Introdução

Na rotina agitada de um restaurante ou lanchonete é comum ocorrerem erros de lançamento de pagamentos ou troca da forma de pagamento pelo cliente, mas, é muito importante que essas operações sejam registradas no sistema corretamente.

Com o Consumer é muito fácil realizar estornos e cancelamentos de pedidos, e tudo com total controle das operações e estoque.

 

Estorno no pagamento

Se o operador de caixa registrou a forma de pagamento errada por exemplo, basta clicar na lixeira vermelha (Extornar) que o registro será apagado, e então basta realizar o pagamento novamente.

 

 

.

 

 

Estorno após a finalização do pedido

Se o pagamento já foi registrado e o pedido finalizado, é necessário cancelar o pedido para não haver erros no estoque e no caixa.

Para cancelar o pedido no sistema, acesse Faturamento -> Pedidos e Fiado, selecione o pedido e clique na lixeira vermelha (Excluir):

 

 

Digite o motivo da exclusão, selecione os itens que não foram produzidos ou consumidos para devolução ao estoque e clique em Excluir Pedido:

 

 

Confirme a seguinte mensagem:

 

 

Veja que o pedido foi apagado do Faturamento:

 

 

O pedido fica no registro de pedidos excluídos, com a justificativa dada pelo colaborador:

 

 

 

O estorno também fica registrado no Histórico do Caixa:

 

 

 

Dessa maneira, você pode realizar estornos e cancelamentos sem se preocupar com problemas de estoque e caixa.

Este artigo foi útil para você?