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Essa dúvida surge para alguns clientes no momento de acompanhar e conferir as movimentações financeiras em seu estabelecimento. Em determinadas situações realmente os valores observados em diferentes módulos não serão os mesmos.

Caso não encontre, em um primeiro momento, os mesmos valores, isso não significa que o Consumer está com algum bug ou erro de cálculo. Vamos entender como funcionam os principais módulos com indicadores financeiros, o que pode gerar as diferenças em valores e como fazer a leitura correta dos dados no Consumer.

A função de cada módulo

 

Caixa (Principal > Abrir / Fechar Meu Caixa)

Registra todas as  movimentações de entradas e saídas realizadas num período de trabalho (geralmente um dia), a atividade é desempenhada pelo funcionário responsável pelo caixa. Cada caixa no sistema representa um caixa físico onde ficam guardados os valores recebidos, ou seja, cédulas, moedas, cheques, comprovantes de cartão de débito, crédito, entre outros.

Quando o expediente é fechado, o caixa do sistema tem a principal função de servir de referência para conferir a contagem dos valores restantes no caixa físico em paralelo ao que foi registrado no sistema. Dessa forma é possível apurar erros operacionais e rastrear inconsistências. Mas para que isso aconteça, é importante que o funcionário não se esqueça de registrar todos os valores com precisão.

 

 


Faturamento (Financeiro > Faturamento)

Mostra todos os valores recebidos no estabelecimento em determinado período, relacionados à pedidos ou efetivações de fiado (quando o cliente de fato paga o valor que deve ou credita valor em sua conta corrente no estabelecimento).

Nesse relatório os valores relacionados às vendas são agrupados “por pedidos” e os valores que apontam os recebimentos de fiado são mostrados individualmente.

 

 

Histórico de Pedidos (Principal > Histórico de Pedidos)

Traz todos os pedidos de um período, independente da realização ou não de seus pagamentos. Esse relatório não tem fins de análise financeira, portanto seu uso para conferência de valores recebidos num período não é recomendado.

 

 

Contas a Receber (Financeiro > Contas a Receber)

Esse é o relatório indicado para acompanhar detalhadamente todos os recebimentos do estabelecimento. Ele especifica pagamento por pagamento todas as quantias recebidas de fato. Essas quantias podem ser provenientes de vendas ou outros valores lançados.

É possível, inclusive, realizar a conciliação de pagamentos que serão creditados no futuro, com desconto das tarifas, como por exemplo os feitos em cartão de crédito.

 

 

Dicas importantes para evitar confusão

  • Quando for analisar e comparar os mesmos dados em diferentes relatórios, por favor atente-se sempre aos filtros utilizados, principalmente os de data e hora, para estarem sempre equivalentes em todos os locais. Verifique os outros filtros também.
  • No caixa, para obter os valores recebidos, observe apenas os valores de entrada provenientes de vendas (descontando os possíveis acréscimos efetuados diretamente no caixa):

 

 

  • O saldo final do caixa geralmente não vai equivaler aos recebimentos, pois no caixa podem existir, além do valor inicial do caixa, acréscimos realizados, sangrias e saídas, por exemplo.
  • Ao pesquisar em ‘Principal > Histórico do Caixa’, por padrão serão listados apenas os caixas do usuário usando o sistema, marque a opção ‘Usuário: Todos os usuários’ para ver 100% dos caixas.
  • Pedidos pagos como fiado são finalizados, mas neles não há entrada de nenhum valor. Atente-se sempre para filtrar ou desconsiderar recebimentos de pedidos no fiado, quando estiver pesquisando pedidos e analisando pagamentos.
  • Atente-se aos pagamentos de pedidos excluídos. Ao excluir um pedido contendo pagamentos realizados, é necessário excluir os pagamentos, isto é, caso eles não devam permanecer nos recebimentos do estabelecimento. Geralmente módulos e relatórios de pedidos não mostram os excluídos, mas quando analisados módulos voltados ao financeiro, os pagamentos pertencentes a pedidos excluídos ainda serão contabilizados. É preciso excluir explicitamente os pagamentos, veja a mensagem que o Consumer informa ao excluir um pedido com pagamento lançado:

 

 

Além dos filtros oferecidos nos módulos, a maioria das listas de dados do Consumer possui mais filtros e tambén outras opções para os cabeçalhos das colunas, por exemplo. Use essas opções para moldar melhor os dados que deseja obter:

 

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