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Introdução

O Programa Consumer é uma solução completa para gestão de negócios na área da alimentação. Milhares de bares, restaurantes, pizzarias e estabelecimentos no ramo alimentício escolhem o Consumer por conta de sua interface simples, ótimo custo benefício e suas atualizações constantes.

Vamos aprender nesse artigo, como você pode controlar seus cartões de fidelidade de maneira profissional e organizada para aumentar a segurança na gestão de seu estoque e organizar melhor a sua distribuição de brindes e prêmios.

Se você já trabalha com os tradicionais cartões de fidelidade, em que bate um carimbo no cartão para cada compra, pode até continuar com eles. Mas o Consumer vai lhe dar mais controle, para tornar o processo mais profissional e organizado, o que evita fraudes enquanto gera relatórios importantes sobre o perfil de seus clientes.

Ativar e Configurar a Campanha de Fidelidade

Para iniciar, verifique se está com a última versão do sistema. Para atualizar para a última versão, acesse nosso site e faça o download. Na sequência, com o Programa Consumer aberto, acesse a opção: APPS -> Fidelidade -> Configurar Campanha, conforme mostrado na imagem abaixo.

 

 

O próximo passo é configurar a campanha existente. Defina um nome para a campanha, quais produtos acumulam pontos/carimbos e a quantidade necessária de pontos/carimbos para realizar a troca. Para finalizar, adicione quais os produtos podem ser resgatados quando o cliente alcançar a pontuação definida.

Veja na imagem abaixo as configurações realizadas:

  • Cada produto vendido, equivale a 1 carimbo/ponto.
  • Os produtos selecionados que acumulam pontos foram: X-Picanha, Picanha com Fritas.
  • Na sequência, definimos que a cada 10 carimbos/pontos acumulados, podem ser trocados por um prato de “Picanha com Fritas”.

 

 

Selecionando o Cliente no Pedido para Pontuação

Depois de ativar e configurar a campanha no Programa Consumer, para cada pedido lançado, é obrigatório selecionar o cliente para que a pontuação seja atribuída ao mesmo. Seja pelo módulo de Mesas/Comandas, Delivery, Caixa ou mesmo na Comanda Mobile.

 

 

Dessa maneira, caso tenha selecionado um cliente e ele tenha pedido um produto que pontue, o sistema irá registrar pra ele os pontos de acordo com o número de produtos consumidos. Veja que ao finalizar o recebimento do pedido, o sistema comunica o usuário do caixa com essa informação.

 

 

Além da informação da pontuação aparecer na tela, em que seu colaborador pode comunicar o saldo atual do cliente. Ela também é impressa no cupom de conferência da conta, conforme mostra a imagem abaixo. Assim, o cliente verifica qual é seu saldo de pontos/carimbos e poderá saber quantos pontos faltam para que ele possa resgatar a recompensa do Programa de Fidelidade.

 

 

Histórico de Pontuação dos Clientes

Depois de ativar o módulo de fidelidade no Programa Consumer você pode  acompanhar o extrato dos pontos de um cliente a qualquer momento, e ter uma relação de quais pedidos geraram os pontos. Para isso, acesse PRINCIPAL -> Clientes e escolha o cliente desejado, depois acesse a aba “Fidelidade” no cadastro do cliente, conforme mostrado na imagem abaixo.

 

 

Resgate dos Prêmios

Quando um cliente atingir a pontuação necessária para fazer o resgate, o Consumer vai automaticamente apresentar uma tela  informando que aquele cliente pode resgatar um dos produtos selecionados na campanha, como cortesia. Veja mais detalhes no exemplo abaixo.

 

Relatórios do Programa de Fidelidade

Na medida em que o restaurante for utilizando o programa de fidelidade, cadastrando os clientes e distribuindo os prêmios, o sistema criará relatórios importantes para a gestão e acompanhamento da performance do estabelecimento e seu programa de fidelidade. Para visualizar os relatórios, acesse: APP -> Fidelidade -> Analisar Resultados.

Nesse local você vai ter informações valiosas a respeito do período desejado.

  • Clientes Participantes
  • Quantidade de Prêmios Dados
  • Percentual de retorno dos participantes
  • Total de pontos acumulados e resgatados por dia.
  • Perfil dos participantes e clientes de seu restaurante: Sexo, Faixa Etária e Participantes por Bairro.

 

 

 

 

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