Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Introdução

O Programa Consumer permite que você receba seus pedidos do iFood diretamente em nosso sistema de gestão. Essa integração torna desnecessário o iConnect ou algum outro software no seu computador para gerenciar os pedidos que chegam do iFood. O Consumer vai cuidar de tudo pra você, do envio dos pedidos para produção dos pratos, baixa de estoque, ficha técnica, e emissão do cupom fiscal… poupando o retrabalho comum para o cadastro de pedidos recebidos pelo iFood.

Pré-Requisitos

Antes de iniciar a integração, certifique-se de que você fez o cadastro de todos os produtos de seu cardápio e complementos no Programa Consumer. Cadastre corretamente o nome dos produtos, categorias, descrição dos pratos, preços, tudo isso vai ajudar na apresentação do seu cardápio online.

Ao enviar seu cardápio cadastrado no Consumer para o iFood, seu cardápio online será substituído totalmente pelas informações cadastradas no Consumer. Recomendamos realizar esse processo nos dias de menor movimento. Procure acompanhar atentamente os pedidos iniciais da integração.

Iniciando a Integração com o IFood

Para realizar a integração do Programa Consumer junto ao iFood, siga as etapas a seguir. Primeiro, você deve se certificar que está utilizando o Consumer em sua versão 10.8 ou superior, na sequência acesse: Apps -> iFood. Você vai então se deparar com a tela abaixo, clique no botão Próximo.

 

 

Na tela a seguir, você vai encontrar o modelo de e-mail, que deve ser copiado e enviado para a equipe de integração do iFood, para comunicá-los que você vai passar a receber seus pedidos no Programa Consumer.

Lembre-se que: antes de fazer esse processo seu cardápio deve estar integralmente cadastrado no Programa Consumer. Outro detalhe importante é que as fotos de seus produtos devem ser enviadas nesse momento, nesse e-mail. Mesmo que você já tenha um cardápio publicado é recomendado enviar as fotos novamente.

Exportando seu Cardápio

Na tela abaixo, você encontrará a opção para exportar seu cardápio a partir do Programa Consumer e enviar ao iFood. Nessa tela, você tem a opção de desmarcar algum produto que não queira disponibilizar para pedidos online via iFood.

Lembre-se: Antes de fazer o envio, todos os produtos de seu cardápio já devem estar cadastrados no sistema, bem como as categorias, complementos e itens adicionais cobrados na hora do pedido. Tudo deve estar cadastrado corretamente, já revisado. Verifique novamente as informações para evitar que erros ou equívocos cheguem à plataforma.

 

Recebendo o Retorno do Ifood

Após alguns dias, o iFood vai retornar o contato informando que seu cardápio foi integrado ao Programa Consumer. Nesse momento, acesse novamente Apps -> iFood e dessa vez clique na opção “Já fiz esta etapa e recebi as credenciais!”, conforme imagem abaixo:

 

 

Na tela a seguir, você deve marcar todas as opções apresentadas:

  • Solicitei a integração com o Programa Consumer junto ao iFood por e-mail.
  • Exportei e enviei meu cardápio anexado no e-mail de solicitação.
  • O iFood já vinculou minhas credenciais ao Programa Consumer.

iConnect iFood

  • Eu removi o iConnect do meu computador e agora apenas o Consumer cuida de tudo.

 

 

Na tela a seguir, ative a opção “Monitor de pedidos do iFood ativado”, insira suas credenciais de e-mail e senha recebidas do iFood e marque a opção “Inicializar monitor ao abrir o Consumer”.

Para finalizar, clique no botão “Testar Credenciais” para verificar se os dados foram inseridos corretamente e então clique no botão “Salvar”.

 

 

Configurando as Formas de Pagamento

É importante você cadastrar a forma de pagamento “iFood Online” na opção Financeiro -> Formas de Pagamento e marcar as opções “Visa”, “Mastercard”, “American Express” conforme imagem abaixo. Dessa maneira, caso você tenha a opção de pagamento online, o sistema já captura automaticamente e vincula ao pedido.

Atenção:

  • Cadastre exatamente com a descrição “iFood Online” para que o mapeamento ao chegar um novo pedido, funcione corretamente.
  • Para que o lançamento dos pagamentos seja realizado automaticamente, é necessário que o Caixa do Consumer esteja aberto no momento do atendimento do pedido.

 

 

Recebendo Pedidos do iFood

A partir de agora, ao receber um novo pedido através do iFood, o Consumer vai te comunicar imediatamente através da janela abaixo, basta então clicar em Recusar, para não aceitar o pedido ou então em Atender, conforme mostrado na imagem.

 

 

Ao clicar no botão “Atender”, o Programa Consumer vai organizar todos os pedidos que chegaram através do iFood e estão no seu banco de dados, inclusive com os dados do cliente já preenchidos, conforme mostrado na imagem abaixo.

 

 

Se tiver alguma dúvida e desejar conferir os dados que vieram do iFood, você tem uma aba para pedidos dessa origem, chamada “iFood”, veja na imagem abaixo.

 

Atualizando o Status do Pedido (Saiu para Entrega)

Para melhorar a experiência do cliente que fez o pedido pelo iFood, avise-o quando seu pedido sair para entrega. Basta alterar o status no Consumer que essa modificação também será apresentada ao cliente no site ou mesmo no aplicativo do iFood.

 

 

Etapa de Testes e Primeiros Pedidos

  • Após iniciar a integração com o novo cardápio publicado pelo iFood, recomendamos acompanhar os primeiros pedidos para conferir se a codificação do cardápio foi realizada corretamente pela equipe do iFood. Você pode inclusive acompanhar os dados dos pedidos pela intranet do iFood e do Consumer.
  • O Consumer trata exatamente o código recebido na integração, por isso é muito importante que qualquer alteração de cardápio seja comunicada imediatamente ao iFood para atualização do cardápio. Se você excluir um complemento no sistema, não avisar ao iFood e receber um pedido com esse complemento, o Consumer não vai conseguir adicioná-lo automaticamente no pedido, e então você deverá fazer esse processo manualmente.
Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Este artigo foi útil para você?

Comentários estão fechado