Introdução

Olá! Se você está aqui, provavelmente está testando o Consumer e as soluções que ele oferece para seu estabelecimento na área da alimentação, estou certo? Não se preocupe, nossas soluções foram feitas para simplificar sua rotina, e este manual servirá como um mapa para quem é iniciante no Consumer, e não sabe por onde começar. Em cada tópico apresentado, você poderá acessar os links de outros manuais específicos, que ensinam o passo a passo das configurações necessárias para você começar a utilizar o Consumer o mais rápido possível.

.

.

Instalação

O primeiro passo para começar a utilizar o Consumer é baixar e instalar o programa em seu computador. Clique aqui que te mostramos um artigo com o passo a passo do processo de instalação.
Depois, será necessário registrar sua assinatura. Clicando o link recebido por e-mail você ativa sua assinatura PREMIUM de 15 dias, para usufruir de todos os nossos recursos. Mas, para isso, um breve cadastro deverá ser preenchido, com os dados de sua empresa, okay? Clique aqui e veja como registrar a versão PREMIUM e criar seu Consumer ID.

..

.

Cadastrar Seu Cardápio

Após instalar o Consumer, o próximo passo é cadastrar seus produtos e criar seu cardápio. Clique aqui para ver o artigo com o passo a passo de como cadastrar seus produtos em poucos minutos.
Lembrando que você precisará se atentar à ficha técnica e ao estoque de seus produtos que irá cadastrar, caso deseje um controle eficaz de todos os insumos que entram e saem entre produção e venda. Em nossa central de ajuda você encontra manuais que exemplificam esse cadastro tanto de Açaís, quanto de Pizzas e Hambúrgueres por exemplo.
Se você tem produtos por tamanho (como pizzas e açaís) em seu cardápio, siga as orientações desse manual para cadastrá-los.

.

.

Configurar Impressoras e Equipamentos

Na sequência você tem a opção de configurar suas impressoras. Elas podem ser utilizadas para realizar a impressão da conta, emitir os pedidos ou controlar o fluxo de produção na cozinha. Aqui você encontra um manual de instalação de uma ou mais impressoras com o Consumer.
Mas, não se esqueça que é necessário vincular seus produtos aos locais de produção, então clique aqui e veja como fazer isso rapidamente durante o cadastro do produto.

Outros aparelhos além da impressora podem ser necessários dependendo do seu caso, e é claro que pensamos em você!
Se precisar instalar a Bina para identificar chamadas, clique aqui.
No caso de trabalhar com Balanças, aqui.
.

.

Configurar Fiscal

Caso você tenha adquirido o módulo Fiscal, será necessária a homologação, que pode ser feita seguindo os passos do manual ou com a ajuda de nossa equipe.
Mas não se esqueça que se você estiver em São Paulo ou no Ceará, será necessária a instalação do aparelho SAT ou MFE com o auxílio de um técnico.

.

Cadastrar usuários

Esse passo é simples, porém importante, pois além do primeiro usuário cadastrado no sistema (administrador), outros podem ser adicionados com suas permissões pré-definidas de acordo com sua função na rotina de trabalho.
Você verá que é muito rápido cadastrar seus colaboradores no Consumer, cada um com seu acesso e senha, o que te permitirá ter um controle eficaz em relação ao atendimento e caixas.

.

Realizar pedidos

Agora que seus equipamentos estão instalados e os produtos e usuários estão cadastrados no sistema, você está pronto para realizar pedidos! Se em seu restaurante ou lanchonete há mesas ou comandas, esse manual irá te ajudar.

Clicando aqui você aprende a realizar pedidos no Caixa.

Se o seu estabelecimento atende pelo balcão, veja seu manual aqui. E se utiliza senhas, aqui.

E por último mas não menos importante, se você atende pedidos por Delivery, acesse esse link.

.

Operar Caixa

Para atender pedidos é claro que um caixa deve ser aberto. Agora que os usuários estão cadastrados, eles podem operar o caixa, se permitidos é claro.
Pensando nisso desenvolvemos esse manual completo de como funcionam as operações de caixa no Consumer.

Este artigo foi útil para você?