Introdução

O Programa Consumer é homologado para emissão do cupom fiscal eletrônico MFE no Ceará.

Veja neste artigo como realizar a configuração do Módulo Fiscal do Consumer para emissão do cupom fiscal eletrônico (MFE) em seu estabelecimento.

.

Pré-Requisitos

O Módulo Fiscal é comercializado como módulo adicional e deve ser adquirido na hora da compra de sua assinatura, ou então, após a compra, através da Área do Cliente. Seguem abaixo os pré-requisitos para ativação do módulo Fiscal NFC-e/MFE no Consumer:

  • Aquisição de um aparelho MFE;
  • Instalação do aparelho MFE (processo feito pelo Suporte do Fabricante do aparelho);
  • Vincular seu MFE ao seu CNPJ (processo feito no portal da SEFAZ pelo contador).

Lembrando que é necessária uma conexão permanente de internet banda larga disponível no computador no qual o Fiscal está instalado, para a comunicação com a SEFAZ (Banda Larga de 10 MB ou superior).

Veja abaixo um vídeo rápido de configuração do Fiscal que preparamos para você:

 

 

Modelos de MFE homologados

Os modelos de aparelho MFE testados e homologados por nossa equipe são: ELGIN, GERTEC, SWEDA, Bematech, Dimep Control ID, Epson, EsaySAT – Kryptus e Tanca.

.

Instalação de Aplicativos SEFAZ-CE

Para realizar a configuração de emissão do cupom fiscal com o módulo MFE no Ceará é preciso instalar um sistema adicional indicado pela própria SEFAZ-CE, ele é chamado de Driver MFE para Windows, versão 01.05.18 (ou superior).

Esse software está disponível para download no portal da SEFAZ e pode ser instalado pelo próprio suporte do fabricante do aparelho. Você pode contar com o auxílio de nossos técnicos por acesso remoto.

.

Homologação do Módulo Fiscal

A homologação do Módulo Fiscal com MFE é feita por nossa equipe de especialistas. Clique aqui e solicite um acesso remoto para que possamos realizar esse processo para você.

.

Credenciadoras do Cartão

Após finalizar a configuração fiscal é necessário configurar sua credenciadora de cartão principal. Para isso, no menu Apps, clique em Cupom Fiscal > Credenciadora do Cartão:

 

 

Verifique se sua credenciadora encontra-se na lista com o CNPJ correto, caso necessário crie um novo cadastro clicando em “Novo”.

 

 

Após conferir ou cadastrar sua credenciadora clique novamente no menu Apps > Cupom Fiscal > Configurar, e na aba “Pagamentos” defina a Credenciadora do cartão.

 

 

 

Na relação que aparecerá, constarão as credenciadoras existentes no sistema para a emissão da NF-e / NFC-e. Desta forma, é necessário que o cadastro da credenciadora esteja com o CNPJ correto.

.

Dados Fiscais do Produto

Após instalar o NeverStop, você já pode preencher os dados fiscais dos seus produtos. Agora, quando você for cadastrar um novo produto, acesse a aba Fiscal.

Nessa aba você deve preencher as informações fiscais do seu produto. Esse processo deve ser realizado com auxílio de seu contador, pois não dominamos os dados fiscais de todos os produtos. Clique aqui e veja o passo a passo de como cadastrar seus dados fiscais no Consumer.

.

Emitindo Cupom Fiscal

Ao finalizar o processo, faça um pedido e lance um produto com os dados fiscais já preenchidos para testar a emissão do cupom fiscal, como eu fiz abaixo com minha água:

 

 

Escolha a forma de pagamento e clique em Finalizar:

 

 

A seguinte tela irá aparecer, digite Tipo de Documento e o número para emissão:

 

 

Após clicar em Emitir Nota, um cupom fiscal parecido com esse abaixo será emitido com o documento que você digitou:

 

 

Se no cadastro do cliente estiver preenchido o campo CPF, e este cadastro atribuído ao pedido, o Programa reconhecerá a informação e já trará o campo de documento de emissão configurado, isso também ocorrerá com os pedidos do MenuDino e iFood, quando o cliente inserir o CPF nos devidos campos.

Para que esse reconhecimento automático aconteça é preciso habilitar a função apresentada abaixo:

 

 

Para inserir informações adicionais na emissão da NF-e (Nota Grande), será preciso copiar e salvar o texto padrão que o programa possui, alterar para a informação desejada, realizar a emissão da nota, e depois retornar as informações do texto de volta para o campo Informações Complementares, para que as demais notas sejam emitidas com o texto padrão, assim como na imagem abaixo:

 

 

Caso você tenha homologado NFC-e e NF-e, você terá a opção de escolher o Modelo de NF.

Veja aqui como homologar a NF-e no Programa Consumer.

.

Cancelando Cupom Fiscal

No Estado do Ceará a tolerância máxima é de 30 minutos para cancelamento de Cupom Fiscal.

Preparamos um artigo completo para lhe mostrar como cancelar um cupom fiscal no Programa Consumer. Clique aqui para acessá-lo.

Este artigo foi útil para você?