Introdução

O Programa Consumer pode lhe enviar diversos relatórios financeiros. Essa funcionalidade visa simplificar a gestão de seu negócio. Vamos conhecer, nesse artigo, os principais relatórios financeiros.

.

Faturamento

O módulo Financeiro -> Faturamento, apresenta todo o faturamento do estabelecimento, ou seja, todos os recebimentos realizados em um determinado período. Nesse local são exibidos os valores recebidos dos pedidos e também os pagamentos de valores do fiado. Na aba Formas de Pagamento é possível visualizar os recebimentos, divididos por formas de pagamento.

 

 

Contas a Receber

O módulo Financeiro -> Contas a Receber, apresenta todos os recebimentos do estabelecimento, ou seja, todo o dinheiro que entrou. Por exemplo, se o estabelecimento fez uma venda de R$100 e recebeu em dinheiro, esse valor vai estar presente nesse relatório.

No caso de vendas por cartão, caso o estabelecimento receba em datas diferentes, ele pode configurar isso no sistema e visualizar também essa informação, o que permite que ele tenha um controle de conciliação sobre os pagamentos realizados pela operadora de cartão.

 

 

Contas a Pagar

O módulo Financeiro -> Contas a Pagar, permite que você faça o controle do pagamento das contas a pagar. Sejam elas contas individuais ou também de contas recorrentes, como luz, aluguel e internet do estabelecimento:

 

 

Conta Corrente (Fiado)

O módulo Financeiro -> Conta Corrente (Fiado), permite que você visualize os pedidos que foram enviados ao fiado, além de fazer o cadastro dos pagamentos realizados pelos clientes.

Dessa maneira, nossos clientes têm o saldo devedor de cada cliente e toda a movimentação e extrato da “conta corrente” do fiado.

 

 

Meu Negócio

O módulo Financeiro -> Meu Negócio, permite que você acompanhe, através de gráficos, seu faturamento por dia ou por mês. Além disso exibe o valor médio das contas x quantidade de pedidos.

É importante destacar que os lançamentos e entradas realizados no módulo Abrir/Fechar meu Caixa não aparecem nesse relatório. O relatório do Meu Negócio considera apenas o faturamento baseado em recebimento de pedidos e pagamentos do fiado.

Nesse relatório você tem a opção de visualizar os gráficos do Faturamento, que mostram o que foi vendido, ou filtrar para visualizar apenas o Financeiro, ou seja, a quantia realmente recebida até então.

Veja mais detalhes nas imagens abaixo:

 

 

 

 

Resumo Financeiro

O módulo Financeiro -> Resumo Financeiro permite que você visualize o faturamento total por dia ou por mês, jogando o saldo para o próximo dia e também calculando o resultado final do período. Ele considera os valores recebidos, retira os valores pagos e consolida o saldo total.

 

 

Ranking de Atendimento

O módulo Vendas -> Ranking de Atendimento permite que o estabelecimento visualize os pedidos realizados pelos colaboradores cadastrados no sistema. Esse relatório pode ser útil para acompanhar o desempenho dos garçons, incluindo a comissão, quantidade de atendimentos e “ticket médio” do que foi cobrado por cada colaborador. Vale destacar que esse módulo considera a taxa de serviço cadastrada em configurações.

 

 

Histórico de Pedidos

O módulo Vendas -> Histórico de Pedidos permite que o estabelecimento tenha acesso a todos os pedidos realizados em um determinado período. Nesse relatório também é possível colocar um filtro para exibição do histórico de cada colaborador.

Marcando a opção Exibir todas as colunas é possível visualizar as colunas como Taxa de Serviço ou Taxa de Entrega, auxiliando assim o processo de pagamento da comissão de cada colaborador ou até mesmo das taxas de entrega dos motoqueiros, por exemplo:

 

 

É importante ressaltar que cada tipo de Relatório do Consumer tem uma função específica. Sendo assim, ao emitir dois relatórios distintos, você não obterá o mesmo resultado em ambos.
Por exemplo, não é possível confrontar um relatório de produtos Mais Vendidos com um relatório de Faturamento pois os resultados não serão os mesmos. Ao analisar os produtos Mais Vendidos o valor exibido será referente aos valores totais dos produtos, desconsiderando as taxas e descontos ocorridos no lançamento dos pedidos. Já no Faturamento você obtém um resultado que já considerou e calculou todas as movimentações financeiras.

Entenda bem a função de cada Relatório do Programa Consumer e você terá mais facilidade em gerir seu negócio e acompanhar seus resultados.

Este artigo foi útil para você?