Introdução

O MenuDino possui um controle antifraude que é feito pela Cielo e pode ser ativado ao publicar o cardápio. Esse serviço deve ser ativado junto com a API de ecommerce 3.0, verifique com a Cielo.

Uma vez ativo o serviço antifraude, ao marcar essa opção no Consumer, o cliente vai escolher o nível de tolerância para cada transação. Ou seja, a Cielo retorna o risco daquela transação pelas análises feitas por ela.

O risco vai de 0 a 100, e quanto maior ele for, maior é a POSSIBILIDADE de que a compra seja fraudulenta. Nos testes feitos pela equipe do Consumer, o risco ficou na média de 20, por exemplo. No checkout do cardápio do cliente no Menudino, caso a transação caia fora do limite de tolerância que o cliente configurou, automaticamente a compra é estornada e o pedido não chegará ao Consumer.

 

Atenção: Mesmo com o serviço de antifraude habilitado, é importante o estabelecimento ficar atento se a compra está dentro dos padrões normais, como valores, quantidades exageradas e no caso de dúvidas não aceitar o pagamento online ou exigir um documento do dono do cartão de crédito no momento da entrega do produto.

 

Abaixo, vamos explicar as principais dúvidas quando se trata do funcionamento do serviço Antifraude da Cielo:

 

O que é o serviço de análise Antifraude da Cielo e como ele é ativado?

Esse é um serviço oferecido pela Cielo que pode ser ativado junto a contas de e-commerce de estabelecimentos na plataforma da Cielo (necessário para receber pagamentos online). A ativação deve ser solicitada pelo estabelecimento para a equipe da Cielo na respectiva conta, senão o serviço não estará disponível nos pagamentos online recebidos. Atualmente, a Cielo não cobra pela ativação desse serviço.

 

Assim que a equipe da Cielo confirmar que o Antifraude está ativado, para calibrá-lo no Consumer, acesse a aba PAGAMENTO, ative-o e mova a barra:

 

 

O que a análise Antifraude faz na prática?

Quando esse serviço está ativo na conta e-commerce da Cielo, em toda requisição para pagamento online, a Cielo faz um análise nos dados do pagador + cartão utilizado, e retorna um score, que é um número que representa o risco da compra realizada ser uma fraude. O score vai de 0 (menor risco de fraude) a 100 (maior risco de fraude). Dificilmente uma compra terá um score abaixo de 10 (nunca identificamos casos assim).

 

Atenção: a Cielo faz uma ANÁLISE DE POSSIBILIDADE de a compra ser uma fraude (cartão clonado, roubado, compras fake, muitos cancelamentos no cartão após receber produto etc). Não é feito nenhum bloqueio ou notificação explícita. Apenas é retornado o score para o solicitante do pagamento na Cielo, no caso o cardápio/site/app MenuDino onde está sendo feita a compra.

 

Quais as consequências dessas fraudes para o estabelecimento?

Geralmente, essas fraudes geram estornos/cancelamento das compras, e o estabelecimento precisa devolver os valores que recebeu referente a esses casos para a Cielo, que recebeu solicitações de cancelamento das operadoras de cartão.

 

Esses estornos são conhecidos como chargebacks, e são explicados mais detalhadamente no artigo abaixo:

https://www.programaconsumer.com.br/blog/o-que-e-chargeback-como-funciona-e-como-evitar-fraudes/ 

 

No cenário de Delivery, o prejuízo pode ser grande para o estabelecimento, pois o produto é entregue rapidamente, e como o alimento não pode ser recuperado, a perca é certa. Sabe-se que, no contrato da Cielo com o estabelecimento, é previsto que caso o estabelecimento esteja recebendo um volume muito grande de fraudes por muito tempo, a conta dele pode ser suspensa ou cancelada unilateralmente pela Cielo.

 

Como funciona a análise Antifraude da Cielo no MenuDino?

No Consumer, na configuração de publicação do MenuDino mostrada anteriormente neste manual, o estabelecimento pode escolher o limite de risco que ele aceita receber pedidos/pagamentos. Caso o retorno (score) da análise antifraude extrapole o limite configurado, no próprio MenuDino a compra é automaticamente cancelada e não chega para o estabelecimento, nem causa problemas na Cielo.

Já há algumas versões, tanto na publicação do cardápio quanto na página de pagamento do MenuDino, sempre consideramos a análise antifraude como ativa em 100% dos cardápios e compras online, e tratamos o retorno da Cielo. Caso o serviço de análise antifraude não esteja ativo na conta do estabelecimento na Cielo, a venda segue normalmente, mas sem o controle baseado no score.

 

Considerações Finais

É importante ter em mente que o Antifraude analisa a possibilidade de compra fraudulenta, e não existe uma garantia de segurança total para pagamentos online.

 

Em qualquer tipo de venda com pagamento online, existe o risco de fraudes, além de pessoas mal intencionadas buscando uma brecha para prejudicar estabelecimentos.

 

Nós, da Consumer, oferecemos a plataforma, tecnologia e ferramentas para ajudar como podemos nessa jornada, mas o gerenciamento e a checagem da integridade dos pedidos e seus pagadores, para evitar transtornos, precisa ser feito pelo lojista. 

 

Clique aqui e conheça um manual com dicas de como analisar vendas suspeitas.

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