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Introdução

O Programa Consumer é homologado para emissão do cupom fiscal eletrônico, MFE no Ceará para bares, restaurantes, pizzarias e lanchonetes.

Vamos aprender nesse artigo, como realizar a configuração do módulo fiscal, para emissão do cupom fiscal eletrônico (MFE) em seu estabelecimento.

 

Pré-Requisitos

O módulo fiscal é comercializado como módulo adicional e precisa ser adicionado na hora da compra a sua assinatura, ou então, ser adicionado também após a compra pela área restrita do cliente. Além disso, o cliente deve possuir o aparelho MFE já instado com auxilio de um técnico local de informática ou mesmo com o fabricante do equipamento. Outra etapa importante é já vincular seu MFe com o CNPJ do seu estabelecimento (Esse processo é feito no portal da SEFAZ pelo contador).

 

Dados Fiscais do Produto

Ao fazer a assinatura do módulo de emissão do cupom fiscal MFE e realizar sua ativação. Você irá visualizar a Aba “Fiscal” no cadastro de produtos, conforme imagem abaixo.

Nessa aba e com auxilio de seu contador, você deve preencher as informações fiscais do seu produto, com auxilio do seu contador. Esse processo deve ser realizado com auxílio de seu contador, não dominamos os dados fiscais de todos os produtos do Brasil.

 

Instalação de Aplicativos SEFAZ-CE

Para realizar a configuração e emissão dos cupom fiscal com o módulo MFe no Ceará, é necessário alguns sistemas adicionais indicados pelo próprio SEFAZ-CE. Veja abaixo os software obrigatórios:

  • Instalador do Driver MFE (Windows)
  • Instalador do Integrador Fiscal (Windows)

Esses programas estão disponíveis para download no portal do SEFAZ e pode ser instalados e configurados pelos clientes ou com auxilio de nossos técnicos por acesso remoto, solicitado através de nosso site.

 

Cadastro de Credenciadora de Cartão

Para realizar o recebimento por cartões de crédito e débito, integrados ao Consumer é necessário o cadastro das credenciadoras e maquininhas de cartões no Consumer.  Para isso, acesse: Apps -> Cupom Fiscal -> POS. Conforme imagem abaixo.

 

 

Processo de Recebimento (Finalização do Pedido)

É importante destacar, que após ativação do módulo fiscal, o processo de finalização da conta e recebimentos dos pedidos será alterado de acordo com orientação do processo pelo SEFAZ do Ceará.

A partir da ativação do módulo fiscal MFE, ao finalizar um pedido através da forma de pagamento cartão, o estabelecimento precisa que o cliente faça o pagamento pela maquinha selecionada.

Para depois no Programa Consumer ele capturar essa transação e então finalizar o pedido e emitir o cupom fiscal normalmente.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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