Introdução

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Já pensou em personalizar perguntas obrigatórias, na hora em que estiver montando um pedido para seus clientes?

“Qual o ponto da carne?” ou então “Deseja sachê para o lanche?”

Como pode ver, a construção de um fluxo profissional de etapas para sua equipe na hora de realizar os pedidos, pode fazer você melhorar a entrega de seu produto final, evitando desperdícios e prejuízos que acontecem muitas vezes por falta de um detalhe importante na hora da produção.

Entre as principais vantagens de se utilizar o módulo (ou Wizard) de perguntas no Consumer estão:

  • Personalizar perguntas importantes e fundamentais para a produção correta de um prato na cozinha.
  • Evitar desperdícios. Por exemplo: em um pedido para viagem, o cliente precisa mesmo de talher descartável? É necessário enviar sachê para o lanche?
  • Definir claramente o que seu atendente pode ou não personalizar no item. Por exemplo: “escolha até 3 complementos.”
  • Aumentar o ticket médio, obrigando, por exemplo, o atendente perguntar: “Deseja batata frita?”, “Deseja um refrigerante?.”

Como pode ver, o módulo de perguntas do Consumer vai entregar ainda mais profissionalismo para sua gestão, simplificando o treinamento de sua equipe e evitando erros na hora de anotar os pedidos.

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Criando uma pergunta simples e vinculando-a ao produto

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Começaremos pela função mais básica do módulo de perguntas, mas muito importante. Escolher o ponto da carne por exemplo é essencial para que o pedido chegue ao cliente perfeitamente como deveria. Veremos como cadastrar esse tipo de pergunta nos produtos.

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Ao cadastrar um produto, clique na aba Perguntas -> Nova Pergunta:

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No caso do meu X-Picanha, preciso saber o ponto da carne ao realizar o pedido. Então, eu seleciono essa pergunta como Observação, deixo como resposta obrigatória e seleciono mín. e máx. de 1 opção de escolha do ponto, pois a resposta deve ser única.

Ao clicar em Adicionar, eu crio as respostas para minha pergunta, como ilustra a imagem abaixo:

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Veja como o pedido será feito agora que cadastrei essa pergunta obrigatória:

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A tela de pergunta abre automaticamente, exigindo uma resposta:

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A segunda tela é de confirmação da resposta:

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Pronto! Meu X-Picanha será impresso com a observação “Ao Ponto”, como escolhi acima.

O mesmo tipo de pergunta pode ser feito para “Deseja talher descartável?” por exemplo.

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Criando uma pergunta com a resposta do tipo complemento

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Esse tipo de pergunta será muito útil para você sugerir complementos para seu cliente, como maionese, molhos e bacon extra por exemplo, o que pode aumentar seu ticket médio.

Neste exemplo irei cadastrar para o meu X-Picanha uma pergunta do tipo complemento.

Na tela de cadastro do produto, vá na aba Perguntas e crie uma Nova Pergunta:

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Nesta pergunta selecionei o tipo Complemento e marquei como não obrigatória, pois o complemento será uma escolha do cliente.

Em seguida, cliquei em Adicionar para vincular os complementos que tenho no sistema.

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Na tela que se abre, selecione os complementos que podem ser vendidos para aquele produto e a quantidade máxima permitida de cada complemento, como fiz abaixo:

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Confira a lista de complementos com seus respectivos preços e clique em Salvar:

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Na hora de fazer o pedido, a janela de pergunta se abre automaticamente:

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E após o cliente escolher seus complementos (ou não), se abre a tela de conferência:

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A Pergunta tipo Complemento pode também ser obrigatória, no caso de saladas ou massas que exigem molhos por exemplo. Para que seu estoque se mantenha controlado, você pode escolher os molhos no sistema e zerar seus valores na seguinte tela:

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Veja que a escolha dos molhos é obrigatória, mas não é cobrado valor sobre eles:

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Criando uma pergunta com a resposta do tipo produto

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Assim como fiz anteriormente oferecendo complemento para o cliente, pode-se também fazer uma sugestão de Produto, como batatas fritas e refrigerantes por exemplo.

Irei cadastrar uma pergunta de resposta não obrigatória, na qual oferecerei refrigerantes, quando o cliente for comprar um X-Picanha:

Na tela de cadastro do produto, selecione Nova Pergunta, dentro da aba Perguntas:

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Selecionei o tipo Produto e em seguida cliquei em Adicionar para selecionar os refrigerantes no meu sistema. Veja que deixei a resposta como não obrigatória.

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Veja como a pergunta é feia no momento do pedido do lanche.

O cliente não é obrigado a comprar um refrigerante, mas a pergunta é obrigatoriamente feita no sistema, para sugerir a compra:

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A tela de confirmação irá aparecer, com o valor de todos os produtos escolhidos:

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Você pode adicionar várias perguntas, ou vincular batatas e refris na mesma pergunta por exemplo.

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Criando uma pergunta e definindo quantidades de complementos que podem ser escolhidos

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Se você vende açaís em seu estabelecimento essa pergunta será muito útil para você, para aquela promoção na qual o cliente tem direito de escolher até três complementos, dentre todos que você oferece, sem pagar por exemplo. Veja como cadastrá-la abaixo.

Na tela de cadastro, selecione Nova Pergunta, na aba Perguntas:

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Selecione o tipo Complemento, resposta obrigatória e máximo de 3 complementos:

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Clicando em Adicionar, você seleciona os complementos dentre os quais o cliente poderá escolher as três opções:

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Repare na tela dos complementos que eu zerei os valores deles, pois o cliente tem o direito de escolher três sem pagar a mais, como diz minha promoção.

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E caso deseje adicionar outra pergunta tipo Complemento, porém oferecendo adicionais pagos ao cliente, basta repetir o processo, deixando os valores intactos na tela de complementos e a resposta como não obrigatória.

Veja como ficariam as duas perguntas no momento do pedido:

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Até 3 complementos grátis.

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Ao escolher três complementos grátis, o sistema não permite que sejam selecionados itens a mais.

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Deseja Complemento? (Adicionais pagos)

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Criando uma pergunta e definindo a quantidade de itens que devem ser adicionados

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No cenário de venda de mini-salgadinhos ou esfirras por exemplo esse tipo de pergunta é essencial, para que a quantidade e sabores corretos cheguem à produção.

Para ilustrar melhor, criarei uma caixa de salgados sortidos e uma pergunta para que o cliente escolha os sabores.

Na tela de cadastro de produto, vá até a aba Perguntas e clique em Nova Pergunta:

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Selecione a resposta como obrigatória, defina a quantidade mínima e máxima de salgadinhos que compõem a caixa (no meu caso 20) e quantas opções de sabores a pessoa pode escolher.

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Clicando em Adicionar, você abre a tela de complementos, na qual você seleciona os salgadinhos. No meu caso eu zerei os valores pois minha caixa já tem um valor fixo definido.

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Nessa mesma tela, você seleciona a quantidade de itens que pode ser escolhida para cada “sabor” ou tipo de salgadinho, caso você queira limitar os sabores mais caros por exemplo. No meu caso, irei limitar cada sabor para até 5 itens.

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Veja como a tela de pergunta é aberta na hora de “montar” a caixa durante o pedido:

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Se for selecionado um número de itens acima do permitido, o sistema mostra uma tela de bloqueio.

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A tela de confirmação irá aparecer:

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Utilizando perguntas salvas

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Caso precise aplicar perguntas iguais em produtos diferentes, você pode reaproveitar uma pergunta já criada anteriormente.

Para isso, na tela de cadastro do produto vá até Localizar Perguntas:

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E você também pode criar uma lista de perguntas que utiliza muito, e apenas “localizá-las” na hora de cadastrar um produto novo.

Vá até Produtos -> Perguntas:

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