Introdução

O Programa Consumer permite com muita simplicidade, você controlar o estoque de insumos e da composição de seus pratos, sua ficha técnica.

Você tem a opção de detalhar tudo o que compõe um determinado produto, sua ficha técnica e assim controlar o estoque desses insumos, e acompanhar o gasto em um determinado período.

Cadastro de Produtos

O primeiro passo é realizar o cadastro dos produtos no sistema, montando seu cardápio com categorias e todos os detalhes. Clique aqui e veja o artigo sobre como cadastrar seus produtos.

Montando a Ficha Técnica

Na sequência, vamos definir a ficha técnica de seu produto, quais são os insumos e ingredientes que fazem parte na montagem do mesmo e que gostaria de acompanhar o estoque e a venda.

Veja no exemplo abaixo, um modelo, um exemplo da ficha técnica de um lanche, faça o mesmo para os demais pratos de seu cardápio, pizzas, sucos, açaí, porções e etc.

Cadastro dos Insumos

Após definir a ficha técnica, o próximo passo para controlar o estoque da ficha técnica, é cadastrar os insumos que fazem parte da composição dos pratos.

Para isso, abra o Programa Consumer e clique na aba de Produtos, na sequência no módulo de Insumos, conforme imagem abaixo.

 

 

Realize o cadastro, definindo um estoque minimo e o estoque atual desse insumo. Marque também se a medida e controle é por Unidade, Quilo ou Litro.

O campo “Estoque Minimo”, vai te ajudar a visualizar os relatórios, quando esse insumo está abaixo do valor definido por você no cadastro.

 

 

Cadastro da Ficha Técnica

Após cadastrar todos os insumos que fazem parte da composição de seu prato no sistema, o próximo passo é vincular eles ao cadastro do respectivo produto.

Nesse momento, você vai selecionar um determinado Insumo e definir a quantidade que é utilizada na montagem do respectivo prato.

 

 

Nesse momento, você deve selecionar cada insumo que faz parte desse prato e a respectiva quantidade. Por exemplo, no meu lanche X-Burguer em utilizo 100 gramas de queijo.

 

 

Após vincular todos os insumos que fazer parte da ficha técnica do respectivo produto/prato, clique no botão Salvar, para concluir o cadastro.

Novo Pedido e Baixa Automática de Insumos

A partir de agora, ao fazer um pedido para esse produto no sistema, todos os insumos que fazem parte de sua composição, terão o estoque atualizado automaticamente.

 

 

Conferindo o Estoque dos Insumos

Veja que após um pedido finalizado com o item X-Burguer, ao visualizar os Insumos que compõe esse produto, todos foram atualizados nas devidas proporções informadas no cadastro.

 

 

Histórico de Entradas e Saídas

Você pode também acompanhar toda a movimentação do estoque de seus produtos e dos insumos, no relatório “Histórico de Entradas e Saídas”.

Nesse local é apresentando a entrada do estoque, como na compra de novos itens e também as saídas, para qual pedido, data e devidas quantidades.

 

 

 

 

 

 

 

Este artigo foi útil para você?

Comentários estão fechado