Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Introdução

O Programa Consumer permite você receber seus pedidos do iFood diretamente em nosso sistema de gestão, isso traz muitos benefícios para sua gestão. A partir dessa integração não é necessário um retrabalho para cadastro dos pedidos no sistema, não é necessário o iConnect ou nenhum outro software no seu computador para gerenciar os pedidos que chegam do iFood. O Consumer vai cuidar de tudo pra você, do envio para produção dos pratos, seja nas impressoras configuradas no sistema ou monitores de preparo, baixa de estoque, ficha técnica, e emissão do cupom fiscal.

Pré-Requisitos

Antes de iniciar a integração, certifique-se que você fez o cadastro de todos os produtos de seu cardápio e complementos no Programa Consumer. Cadastre corretamente o nome dos produtos, categorias, descrição dos pratos, preços, tudo isso vai ajudar na apresentação de seu cardápio online.

Ao enviar seu cardápio cadastrado no Consumer para o iFood, seu cardápio online será substituído totalmente pelas informações cadastradas no Consumer. Recomendamos realizar esse processo nos dias de menor movimento e nos pedidos iniciais da integração, acompanhar e validar tudo atentamente.

Iniciando a Integração com o IFood

Para realizar a integração do Programa Consumer junto ao iFood, siga as etapas a seguir. Primeiro, você deve se certificar que está utilizando a versão 10.8 ou superior, na sequência acesse: Apps -> iFood. Você vai então se deparar com a tela abaixo, clique no botão Próximo.

 

 

Na tela a seguir, você vai encontrar o modelo de e-mail, que deve ser copiado e enviado para a equipe de integração do iFood, para comunicá-los, que você vai passar a receber seus pedidos com o Programa Consumer.

Lembre-se que antes de fazer esse processo, seu cardápio deve estar cadastrado de forma completa no Programa Consumer. Outro detalhe importante, é que as fotos de seus produtos devem ser enviadas nesse momento, nesse e-mail. Mesmo que você já tenha um cardápio publicado é recomendado enviar as fotos novamente.

Exportando seu Cardápio

Na tela abaixo, você encontra a opção para exportar seu cardápio a partir do Programa Consumer e enviar ao iFood. Nessa tela, você tem a opção de desmarcar algum produto que não queira que apareça no iFood para pedido online, por seus clientes.

Lembre-se: Antes de fazer o envio, todos os produtos de seu cardápio já devem estar cadastrados no sistema, bem como as categorias, complementos e itens adicionais cobrados na hora do pedido. Tudo deve estar cadastrado corretamente, já revisado.

 

 

Recebendo o Retorno do Ifood

Após alguns dias o iFood vai retornar o contato, informando que seu cardápio foi integrado ao Programa Consumer. Nesse momento, acesse novamente Apps -> iFood e dessa vez clique na opção “Já fiz esta etapa e recebi as credenciais!”, conforme imagem abaixo:

 

 

Na tela a seguir, você deve marcar todas as opções apresentadas:

  • Solicitei a integração com o Programa Consumer junto ao iFood por e-mail.
  • Exportei e enviei meu cardápio anexado no e-mail de solicitação.
  • O iFood já vinculou minhas credenciais ao Programa Consumer.

iConnect iFood

  • Eu removi o iConnect do meu computador e agora apenas o Consumer cuida de tudo.

 

 

Na tela a seguir, ative a opção “Monitor de pedidos do iFood ativado”, insira suas credenciais de e-mail e senha, recebidas do iFood e marque a opção “Inicializar monitor ao abrir o Consumer”.

Para finalizar, clique no botão “Testar Credenciais” para ver se inseriu os dados corretos e clique no botão “Salvar”.

 

 

Configurando as Formas de Pagamento

É importante você cadastrar a forma de pagamento “iFood Online” na opção Financeiro -> Formas de Pagamento e marcar as opções “Visa”, “Mastercard”, “American Express” conforme imagem abaixo. Dessa maneira, caso você tenha a opção de pagamento online, o sistema já captura automaticamente e vincula ao pedido.

Atenção:

  • Cadastre exatamente com a descrição “iFood Online” para que o mapeamento ao chegar um novo pedido, funcione corretamente.
  • Para que o lançamento dos pagamentos seja realizado de forma automática, é necessário que o Caixa do Consumer esteja aberto no momento do atendimento do pedido.

 

 

 

Recebendo Pedidos do iFood

A partir de agora, ao receber um novo pedido através do iFood, o Consumer vai te comunicar imediatamente através da janela abaixo, basta então clicar em Recusar, para não aceitar o pedido ou então em Atender, conforme imagem.

 

 

Ao clicar no botão “Atender”, o Programa Consumer já vai mapear todos os produtos que chegaram do iFood e estão no seu banco de dados e trazer tudo lançado no pedido, inclusive com os dados do cliente já preenchidos, conforme imagem abaixo.

 

 

Se tiver alguma dúvida e desejar conferir os dados que vieram do iFood, você tem uma aba para pedidos dessa origem, chamada “iFood”, veja na imagem abaixo.

 

 

Atualizando o Status do Pedido (Saiu para Entrega)

Para melhorar a experiência do cliente que fez o pedido pelo ifood e avisar o mesmo, quando seu pedido saiu para entrega, basta alterar o status no Consumer, que essa modificação também será apresentada ao cliente, no site ou mesmo no aplicativo iFood.

 

 

Etapa de Testes e Primeiros Pedidos

  • Após iniciar a integração, com o novo cardápio publicado pelo iFood, recomendamos acompanhar os primeiros pedidos para garantir que o codificação do cardápio tenha sido realizada corretamente pela equipe do iFood. Você pode inclusive acompanhar os dados dos pedidos pela intranet do iFood e o Consumer.
  • O Consumer trata exatamente o código recebido na integração, por isso é muito importante que qualquer alteração de cardápio seja comunicada imediatamente ao iFood para atualização do cardápio. Se você excluir um complemento por exemplo no sistema e não avisar ao iFood, se chegar um pedido com esse complemento o Consumer não vai conseguir lançar automaticamente no pedido e você deve fazer esse processo de forma manual.

 

 

 

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Este artigo foi útil para você?

Comentários estão fechado