Introdução

O Programa Consumer possui uma versão local que autoriza o uso em apenas um único computador e também uma versão para uso em rede, com a qual os clientes podem trabalhar com vários computadores, tablets e celulares.

.

Pré-Requisitos

Primeiramente, para que você consiga colocar vários dos seus equipamentos em rede, é necessário que exista uma rede local no estabelecimento. É interessante solicitar o auxílio de um técnico de informática para configurar sua rede de acordo com o espaço de seu ambiente. O profissional vai analisar se o local precisará de uma rede cabeada (com cabos) ou de uma rede sem fio.

Se você deseja colocar um ou mais computadores em rede, o primeiro passo é definir qual dos computadores em seu estabelecimento será o computador servidor. Esse é o computador no qual vai ficar o banco de dados do Consumer e a versão rede. Esse computador deverá sempre estar ligado para que os outros dispositivos consigam acessar o sistema adequadamente.

.

Instalando o Consumer Servidor – Rede

Acesse nosso site e faça o download do instalador do programa clicando aqui. Depois de baixar o arquivo de instalação, execute o arquivo e prossiga com a instalação, como mostrado nas imagens abaixo:

.

.

.

.

.

Configurando o Consumer Servidor

Ao finalizar a instalação e executar o Consumer pela primeira vez, você deve selecionar a versão que gostaria de instalar. Se estiver no computador que vai ser o servidor, escolha a opção REDE – VERSÃO SERVIDOR, e então clique em PROSSEGUIR.

Atenção: Após clicar em prosseguir, caso não tenha instalado no computador o banco de dados Firebird, o sistema vai dar a opção para você fazer o download, confirme o download e execute na sequência a instalação do banco de dados. Depois continue a instalação do Consumer.

.

.

Dados de Conexão ao Servidor

Após instalar o Consumer Servidor e criar um usuário administrador que dará acesso ao sistema, vá até a opção: Configurações -> Autorizar Acesso do Computador Cliente. Nesse local, copie os dados do servidor. Eles serão necessários para configurar o computador cliente. Os dados necessários são: “IP do Servidor” ou “Nome do Servidor” e “Caminho do Banco de Dados”.

.

.

Instalando o Consumer Cliente

O próximo passo é ir até o computador cliente e fazer o download e instalação do Consumer nesse outro computador. A diferença é que ao finalizar a instalação, na tela de escolha da versão você vai marcar a opção REDE – VERSÃO CLIENTE.

.

.

Configurando o Computador Cliente

Após marcar a opção REDE – VERSÃO CLIENTE, na próxima tela você deverá informar os dados do servidor, copiados no passo anterior. Insira o IP ou o nome do computador em sua rede e o caminho do banco de dados, conforme a imagem abaixo:

.

.

Autorizando o acesso no Servidor

Após inserir os dados do computador servidor no pc cliente, vá novamente até o computador servidor, na opção: Configurações -> Autorizar Acesso do Computador Cliente e então aprove a requisição de acesso dos computadores clientes, como mostra a imagem abaixo:

.

.

Pronto! Após finalizar as etapas acima, ambos os computadores estarão em rede e compartilhando o mesmo banco de dados. Ao fazer um pedido no computador servidor ou no PC cliente, os dados serão compartilhados em ambos. Caso você tenha outro PC cliente para colocar na rede, basta repetir os passos e registrá-lo na rede também.

.

Permissões

Você pode conectar vários computadores de acordo com as necessidades de seu estabelecimento. Por exemplo, pode-se configurar cada terminal para uma função como caixa, atendimento ou delivery. Para isso, defina as permissões dos usuários do sistema. Clique aqui e saiba como.

Este artigo foi útil para você?