Introdução

MenuDino é uma plataforma que permite que nossos clientes tenham um canal próprio de vendas com sua marca e o melhor, sem pagar taxa comissões a cada venda realizada. Publique seu cardápio na internet para divulgá-lo nas redes sociais. Através da plataforma os usuários podem hospedar fotos dos pratos, acrescentar seus preços e também uma descrição para cada item. O MenuDino é perfeitamente integrado ao Consumer.

Neste manual iremos mostrar como funciona o passo a passo da contratação e publicação do App e esclarecer alguns tópicos frequentes que geram dúvidas em relação à integração com o MenuDino.

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Realizando a contratação da Plataforma

Para adquirir a ferramenta de delivery MenuDino, basta clicar na opção de módulo adicional no carrinho, ou se você já tiver assinatura, pela área do cliente.

Veja abaixo como contratar na primeira compra:

Acesse https://loja.programaconsumer.com.br/ e escolha seu plano Consumer. Em seguida, clique em adicionar MenuDino como mostramos abaixo:

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Nessa etapa, escolha se deseja ter o MenuDino site ou se quer ter seus Apps publicados, seja Android, iOS ou ambos:

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Agora veja como contratar pela Área do Cliente, caso você já seja assinante:

Primeiro, acesse sua área do cliente no link https://loja.programaconsumer.com.br/Account/Login com e-mail e senha de compra.

Em seguida, clique em Comprar Apps, como mostra a imagem abaixo:

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Agora basta Adicionar o MenuDino como módulo adicional e escolher quais Apps você deseja publicar:

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Envio dos dados e publicação do MenuDino Site

Para o desenvolvimento e publicação do App do MenuDino, os dias informados para finalização de processo são contados a partir da data que foram enviadas as informações necessárias, através da  Área do Cliente, no seguinte link: https://loja.programaconsumer.com.br/Account/Login

O primeiro requisito necessário é ter um cardápio (link) já publicado no MenuDino. Essa publicação e/ou criação do cardápio(link) deve ser realizada via Consumer.

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Confirmando requisitos:

  • Criação/Publicação do cardápio(Link) do MenuDino via Consumer, como ensina esse manual. As imagens dos produtos podem demorar até 48 horas para serem modificadas quando o Cardápio é atualizado.
  • Envio das informações na Área do Cliente, tais como Fotos e descrições do App:

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Processo de Homologação

Durante o processo de publicação, o cardápio no Consumer fica em estado de homologação, sendo assim, não é possível fazer nenhuma alteração durante o período informado e qualquer alteração só será permitida após a finalização da publicação dos aplicativos. Esse procedimento é necessário para que a Google ou a Apple não rejeitem o aplicativo, pois, se houver qualquer diferença na exibição do App, ele será rejeitado, principalmente pela Apple.

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Nome do aplicativo na Google e Apple

A Google é mais flexível, aceitando nomes iguais, porém, isso não se torna um bom marketing para sua empresa, pois, se houver outro aplicativo com o mesmo nome, seu cliente pode ficar confuso e não instalar o aplicativo, ou baixando o App errado.

Já a Apple é bem mais rígida, não aceitando aplicativos com o mesmo nome, portanto, orientamos que caso já exista um App publicado na Apple, é necessário solicitar para a empresa que criou o outro aplicativo a remoção por completo do App das lojas (não apenas a desativação).

Obs: para ambos os casos (Google e Apple) orientamos a remoção do App das lojas (mesmo que a Google aceite Apps com o mesmo nome). Caso não queira, muitos clientes nossos optam por colocar da seguinte forma: “Nome do App Oficial”, acrescentar o Oficial no final do nome, só relembrando que o indicado é ter apenas um aplicativo com o nome do estabelecimento.

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Publicação dos Apps

Na Google, o processo é bem mais rápido, menos rígido e o aplicativo acaba saindo em bem menos tempo do que o prazo especificado.

Já na Apple, é necessário que conste o pagamento dos U$ 99, pois esse valor é obrigatório para a aquisição da conta Apple Developer Program, além de ter um dispositivo Apple (iPhone, iPad, Mac), pois, para podermos enviar o aplicativo, nós já precisamos ter o Apple ID e Senha de acesso à Apple Developers, e para prosseguir com a publicação, é necessário gerar 3 PIN’s no dispositivo Apple no qual o Apple ID vinculado seja o que foi informado para nós.

Para saber como criar uma conta na Apple Developers, basta seguir o tutorial no link abaixo:

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http://ajuda.programaconsumer.com.br/como-criar-conta-apple-developer/

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Para gerar os PIN’s, nossa equipe precisa entrar em contato com o cliente, pois um código irá aparecer na tela do dispositivo Apple cadastrado com o Apple ID informado para nós, então, se possível, sempre forneça um número para contato direto com o responsável do dispositivo Apple (quem usa o aparelho). 

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Lembramos que é necessário ter um cartão de crédito internacional para paga a taxa da Apple Developers.

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Aplicativos Publicados

Feito isso, e publicados os aplicativos, iremos encaminhar um e-mail informando que os Apps foram publicados e só então o cardápio do MenuDino poderá ser atualizado. Nesse e-mail enviaremos os links dos respectivos aplicativos comprados, da Google Play e/ou Apple.

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Alteração do nome do App após publicação

Se desejar alterar o nome do App, basicamente será necessária uma nova publicação, então, é necessário reenviar os aplicativos para as lojas. No caso da Google o envio é mais simples. Para a Apple, será necessário reenviar o aplicativo, e então, gerar os 3 PIN’s novamente.

Para gerar os PIN’s, precisamos entrar em contato com o cliente, pois um código aparecerá na tela do dispositivo Apple cadastrado com o Apple ID informado para nós, então, se possível, sempre passe um número de contato direto com o responsável do dispositivo Apple (quem usa o aparelho).

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Alteração de Link (URL) do MenuDino após publicação do App

Caso deseje alterar o link do MenuDino (exemplo: app.menudino.com/minhaloja para app.menudino.com/meurestaurante) será necessário republicar os aplicativos, pois, ambos irão parar de funcionar se a URL for alterada sem essa republicação. Não utilize caracteres especiais, tais como acentuação, ou a letra ç por exemplo, pois isso pode gerar vários erros.

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Exclusão do Link do MenuDino

Não é possível excluir um link do MenuDino, mas você pode renomeá-lo para app.menudino.com/restaurante_old ou app.menudino.com/restaurante_desativado por exemplo. A exclusão não é possível pois existem produtos vinculados ao link.

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Vários Apps para a mesma Loja

Nesse caso, você pode optar por Aplicativo Unificado ou um aplicativo para cada loja.

Se optar pela opção de um único aplicativo, precisará ser feita a publicação de todos os Apps. Se a Apple bloquear o envio de mais aplicativos no mesmo Apple Developer, será necessário adquirir outra conta.

Escolhendo um Aplicativo Unificado, seus estabelecimentos terão apenas um aplicativo, e ao acessá-lo, serão mostradas as lojas que o cliente pode escolher. Para cada loja, será necessária a aquisição do MenuDino Site + Android ou iOS (ou os dois), então, se você tem 5 lojas, precisará de 5 licenças MenuDino. Veja abaixo exemplos de Apps Unificados:

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App Nakato Sushi: 4 Lojas : https://app.menudino.com/lojas/nakatosushi

App Madruga’s: 3 Lojas: https://app.menudino.com/lojas/madrugasmerces

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Os clientes acima já estão usando essa solução, caso queira testar, você pode instalar seus Apps:

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Nakato Sushi

Madruga’s Hamburgueria

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Android

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.MenuDino.NakatoSushi

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.MenuDino.MadrugasHamburgueriaMerces

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iOS

https://itunes.apple.com/br/app/nakato-sushi-japon%C3%AAs-delivery/id1445764091?mt=8

https://itunes.apple.com/br/app/madrugas-hamburgueria/id1454811128?mt=8

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Se deseja utilizar a solução descrita acima, será preciso ter dois aplicativos integrados e seguir os seguintes passos:

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1º Nova publicação do MenuDino Site gerando uma nova URL em cada uma das lojas;

2º Nos avisar após as publicações dos cardápios, para publicação dos Apps integrados em até 30 dias.

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É importante deixar claro qual será a url principal, que irá listar as lojas disponíveis para Delivery.

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Concluindo: Cada restaurante terá um Consumer Desktop instalado, com bancos de dados independentes, e cada um tem que ter um Cardápio do MenuDino publicado, para então, criarmos uma nova url que listará todos seus cardápios, como os dos clientes acima.

Dependerá do usuário selecionar a Loja correta baseando-se na Cidade/Bairro em que ele está, e então o pedido chegará no Consumer da Filial a qual o cliente selecionou na tela de abertura do seu App único.

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