Introdução

Na rotina de um restaurante é comum o cancelamento de pedidos por erro no lançamento ou desistência do cliente, existem relatórios que permitirão a visão dos cancelamentos realizados e seus respectivos motivos.

Neste artigo lhe mostraremos como consultar seus pedidos e itens cancelados no Consumer Desktop.

 

Pedidos Cancelados/Excluídos

Na aba Principal -> Histórico de Pedidos, será possível visualizar de forma geral os pedidos que foram cancelados:

 

Verificando os Logs de pedidos cancelados

Para ter acesso aos motivos que levaram o usuário a cancelar/excluir o pedido, e maiores de talhes da ação, acesse Configurações -> Logs. Nessa tela você pode ver qual atendente cancelou o pedido, se foi por Delivery, Mesa, Caixa ou Comanda, e também filtrar por data.

 

Dentro deste relatório, você terá acesso aos Pedidos excluídos e seus respectivos motivos, pedidos que foram finalizados, mas alguns itens que foram excluídos, datas de lançamento e exclusão, e também que realizou ou autorizou o procedimento:

Analisando primeiramente a aba de Pedidos Excluídos, você terá informações:

  • Nº Pedido: Este seria o número sequencial registrado no lançamento do pedido;
  • Data de Abertura: Data em que o pedido foi lançado dentro do programa;
  • Data do Fechamento: Este seria o dia em que o pedido foi finalizado pelo usuário;
  • Tipo: Onde ocorreu o lançamento do pedidos (Mesas/Comandas, Delivery ou Pedido no Caixa);
  • Data da Exclusão: Data em que o pedido foi excluído do sistema;
  • Usuário: Quem realizou o procedimento;
  • Quem Autorizou: Quando o usuário não tem permissão para realizar o procedimento será solicitado senha do Administrador para seguir com a ação;
  • Motivo: Detalhes informativos dos motivos que levaram a exclusão.

Na aba Motivos, cada ação terá um registro diferente do processo executado, inclusive se descrito pelo colaborador o que ocorreu o registro será apresentado, caso contrário o programa irá inserir a informação relacionada ao procedimento, para entender cada um deles acompanhe abaixo:

 

  • Pedido cancelado

Quando o usuário realiza a exclusão do pedido, sem informar o motivo aparente, o programa irá inserir a informação Pedido Cancelado, e quando registrado motivo da exclusão pelo usuário será apresentado como sinalizado pela seta, no exemplo abaixo:

Note que no exemplo citado acima, foram destacados alguns detalhes:

  1. No pedido (número 33) possivelmente o colaborador solicitou o cancelamento do pedido, como não havia permissão o Administrador teve que autorizar, analisando as datas (Abertura e Exclusão) este pedido em questão estaria em aberto quando a ação foi realizada;
  2. O último pedido foi excluído diretamente na aba Financeiro -> Recebimentos, e se tratava de um pedido já finalizado, também constatado pelas datas de Abertura, Fechamento e Exclusão;
  3. Para abrir o pedido e visualizar detalhes basta clicar no símbolo em azul destacado pela seta

 

  • Pedidos sem Consumo

Quando a tela de lançamento de vendas (Mesas/Comandas, Delivery ou Pedido no Caixa), é aberta, mas nenhum item é lançado e a mesma é fechada, isto irá gerar um número de pedido, e também um registro de exclusão, com o motivo apresentado abaixo:

 

  • Junção de Pedidos

Quando ocorre a junção de dois ou mais pedidos, geralmente em mesas, a ação também gera registro no relatório de Logs:

 

  • Transferência de itens entre mesas

Ao transferir itens de uma mesa para outra, podendo ser alguns itens ou todos, o motivo apresenta informação de transferência:

 

  • Exclusão em Lote

Quando a exclusão de pedidos em aberto ocorrer através das Opções Avançadas do programa, o registro apresentará informação [Exclusão em Lote]:

 

  • Itens de Pedido Excluídos

Quando as alterações são realizadas apenas nos itens, mas o pedido segue em aberto, é possível identificar se foi realizada exclusão, troca do item de mesa, alteração da quantidade do produto, etc. Abaixo todos os detalhes:

  1. Alteração do Item: Ocorre dentro do pedido ao realizar alteração na quantidade do produto;
  2. Transferência de Item: Quando o item é transferido de uma mesa para outra, gera um novo número de pedido;
  3. Exclusão do item: Quando excluído o item do pedido, e inserido motivo pelo usuário o mesmo ficará visível;
  4. Item cancelado: Exclusão de item quando desabilitado a função que retorna os itens ao estoque;
  5. Item cancelado: Item excluído sem justificativa de motivo aparente.

 

  • Geral

Na aba Geral, ficarão contidas as ações que não estão relacionadas diretamente com exclusão de pedidos, mas sim, a habilitação ou desativação de alguns recursos do programa, como por exemplo, a desativação e reativação de assinatura:

Caso tenha dúvidas sobre como realizar exclusões de pedidos, veja neste material como proceder.

 

Este artigo foi útil para você?