Introdução

O cadastro completo e adequado dos produtos permite que você melhore sua gestão e aumente a agilidade de seus processos. Por isso, vamos aprender neste artigo como cadastrar os produtos no sistema Consumer.

Procure fazer um planejamento antecipado de seu cardápio. Pense em como vai ser a divisão das categorias, se vai criar categorias como por exemplo “Bebidas” ou então, mais específicas, como “Refrigerantes”, “Sucos” ou “Cervejas”.

É importante destacar que no Programa Consumer você consegue cadastrar produtos que são oferecidos em tamanhos diferentes, o que é muito útil na venda de pizzas, açaís, milk-shakes e etc.

 

Vídeo

Confira abaixo um vídeo que preparamos para você com o passo a passo detalhado de como cadastrar seus produtos no sistema:

 

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Cadastro de Categorias

O primeiro passo para cadastrar seus produtos em determinada categoria é acessar a aba Produtos e realizar o cadastro e ajustes das categorias de acordo com seu cardápio. Veja abaixo:

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.Cadastro de Observações

As observações são importantes na hora de registrar o pedido, pois agilizam o trabalho do atendente. Confira no vídeo abaixo o passo a passo de como cadastrá-las:

 

 

Caso prefira, veja abaixo a explicação do vídeo acima em forma de texto:

Para cadastrar as observações, acesse o menu Produtos > Observações. Na tela que irá aparecer, edite as que já estão cadastradas ou crie novas:

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 .Ao abrir a tela de Observações, clique na opção Novo e cadastre suas observações. Depois, marque em qual categoria de produto essas observações devem aparecer. Por exemplo, uma opção como Retirar no caixa pode fazer parte de todas as categorias de produtos:
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Cadastro de Complementos

Os complementos são itens adicionais que podem ser incluídos no pedido, porém com preços adicionais. Você pode acrescentar adicionais como: “Mais Bacon” ou “Adicionar outro ovo”. Veja agora como cadastrar e definir seus complementos.

Vá até Produtos -> Complementos:

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.Na tela que é exibida em seguida, clique em Novo e cadastre seu complemento. Escolha em qual categorias ou produtos ele deve aparecer e qual o seu preço de venda. Veja abaixo:

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Note que nessa tela, você também pode controlar o estoque do seu complemento, basta clicar em “Controlar estoque”. Ao clicar nessa caixa, você pode fazer um controle mais avançado do estoque e dos ingredientes.

Nessa aba, você pode vincular todos os ingredientes deste complemento. Assim, sempre que uma venda for realizada, o sistema abate de seu estoque os respectivos insumos e suas quantidades definidas.

Outro fator importante é que ao preencher todos os ingredientes, o sistema te mostra uma visão de qual insumo tem o maior custo na composição do preço.

Preencha corretamente os insumos de cada complemento, dessa maneira você terá relatórios importantes, como quais o insumos mais utilizados e sua quantidade em determinados períodos. Isso vai te auxiliar no processo de compra e negociação junto aos fornecedores.

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Produtos de Tamanho Único

Depois de cadastrar suas categorias, observações e complementos no Consumer, você já pode iniciar o cadastro de seus produtos.

Vamos aprender como cadastrar um produto de tamanho único, que é o caso de lanches e bebidas por exemplo.

Na aba Produtos, clique em Produtos, depois no botão Novo e preencha todos os detalhes de seu produto, como mostramos abaixo. Selecione a medida UN – Unitário:

 

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Na aba Mais Detalhes, selecione uma imagem e preencha todos campos. Detalhe a descrição do prato, ela será útil  principalmente se mais tarde você publicar seu cardápio na internet, com a plataforma MenuDino.

Lembrando que se você utiliza o Consumer na versão Rede Local, as fotos só poderão ser inseridas a partir do Servidor, mas a partir da versão 14.2.1.8 é possível apresenta-las na máquina cliente (PC secundário), criando um álbum compartilhado clicando no botão abaixo:

 

 

Quando um novo item for criado, ou alguma foto alterada em um item já existente, será preciso clicar novamente na opção de compartilhamento das fotos, ou então na máquina cliente clicar em Sincronizar Fotos com o Servidor.

 

 

A opção Isento para Taxa de Serviço é utilizada quando você não deseja a cobrança da taxa para esse item no lançamento em um pedido.

Ao realizar o cadastro de qualquer produto, você pode vincular ele a uma impressora no Item para cozinha. Assim, o sistema vai te ajudar a controlar sua produção. Sempre que um pedido desse produto for realizado pelo atendente, ele sairá na impressora selecionada.

Se você tiver uma impressora na cozinha por exemplo, ela sempre será comunicada de um novo pedido para produção, com esse item sendo impresso na respectiva cozinha automaticamente.

Para isso, basta clicar em Item Para cozinha e selecionar a impressora. Para cadastrar todas as impressoras que você tem em seu estabelecimento, acesse: Configurações -> Impressoras.

Se você possui a Comanda Mobile para seu garçom anotar pedidos através de tablets e celulares, você pode definir aqui se esse produto deve ou não aparecer nos celulares dos garçons.

Se seus clientes podem visualizar e fazer pedidos pelo Cardápio QR Code na Mesa, você pode definir também se esse produto está disponível para esse recurso.

Por fim, se você vai publicar seu cardápio na internet, pode também configurar se esse produto vai estar disponível no MenuDino.

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Vamos agora conhecer a aba “Estoque”. Nesse local, você pode fazer um controle de estoque simplificado para itens individuais, como é o caso de bebidas. Para isso, basta marcar a opção “Estoque Controlado” e então definir o estoque mínimo, para acompanhar o seu estoque atual nos relatórios.

Se desejar entender os detalhes de como controlar o estoque no Consumer, clique aqui.

Ao ativar essa opção, o sistema vai começar a fazer o controle de seu estoque para este respectivo produto.

Em cada pedido feito, o estoque será abatido automaticamente. Além disso, você tem a opção de alterar o estoque a qualquer momento, no caso de novas compras.

Todas as movimentações ficam registradas nessa aba e também em outros relatórios do sistema, permitindo uma visão clara da movimentação do seu estoque.

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Na aba de “Ficha Técnica” você pode fazer um controle mais avançado do estoque e dos ingredientes, daqueles itens que são compostos por diversos insumos.

Nessa aba, você pode vincular todos os ingredientes deste produto. Assim, sempre que uma venda for realizada, o sistema abate de seu estoque os respectivos insumos e suas quantidades definidas.

Outro fator importante é que ao preencher todos os ingredientes, o sistema te mostra uma visão de qual insumo tem o maior custo na composição do preço.

Preencha corretamente os insumos de cada produto, dessa maneira você terá relatórios importantes, como quais o insumos mais utilizados e sua quantidade em determinados períodos. Isso vai te auxiliar no processo de compra e negociação junto aos fornecedores.

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Se você contratou o módulo Fiscal do Consumer,  você irá visualizar essa aba para preenchimento dos dados fiscais do produto. Cada tipo de produto possui uma tributação específica, então, preencha com a orientação de seu contador.

Para entender como preencher os dados, é só clicar aqui. 

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A próxima aba é a da Perguntas, na qual você pode criar etapas para a produção do pedido, como por exemplo “Qual o ponto da carne?” ou “Qual tipo de pão deseja?”. Para saber como funciona o módulo de Perguntas, veja o manual completo que preparamos para você clicando aqui

 

E na aba Complementos, você pode criar adicionais específicos para esse produto:

 

 

Ao finalizar o preenchimento, salve seu produto e pronto!

Produtos por Tamanho

Depois de cadastrar suas categorias, observações e complementos no Consumer, você já pode iniciar o cadastro de seus produtos por tamanho.

Vamos aprender agora como cadastrar produtos de tamanhos variados como é o caso de açaís, milk shakes e pizzas por exemplo, que também podem ser divididas meio a meio no Consumer.

Antes de iniciar o cadastro desses produtos, é necessário definir os tipos e tamanhos disponíveis no sistema. Se você criar um tipo Pizza, é necessário definir os tamanhos disponíveis, como Média, Grande e Broto por exemplo.

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.Ao criar um novo tamanho, você pode definir também em quantos sabores é possível personalizar esse produto, o que acontece muito com pizzas meio a meio.

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.Depois de cadastrar os tipos e tamanhos, acesse Produtos e clique na aba Produtos por Tamanho:

 

 

.Na tela de produtos por tamanho, basta ativar os tamanhos disponíveis e informar o preço de cada tamanho. Preencha adequadamente os tamanhos disponíveis para cada produto.

Na primeira aba, Mais Detalhes, defina os tamanhos que deseja disponibilizar para venda, o valor de custo de cada um e o preço de venda também.

Coloque uma imagem e uma descrição atrativas para seu produto, pois lembre-se que elas aparecerão no MenuDino seu cardápio na internet.

Clique no item Isento da Taxa de Serviço para não cobrar a comissão dos atendentes por esse produto.

Ao realizar o cadastro de qualquer produto, você pode vincular ele a uma impressora no Item para cozinha. Assim, o sistema vai te ajudar a controlar sua produção. Sempre que um pedido desse produto for realizado pelo atendente, ele sairá na impressora selecionada.

Se você possui a Comanda Mobile para seu garçom anotar pedidos através de tablets e celulares, você pode definir aqui se esse produto deve ou não aparecer nos celulares dos garçons.

Se seus clientes podem visualizar e fazer pedidos pelo Cardápio QR Code na Mesa, você pode definir também se esse produto está disponível para esse recurso.

Por fim, se você vai publicar seu cardápio na internet, pode também configurar se esse produto vai estar disponível no MenuDino.

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Na aba de Ficha Técnica você pode fazer um controle mais avançado do estoque e dos ingredientes, daqueles itens que são compostos por diversos insumos.

Nessa aba, você pode vincular todos os ingredientes de cada tamanho deste produto. Assim, sempre que uma venda for realizada, o sistema abate de seu estoque os respectivos insumos e suas quantidades definidas.

 

 

.Se você contratou o módulo Fiscal do Consumer,  você irá visualizar essa aba para preenchimento dos dados fiscais do produto. Cada tipo de produto possui uma tributação específica, então, preencha com a orientação de seu contador.

Para entender como preencher os dados, é só clicar aqui. 

 

A próxima aba é a da Perguntas, na qual você pode criar etapas para a produção do pedido, como por exemplo “Qual tipo de massa deseja?”. Para saber como funciona o módulo de Perguntas, veja o manual completo que preparamos para você clicando aqui

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