Introdução

O Programa Consumer permite que você gerencie seu estoque com muita simplicidade, ajudando a ver a quantidade de insumos que compõem seus lanches e verificar os que estão acabando. Você pode editar os ingredientes que constituem cada item do cardápio acessando sua ficha técnica e pode também registrar o valor do ingrediente, para estipular o valor de produção de cada item.

Se você tem uma lanchonete ou hamburgueria, o Programa Consumer é a ferramenta perfeita para acompanhar de perto seu estoque e realizar uma gestão profissional.

 

Cadastro de Produtos

O primeiro passo é realizar o cadastro dos produtos no sistema. Para isso é necessário montar seu cardápio com categorias e detalhes. Clique aqui e veja um artigo completo sobre como cadastrar seus produtos.

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Montando a Ficha Técnica

Em seguida, defina a ficha técnica de seu produto. Quais são os insumos e ingredientes que fazem parte da montagem dele? Acrescente tudo o que for necessário.

Veja abaixo um exemplo da ficha técnica de um lanche. Faça o mesmo com os pratos do seu cardápio:

Cadastro dos Insumos

Após definir a ficha técnica, o próximo passo para controlar o estoque é cadastrar os insumos que fazem parte da composição dos pratos.

Para fazer isso, abra o Programa Consumer e clique na aba de Produtos. Na sequência vá até o módulo de Insumos, conforme mostrado na imagem abaixo:

 

 

Realize o cadastro definindo um “estoque mínimo” e o estoque atual desse insumo. Marque também se a medida de controle é por Unidade, Quilo ou Litro.

Preencha adequadamente o campo “Estoque Minimo”. Quando o ingrediente registrado estiver acabando e suas unidades estiverem próximas do “estoque mínimo”, o sistema vai lhe avisar que é hora de fazer a reposição.

 

Cadastro da Ficha Técnica

Após cadastrar todos os insumos que fazem parte da composição de seus pratos no sistema, o próximo passo é vinculá-los ao cadastro do produto final.

Nesse momento, você vai selecionar um determinado Insumo e definir a quantidade que é utilizada na montagem do respectivo prato.

 

Nesse momento, você deve selecionar cada insumo que faz parte desse prato e a respectiva quantidade de cada ingrediente. Por exemplo, no meu lanche X-Picanha em utilizo 10 gramas de maionese.

 

Após vincular todos os insumos que fazem parte da ficha técnica do respectivo produto/prato, clique no botão Salvar, para concluir o cadastro:

 

Novo Pedido e Baixa Automática de Insumos

A partir de agora, ao fazer um pedido que inclui esse produto no sistema, todos os insumos que fazem parte de sua composição serão abatidos do estoque automaticamente.

 

 

Conferindo o Estoque dos Insumos

Veja que após finalizar o pedido de um item como X-Picanha, todos os insumos que o compõem serão abatidos do estoque.

 

Histórico de Entradas e Saídas

Você pode acompanhar toda a movimentação do estoque de seus produtos e seus insumos no relatório “Histórico de Entradas e Saídas”.

Nesse local é apresentando a entrada do estoque e os itens recentemente comprados e reabastecidos. Você pode ver também as saídas para cada insumo e verificar em que pedidos eles foram gastos.

 

Veja aqui como atualizar o estoque dos seus produtos e insumos.

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