

Abra novamente o Gerenciador de Anúncios para que sua nova conta de anúncios seja carregada:

 

 

Então, feche essa aba e abra novamente o link para o Gerenciador de Anúncios, como já mostramos, você pode acessar este link.

Bom, agora estamos novamente no Gerenciador de Anúncios, porém, já configurado com a moeda ‘Real’. Você pode conferir essa mudança acessando novamente o atalho Cobrança da Conta de Anúncios. Veja que tanto o Fuso horário quanto a Moeda estão atualizados:

 

 

 

Aproveite, e insira também o seu CPF ou CNPJ para configuração da sua conta de anúncios:

 

 

Agora, mais um detalhe importante: toda campanha de anúncio no facebook custa um valor, esse valor é você quem decide.

Então, antes de iniciar sua campanha, adicione fundos a sua conta de anúncio, para que assim, consiga criar sua campanha.

Então, acesse configurações de pagamento e na tela que se abre veja que é mostrado o seu saldo de conta. No caso, zero, se você tiver acabado de criar sua conta de anúncio:

 

 

 

O Facebook dá algumas opções para pagamentos na plataforma, clicando em adicionar forma de pagamento você pode escolher como quer ser cobrado pelos seus anúncios. Você pode escolher entre cartão de crédito e paypal.

 

 

Para continuar, escolha a opção Cartão de Crédito e clique em continuar:

 

 

Um detalhe importante: o Facebook tem uma jogada estratégica nesse momento. Ele não libera mais a opção de Boleto Bancário de primeira. Você precisa adicionar um cartão antes dele liberar essa opção.

 

Agora, insira as informações do cartão e clique em continuar novamente:

 

 

Pronto, sua forma de pagamento foi adicionada. E veja que uma mensagem aparece dizendo que pode, agora, adicionar outras formas de pagamento, nesse caso, Boleto Bancário:

 

 

Agora, volte para o Gerenciador de Anúncios. Basta clicar no atalho logo a esquerda, como mostramos abaixo:

 

 

Criando uma Campanha

Agora, chegou a hora de criar sua campanha. Clique no botão Criar:

 

 

Veja que uma janela aparece e nela você deve escolher qual o objetivo da sua campanha. Se você passar o mouse em cima de cada uma, um ícone com mais informações sobre aquele objetivo aparecerá e assim você pode ler mais sobre cada objetivo disponível.

Como falamos nas etapas anteriores, o objetivo é divulgar a campanha para pessoas comprarem em seu site MenuDino. Então, escolha a opção conversões e clicar em continuar:

 

 

Agora, é hora de colocar todas as informações para sua campanha. Primeiro, dê um nome pra ela e na sequência coloque o orçamento da campanha ou seja, quanto vamos gastar com essa campanha de anúncios.

 

 

 

Agora, em Programação de anúncios, clique em editar e marque a opção Veicular anúncios de acordo com uma programação. Essa configuração vai te ajudar a rodar os anúncios apenas nos horários em que seu Delivery estiver funcionando. Vamos configurar os horários jajá. Agora, clique em avançar:

 

 

Agora, definia um nome para o conjunto de anúncios. 

Um detalhe, dentro da sua campanha podem existir mais de um anúncio e você também pode criar diversas campanhas. Por isso, detalhar bem os nomes tanto das campanhas, quanto dos anúncios é muito importante para não se perder. Ok?

 

 

Deixe marcada opção Site:

 

 

Agora, escolha um evento para seu Pixel, pra isso basta clicar nesse campo e escolher pedido realizado. Ative a opção criativo dinâmico e confirme.

 

 

Agora, desça até a área de Orçamento e programação para configurar a data de início e término da nossa campanha. No meu caso, vou rodar essa campanha durante 7 dias:

 

 

Programe também o horário que deseja vincular seus anúncios. Ou seja, coloque aqui o horário de funcionamento do seu Delivery, para que as pessoas não acessem seus anúncios em horários em que você estará fechado.

 

Veja que eu não selecionei horário para a segunda-feira, pois nesse dia, o estabelecimento não abre. Você pode fazer o mesmo para dias e horários em que seu Delivery não atende:

 

 

Agora, vá para a parte de Público.

 

Em localização, selecione sua cidade clicando em Editar. Exclua a opção ‘Brasil’ que vem como padrão e digite o nome da sua cidade. Veja que ela já aparece nas opções e então é só clicar sobre ela.

Agora, vou refinar o raio de alcance para apenas a cidade atual.

 

 

Agora, uma configuração importante. Logo acima, selecione para a opção Pessoas que moram nesta localização, para que sua campanha atinja apenas moradores da cidade:

 

 

Selecione a idade do seu público, e depois clique em direcionamento detalhado para refinar ainda mais o grupo de pessoas para as quais exibirá os anúncios.

Ao clicar em procurar você pode filtrar mais opções para seu direcionamento, ok?

Procure com atenção e após selecionar todos os interesses que vão de encontro com seu tipo de negócio e público, clique em avançar:

 

 

Agora, vamos dar vida ao anúncio da campanha! Defina o nome para esse anúncio, selecione sua fanpage. Se tiver Instagram, pode conectar também:

 

 

Em configurações do anúncio você pode escolher entre imagens e vídeos. No meu caso, vai ser uma imagem. Logo abaixo, vou clicar em selecionar imagens. A minha já está aqui carregada, você pode clicar em enviar para selecionar do seu computador:

 

 

 

Depois, é só clicar em continuar e inserir as opções de texto para seu anúncio:

 

 

Em URL do site, você coloca o seu site MenuDino e em chamada para ação, você pode escolher um botão que irá acompanhar seu anúncio:

 

 

Depois, confira se seu Pixel de rastreamento está ativado e, então, clique em Publicar:

 

 

Pronto, sua campanha está criada! Veja que agora você pode acompanhar os resultados dessa campanha, direto na home do seu Gerenciador de Anúncios. Você pode ver os resultados, alcance e o valor que foi gasto até o momento.

O Facebook leva em torno de alguns minutos para aprovar sua campanha e depois já vai começar a te mostrar os resultados:

 

 

Na tela abaixo, você vê os resultados da campanha que acabamos de criar para o Cabral Bar depois de 7 dias corridos, ou seja, esses número aqui são os resultados da campanha finalizada.

Se você estiver em dúvida do que é cada uma dessas colunas e para que elas servem, você pode parar o mouse em cima de cada uma para ter um resumo melhor da função delas. Então, esses foram os resultados da nossa campanha. Investindo 100 reais, veiculando ela durante 7 dias, em horários específicos, para um público segmentado e com o objetivo de conversão:

 

 

Agora, vamos ver os resultados do nosso Pixel. Veja que o gráfico do nosso Pixel já está bem detalhado e podemos ter uma visão melhor dos eventos em nosso site MenuDino.

 

 

Agora, veja os resultados do Evento Personalizado que criamos anteriormente para medir o número de pessoas que comprassem no nosso site.

 

 

O que achou das dicas que passamos nesse manual? Com elas, você potencializa suas vendas online com seu Site próprio e exclusivo, sem taxas e comissões!

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