Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Introdução

O Programa Consumer permite que você receba seus pedidos do iFood diretamente em nosso sistema de gestão. Essa integração torna desnecessário o uso do iConnect ou algum outro software no seu computador para gerenciar os pedidos que chegam do iFood. O Consumer vai cuidar de tudo pra você, desde o envio dos pedidos para produção dos pratos, baixa de estoque, ficha técnica, até emissão do cupom fiscal, poupando o retrabalho comum do cadastro de pedidos recebidos pelo iFood.

 

Pré-Requisitos

Antes de iniciar a integração, certifique-se de que você fez o cadastro de todos os produtos de seu cardápio e complementos no Programa Consumer. Cadastre corretamente o nome dos produtos, categorias, descrição dos pratos, preços. Tudo isso vai ajudar na apresentação do seu cardápio online.

Ao enviar seu cardápio cadastrado no Consumer para o iFood, seu cardápio online será substituído totalmente pelas informações cadastradas no Consumer. Recomendamos realizar esse processo nos dias de menor movimento. Procure acompanhar atentamente os pedidos iniciais da integração.

 

Iniciando a Integração com o IFood

Para realizar a integração do Programa Consumer junto ao iFood, siga as etapas a seguir:

Primeiro, você deve se certificar que está utilizando o Consumer em sua versão 10.8 ou superior. Na sequência acesse: Apps -> Pedidos Online -> iFood.

 

 

Você vai se deparar com a tela abaixo, então clique em Próximo:

 

 

Caso você ainda não tenha um cardápio no iFood, clique em Não e Próximo:

 

 

Na tela seguinte você vai encontrar o modelo de e-mail, que deve ser copiado e enviado para a equipe de integração do iFood, para comunicá-los que você vai passar a receber seus pedidos no Programa Consumer.

Clicando em Exportar você exporta seu cardápio em formato Excel:

 

 

Uma tela de confirmação irá aparecer com instruções:

 

 

Lembre-se que: antes de fazer esse processo seu cardápio deve estar integralmente cadastrado no Programa Consumer. Outro detalhe importante é que as fotos de seus produtos devem ser enviadas nesse momento, nesse e-mail. Mesmo que você já tenha um cardápio publicado é recomendado enviar as fotos novamente.

Caso você tenha um cardápio no iFood, nesta tela clique em Sim e Próximo:

 

 

Copie o modelo de e-mail e envie ao IFood seguindo as instruções abaixo:

 

 

A mesma tela de confirmação mostrada anteriormente irá aparecer:

 

 

Exportando seu Cardápio

Na tela abaixo você encontrará a opção para exportar seu cardápio a partir do Programa Consumer e enviar ao iFood. Nessa tela, você tem a opção de desmarcar algum produto que não queira disponibilizar para pedidos online via iFood.

Lembre-se: Antes de fazer o envio, todos os produtos de seu cardápio já devem estar cadastrados no sistema, bem como as categorias, complementos e itens adicionais cobrados na hora do pedido. Tudo deve estar cadastrado corretamente, já revisado. Verifique novamente as informações para evitar que erros ou equívocos cheguem à plataforma.

 

 

Recebendo o Retorno do iFood

Após alguns dias, o iFood vai retornar o contato informando que seu cardápio foi integrado ao Programa Consumer. Nesse momento, acesse novamente Apps -> iFood e dessa vez clique na opção Já recebi as credenciais do iFood!, conforme imagem abaixo:

 

 

Na tela a seguir, você deve marcar todas as opções apresentadas:

  • Solicitei a integração com o Programa Consumer junto ao iFood por e-mail.
  • Exportei e enviei meu cardápio anexado no e-mail de solicitação.
  • O iFood já vinculou minhas credenciais ao Programa Consumer.

iConnect iFood

  • Eu removi o iConnect do meu computador e agora apenas o Consumer cuida de tudo.

 

 

Na tela a seguir, insira suas credenciais de e-mail e senha recebidas do iFood e clique no botão Testar Credenciais para verificar se os dados foram inseridos corretamente e então clique no botão Salvar.

 

 

Configurando as Formas de Pagamento

É importante você cadastrar a forma de pagamento iFood Online na opção Financeiro -> Formas de Pagamento e marcar as opções Visa, Mastercard e American Express conforme imagem abaixo. Dessa maneira, caso você tenha a opção de pagamento online, o sistema já captura automaticamente e vincula ao pedido.

Atenção:

  • Cadastre exatamente com a descrição iFood Online para que o mapeamento funcione corretamente ao chegar um novo pedido.
  • Para que o lançamento dos pagamentos seja realizado automaticamente, é necessário que o Caixa do Consumer esteja aberto no momento do atendimento do pedido.

 

 

Recebendo Pedidos do iFood

A partir de agora, ao receber um novo pedido através do iFood, o Consumer vai te comunicar imediatamente através da janela abaixo. Basta então clicar em Recusar para não aceitar o pedido ou então em Atender, conforme mostrado na imagem:

 

 

Ao clicar no botão Atender, o Programa Consumer vai organizar todos os pedidos que chegaram através do iFood e que estão no seu banco de dados, inclusive com os dados do cliente já preenchidos, como mostra a imagem abaixo:

 

 

Se tiver alguma dúvida e desejar conferir os dados que vieram do iFood, você tem uma aba para pedidos dessa origem, chamada iFood. Veja na imagem abaixo:

 

 

Atualizando o Status do Pedido (Saiu para Entrega)

Para melhorar a experiência do cliente que fez o pedido pelo iFood, avise-o quando seu pedido sair para entrega. Basta alterar o status no Consumer que essa modificação também será apresentada ao cliente no site ou mesmo no aplicativo do iFood.

 

 

Etapa de Testes e Primeiros Pedidos

  • Após iniciar a integração com o novo cardápio publicado pelo iFood, recomendamos acompanhar os primeiros pedidos para conferir se a codificação do cardápio foi realizada corretamente pela equipe do iFood. Você pode inclusive acompanhar os dados dos pedidos pela intranet do iFood e do Consumer.
  • O Consumer trata exatamente o código recebido na integração, por isso é muito importante que qualquer alteração de cardápio seja comunicada imediatamente ao iFood para atualização do cardápio. Se você excluir um complemento no sistema, não avisar ao iFood e receber um pedido com esse complemento, o Consumer não vai conseguir adicioná-lo automaticamente no pedido, e então você deverá fazer esse processo manualmente.
Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Este artigo foi útil para você?