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Introdução

O Programa Consumer é uma solução completa para gestão de negócios na área da alimentação. Milhares de bares, restaurantes, pizzarias e estabelecimentos no ramo alimentício escolhem o Consumer por conta de sua interface simples, ótimo custo benefício e suas atualizações constantes.

Vamos aprender neste artigo como você pode controlar seus cartões de fidelidade de maneira profissional e organizada para aumentar a segurança na gestão de seu estoque e organizar melhor a sua distribuição de brindes e prêmios.

Se você já trabalha com os tradicionais cartões de fidelidade, nos quais bate um carimbo para cada compra, pode até continuar com eles. Mas o Consumer vai lhe dar mais controle, para tornar o processo mais profissional e organizado, o que evita fraudes enquanto gera relatórios importantes sobre o perfil de seus clientes.

 

Ativar e Configurar a Campanha de Fidelidade

Para iniciar, verifique se está com a última versão do sistema. Para atualizar para a última versão, acesse nosso site e faça o download. Na sequência, com o Programa Consumer aberto, acesse a opção: APPS -> Fidelidade -> Configurar Campanha, como mostra a imagem abaixo:

 

 

 

O próximo passo é configurar a campanha existente. Defina um nome para a campanha, quais produtos acumulam pontos/carimbos e a quantidade necessária de pontos/carimbos para realizar a troca. Para finalizar, adicione quais os produtos podem ser resgatados quando o cliente alcançar a pontuação definida.

Veja na imagem abaixo as configurações realizadas:

  • Cada produto vendido, equivale a 1 carimbo/ponto.
  • Os produtos selecionados que acumulam pontos foram: X-Picanha e Picanha com Fritas.
  • Na sequência, definimos que cada 10 carimbos/pontos acumulados podem ser trocados por um prato de “Picanha com Fritas”.

 

 

Selecionando o Cliente no Pedido para Pontuação

Depois de ativar e configurar a campanha no Programa Consumer, ao lançar cada pedido é obrigatório selecionar o cliente para que a pontuação seja atribuída ao mesmo. Seja pelo módulo de Mesas/Comandas, Delivery, Caixa ou mesmo na Comanda Mobile.

 

 

Dessa maneira, caso tenha selecionado um cliente e ele tenha pedido um produto que pontue, o sistema irá registrar pra ele os pontos de acordo com o número de produtos consumidos. Veja que ao finalizar o recebimento do pedido, o sistema comunica o usuário do caixa com essa informação.

 

 

Além da informação da pontuação aparecer na tela do Consumer, ela também é impressa no cupom de conferência da conta, como mostra a imagem abaixo. Assim, o cliente verifica qual é seu saldo de pontos/carimbos e poderá saber quantos pontos faltam para que ele possa resgatar a recompensa do Programa de Fidelidade.

 

 

Histórico de Pontuação dos Clientes

Depois de ativar o módulo de fidelidade no Programa Consumer, você pode  acompanhar o extrato dos pontos de um cliente a qualquer momento, e ter uma relação de quais pedidos geraram os pontos. Para isso, acesse PRINCIPAL -> Clientes e escolha o cliente desejado. Depois acesse a aba Fidelidade no cadastro do cliente, como ilustra a imagem abaixo:

 

 

Resgate dos Prêmios

Quando um cliente atingir a pontuação necessária para fazer o resgate, o Consumer vai automaticamente apresentar uma tela  informando que aquele cliente pode resgatar um dos produtos selecionados na campanha, como cortesia. Veja mais detalhes no exemplo abaixo:

 

 

 

Relatórios do Programa de Fidelidade

Na medida em que o restaurante for utilizando o programa de fidelidade, cadastrando os clientes e distribuindo os prêmios, o sistema criará relatórios importantes para a gestão e acompanhamento da performance do estabelecimento e de seu programa de fidelidade. Para visualizar os relatórios, acesse: APP -> Fidelidade -> Analisar Resultados.

Nesse local você vai ter informações valiosas a respeito do período desejado:

  • Clientes Participantes;
  • Quantidade de Prêmios Dados;
  • Percentual de retorno dos participantes;
  • Total de pontos acumulados e resgatados por dia;
  • Perfil dos participantes e clientes de seu restaurante: Sexo, Faixa Etária e Participantes por Bairro.

 

 

 

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