Introdução

O Programa Consumer permite que você dê acesso restrito a determinado funcionário. Esse é um modo de autorizá-lo a utilizar somente as funcionalidades de que realmente precisa em seu cotidiano de trabalho.

Veja neste artigo, como cadastrar seus colaboradores no sistema para dar acesso personalizado a cada um deles.

 

Cadastrando um Colaborador

O primeiro passo é compreender que os usuários no  Consumer são divididos entre “administradores” e “atendentes”

Os administradores têm acesso total ao sistema e suas funcionalidades. Em um cenário em que há mais de um administrador, ambos podem ser cadastrados como “administradores”.

Já os usuários cadastrados como “atendentes”, são utilizados por funcionários e colaboradores que precisam ou não ter acesso ao sistema, como os garçons e motoqueiros.

Para cadastrar um novo colaborador, acesse: Configurações -> Colaboradores e clique na opção Novo, como mostra a imagem abaixo:

 

 

O próximo passo é preencher os dados do usuário no sistema e escolher seu tipo de acesso, “administrador” ou “atendente”. Ao marcar a opção “atendente” o sistema vai lhe apresentar uma lista com itens selecionáveis. Cada item corresponde a um módulo do Programa Consumer. Marque os módulos que o colaborador tem acesso no sistema e clique em Salvar.

 

 

Veja abaixo alguns exemplos de usuários com suas respectivas permissões no sistema:

Administrador: É a pessoa que terá acesso total aos módulos, incluindo Financeiro (receber contas de fornecedores, pagamento, relatórios financeiros etc.), Configurações (backup, numeração de mesas, etc.) Apps (lançamento de promoções), Caixa (relatórios completos de saldo final e quebra de caixa, etc.), Pedidos (exclusão de pedidos/itens, histórico de itens, etc.) e todos os outros de acesso mais restrito ao setor administrativo e financeiro da empresa.

 

 

Gerente ou Supervisor: Pode ser cadastrado como Atendente com as permissões que sejam necessárias em seu dia a dia, como excluir pedidos e itens, acesso total ao fechamento de Caixa, realizar sangrias e entradas, aplicar descontos e muitas outras funções as quais o garçom ou o operador de caixa não tenham acesso.

 

 

Operador de Caixa: Pode ser cadastrado como Atendente, com as permissões necessárias para abertura, operação e fechamento de caixa. Ao selecionar as permissões, veja se ele terá acesso à conferência final do caixa, ou apenas o fechamento simples. Veja também se ele terá permissão para realizar entradas e retiradas, ou se apenas se o gerente e o supervisor terão essas permissões.

 

 

Garçom: Cadastrado também como Atendente, terá acesso apenas ao que ele precisa em sua função, como à realização de pedidos por exemplo, lançamento em mesas, comandas e delivery.

 

 

Caso precise retirar o acesso de um funcionário do sistema, basta desmarcar a opção Usuário Ativo. Ao selecionar essa opção, o antigo funcionário não terá mais acesso ao sistema, tanto no Consumer, como também na Comanda Mobile. É interessante remover o acesso dos usuários que não trabalham mais no estabelecimento.

Se você deseja cadastrar um novo usuário com as mesmas permissões que outro, faça como indicado abaixo e selecione o nome do atendente:

 

 

 

Este artigo foi útil para você?