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Introdução

O cardápio digital do Programa Consumer, permite os clientes visualizarem o cardápio de seu estabelecimento em seu próprio celular na mesa, dentro de seu restaurante.

Eles podem visualizar fotos dos pratos, preços, descrição e também fazer os pedidos diretamente de seu celular, enviando para impressoras da cozinha por exemplo sua solicitação.

Vantagens

Com essa solução, os bares e restaurantes trazem grandes vantagens para seu negócio, entre elas:

  • Criar um banco de dados dos clientes que frequentam seu estabelecimento: Para usar o cardápio digital o cliente precisa fazer um breve cadastro, dessa forma o estabelecimento começa a levantar dados preciosos dos clientes que frequentam seu estabelecimento.
  • Grande inovação para aumentar seu faturamento: Seu estabelecimento vai entregar grande inovação para seus clientes em sua cidade e região se destacando da concorrência.
  • Agilidade para o cliente e para o estabelecimento: O cliente pode fazer o pedido na mesa, chamar o garçom e solicitar o fechamento da conta a qualquer momento pelo seu celular.
  • Avaliação do atendimento: O cliente ao final do atendimento, quando faz a solicitação do fechamento da conta, pode também fazer uma avaliação de como foi seu atendimento no estabelecimento.

Pré-Requisitos

  • 1 Computador com windows 10 (Recomendável 8GB de RAM)
  • 1 Roteador sem fio (Não é necessário internet)

Cadastro dos Produtos

O próximo passo é acessar o sistema Consumer e realizar o cadastro de seu cardápio, seus produtos no sistema, categorias, descrição dos pratos, fotos e preços, quanto mais detalhes no cadastro, melhor será a apresentação de seu cardápio para o cliente. Veja abaixo como fazer esse processo.

Instalação e Configuração

O próximo passo é realizar a instalação do Consumer Mobile em seu estabelecimento, nesse artigo nós detalhamos o processo completo de como fazer a instalação e configuração. Lembre-se de verificar junto a um técnico de informática local, que pode lhe auxiliar a instalar o roteador sem fio a fixar o ip do servidor, isso é muito importante, para que o IP não mude e você não precise reimprimir por exemplo, os displays de mesa que serão necessários para o cliente fazer a leitura do Qrcode e visualizar o cardápio.

Display de Mesa e QrCode

Para que o cliente possa visualizar o cardápio, será necessário um display de mesa, que vai conter orientações do processo e também um QrCode, que é um código de barras que ele vai fazer a leitura através de seu celular, para isso ele pode utilizar um aplicativo específico ou mesmo leitores de QrCode padrão que vem junto a alguns aparelhos.

Para geração desses QrCodes que devem ser impressos e coloca nas mesas, no Programa Consumer, no módulo Consumer Mobile (Apps > Consumer Mobile > Configurar – veja aqui), você encontra a opção para gerar os QR Codes e então fixar nas respectivas mesas para seus os clientes utilizarem.

Nós temos também um arte que foi produzida para homologar o projeto, se desejar, pode fazer o download aqui (jpg ou zip) e imprimir em uma gráfica rápida com as seguintes orientações: Folha A4, Papel Couchê 180G, Colorido, Fosco.  Outra opção é criar um display, adesivo e uma arte com um profissional de marketing de sua cidade e região.

Fluxo de Trabalho

Após preparar seu estabelecimento para uso do cardápio digital na mesa, o fluxo de funcionamento será conforme abaixo:

  1. Seu cliente senta na mesa e visualiza o display com informações onde ele mesmo pode ver o cardápio no celular e fazer o pedido sozinho.
  2. O cliente conecta na rede sem fio do estabelecimento.
  3. O cliente faz a leitura com seu celular, do código Qrcode que se encontra na mesa, no display com as informações.
  4. No celular do cliente é apresentando um breve formulário para cadastro, nome, e-mail, telefone e CEP (Opcional).
  5. Ao fazer o cadastro o cliente já visualiza seu cardápio, como categoria dos produtos, fotos, descrição dos pratos e preços.
  6. Nesse momento também é impresso uma senha no caixa, que deve ser entregue ao cliente, para ele informar a mesma no seu primeiro pedido, como medida de segurança.
  7. Com essa senha, o cliente pode fazer pedidos diretamente para a cozinha, chamar o garçom ou mesmo fazer o fechamento da conta imediatamente.

Recomendação de Implantação

Um cenário e recomendação para implantação é testar a inovação em seu negócio, em uma ou duas mesas apenas e ir acompanhando o feedback dos clientes, alinhando e treinando com sua equipe interna os processos e o funcionamento dessa tecnologia. Na sequência ir ampliando a tecnologia para um número maior de mesas.

 

 

 

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